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quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Comendo bem: evite exageros na ceia de Natal

Comendo bem: evite exageros na ceia de Natal (Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)
A nutricionista Vanessa Lourenço indica o consumo de frutas. (Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)
A ceia é, literalmente, um momento delicioso da confraternização natalina. Para muitos, é hora de deixar a dieta de lado, nem que seja nessa época do ano. Mas, se você não quiser chorar os prejuízos depois, é preciso cautela. É o que alerta a nutricionista Vanessa Lourenço, que deu valiosas dicas para aproveitar a festa com uma alimentação regrada, sem deixar de aproveitar as delícias da culinária da época. “Moderação é a palavra”, definiu Vanessa. Segundo a nutricionista, para conseguir o equilíbrio na ceia de Natal, o ideal é que a pessoa faça uma refeição logo no início da noite, levando em conta que a ceia é sempre mais tarde. “É ideal comer uma salada de frutas, por exemplo, antes de visitar os familiares”, orientou a especialista. Dessa forma, é possível saciar parcialmente a fome e conseguir a moderação na hora da ceia, segundo Vanessa.

As frutas são os alimentos natalinos mais bem indicados para quem quer manter a alimentação balanceada. “Temos as frutas natalinas, como a castanha, a ameixa e o pêssego, que têm gordura de boa qualidade, ômega 3, selênio, fibras”, salientou a nutricionista. Vanessa pontuou que investir no consumo das frutas logo no início da festa deve garantir saciedade para evitar exageros na hora do prato principal.

Na hora da ceia, o ideal, segundo a nutricionista, é escolher apenas uma opção de prato (Ex.: peru, frango, salpicão) e complementar com a salada. Para a sobremesa, prefira as frutas ao invés de chocolate. “Se tiver a opção de uma salada de frutas, prefira. Sobremesas com iogurte, ao invés de caldas de chocolate também”, orientou Vanessa. “Não deixe de confraternizar e degustar das delícias da ceia de Natal, desde que seja com moderação”, concluiu.

(Gerllany Amorim/Diário do Pará/Pararijos NEWS)