sábado, 22 de novembro de 2014

Miss Breves 2014: Candidatas são apresentadas num café da manhã



A Seculte apresentou na manhã deste sábado (22), em meio a um café com frutas, noves das dez candidatas que estarão na passarela concorrendo ao Miss Breves 2014. O evento está marcada para o próximo sábado na frente da cidade.

Ivani Balieiro (19), altura 1,68cm, peso 60kg, gosta de dançar. É filha de Raimundo Martins e Ivanilda Farias.
Silvane da Costa Lima (17), representante do Salão “De’LaPrince”.
Dayane Sanches (18), filha de Joana Araceli Pereira de Almeida e Manoel de Jesus Sanches. Gosta de basquetebol, peso 61 kg, altura 1,73. Estuda na escola Erimédio Barros Tortes, em Santana-AP.
Luana Rocha de Moraes, filha de Zilda do Socorro Silva Rocha e Welington Câmara de Moraes, tem 1,67 de altura, peso 52 kg. Gosta de dança. Cursa o último semestre de história na UFPa e tem uma irmã gêmea de nome Lucely. 
Stefany Moraes. Filha de Edna Mendonça de Moraes e Elinaldo Ferreira de Souza, medidas: 1,69 altura e 57kg de peso. É estudante do 2º ano da Escola Elizete Fona Nunes e seu produtor é Marinaldo.
Eigla Guedes. Eigla de Paula Guedes(18), estudante, filha de Ivaneide e Luís Lacerda

Vanessa Machado (18) é apaixonada por futsal tem 1,69cm de altura e pesa 54 quilinhos. Filha de Ivanilda e Iranildo Moraes. Vanessa, no concurso, será representante da quadrilha “Simpatia Brevense”. 
Taciana Portilho (18), representante do clube “Damas de Ferro”, cursa o 2º ano turno da noite da Escola Elizete Fona Nunes. Sua mãe Terezinha de Jesus Portilho dos Santos confia em seu desempenho no desfile.

Luane de Fátima. Luane de Fátima Magalhães Nunes (21), cursa faculdade de Educação Física, gosta de futebol e vôlei. A filha de Luciane e Benedito possui 1,67cm de altura e 62 kg de peso.  
Elas estarão na passarela em busca do titulo máximo da beleza brevense.

 A premiação da vencedora será um carro zero km, 2º lugar Netbook e 3º Tablet. No dia 27 as candidatas visitarão o gabinete do prefeito, onde serão recepcionadas pelo gestor.

 (Pararijos NEWS)
 

Doença de chagas atinge 11 municípios

Em quatro dias, Belém tem mais um novo caso de doença de Chagas aguda (DCA) ocorrido no bairro do Tenoné e confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), ontem. Até o último dia 17, eram 10 casos. Além dos 11 casos confirmados, 12 aguardam resultado do exame feito pelo Laboratório de Chagas, do Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém. Dos 11 casos confirmados, dois necessitaram de internação, “mas ambos os pacientes já receberam alta médica e estão em acompanhamento ambulatorial”, afirma a Sesma, em nota, enviada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria.
Ainda na última segunda-feira, 17, o Laboratório de Chagas do IEC confirmou o diagnóstico de 64 casos de DCA distribuídos nos municípios de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Belém, Capanema, Curralinho, Limoeiro do Ajuru, Moju, Muaná, Ponta de Pedras, São Domingos do Capim, São Sebastião da Boa Vista e Tomé Açu.
Segundo a assessoria de comunicação da Sesma, o surto da doença é  investigado. “Uma equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria (DEV) foi até as residências das pessoas contaminadas para realizar investigação e coletar amostra para exame de outros casos suspeitos na área”.
Ainda de acordo com a nota, os pacientes relataram aos agentes da Sesma que ingeriram açaí de dois pontos de venda da área. “Por isso, uma equipe do Departamento de Vigilância Sanitária do Município (Devisa) realizou inspeção nos pontos de venda de açaí que são apontados como prováveis veículos de contaminação”.
Além disso, o Devisa intimou os proprietários a cumprir as normas sanitárias e as boas práticas de manipulação de alimentos, que incluem a adequação do ponto de venda, a realização da técnica de branqueamento do fruto e o uso de equipamentos de higiene.
“O branqueamento do açaí é um processo térmico que consiste em aquecer a água de boa qualidade a 80° C, e, com auxílio de um cesto ou balde vazado, mergulhar o açaí na água durante dez segundos. O processo elimina e/ou diminui em níveis aceitáveis microorganismos patogênicos, causadores de diversas doenças, como a Doença de Chagas”, explica a Sesma. Segundo a Sesma, foram também coletadas amostras do açaí e encaminhadas amostras para Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio.
Formas de transmissão são variáveis
A DCA é uma doença de caráter benigno e, quando identificada e tratada precocemente, tem amplas chances de cura e controle. A doença é transmitida por insetos triatomíneos conhecidos como “barbeiros”, que no seu intestino abrigam um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. Este quando eliminado junto com as fezes dos insetos, em contato com a pele pode contaminar o homem. Os reservatórios do protozoário são pelo menos 100 espécies de mamíferos silvestres como tatus, ratos e gambás. Os frutos do açaí também são contaminados pelo protozoário.
Amazônia
Jornal

Torcedores sentem o momento histórico e esgotam ingressos para a decisão da Série C contra o Macaé

Chegou a hora que a torcida tanto esperava depois do acesso à Série B. O momento de comemorar um título nacional. E a Fiel entendeu isso e esgotou os ingressos para o confronto de logo mais contra o Macaé-RJ, no Mangueirão, pelo segundo jogo da final da Série C. Um mar azul e branco vai empurrar a equipe que está distante desse tipo de conquista há anos.
Quando o ex-atacante Zé Augusto selou a vitória do Paysandu contra o Avaí, em 2001, marcando o derradeiro gol da vitória por 4 a 0, o Paysandu conquistou o seu segundo título do Campeonato Brasileiro. Desde então, um hiato se estabeleceu nesta relação. O clube participou da Série A, B e da C, lutando, em geral, para evitar o rebaixamento. Em 2013, até chegou a uma semifinal da Terceira Divisão, mas amargou a eliminação. O fato é que o retorno ao lugar mais alto do pódio em um Brasileirão faz tempo que não esteve tão próximo como hoje, quando o Papão vai encarar o Macaé-RJ, pelo segundo jogo da final da Terceira Divisão, no Mangueirão, a partir das 16 horas.
Bicampeão da Segunda Divisão, o Paysandu luta pelo seu primeiro caneco da Série C. Seria um prêmio e tanto para coroar o ano do centenário do Papão. Uma vitória simples, além de um empate por 0 a 0, são resultados que têm o poder de tirar o grito de campeão brasileiro preso na garganta dos bicolores há 13 anos. Tempo demais para um clube que segura, às vezes de forma cambaleante, a condição de maior clube do futebol do Norte.
A hora chegou. E junto com ela, o nervosismo de quem tem a certeza de que vai encarar um desafio espinhoso. Recentemente, o adversário calou o estádio Castelão, eliminando o favorito e tradicional Fortaleza-CE, diante de 62 mil torcedores perplexos. Mas ninguém, em sã consciência, é capaz de dispensar o apoio dos torcedores. Ainda mais de quem é Fiel. Com um dia de antecedência, a torcida esgotou a carga de 32.240 ingressos e o Mangueirão será uma Curuzu amplificada. Pelas redes sociais, circularam bandeiras, cânticos e o que mais se viu foi a empolgação da torcida.
Com desfalques, Yago vira a referência
O cenário está pronto para a festa. Mas é preciso combinar com os artistas da bola. O time do Paysandu está, evidentemente, concentrado para ganhar do rival de logo mais. Para isso, no entanto, é preciso superar problemas. A ausência de Charles, um zagueiro referência desde o início do ano, além da lesão do meia-atacante Héverton são fatos consumados. O treinador Mazola Júnior teve que se virar. Suspenso, o meia-armador Marcos Paraná não pode herdar a vaga no meio-campo. A alternativa foi escalar Lenine e adiantar Zé Antônio para atuar como centralizador das jogadas. Muda a característica do time, inevitavelmente.
Na zaga, a escalação do inconstante Rênie preocupa. Se não bastasse, o zagueiro Pablo deve ficar fora da partida, em virtude de uma contusão muscular. Sua escalação ainda será definida nos vestiários do Mangueirão. Caso Pablo confirme as previsões pessimistas e não tenha condições de jogar, o volante Ricardo Capanema terá a missão de jogar como um falso terceiro zagueiro. A quantidade de alterações foi definida como um problema seriíssimo por Mazola Júnior.
Contudo, há que se pensar nas peças disponíveis para garantir o sucesso. E não são poucas. A começar por Yago Pikachu, que cresce em jogos finais. A tríade no setor de meio-campo, cada vez mais entrosada, formada por Recife-Lenine-Zé Antônio, também é um dado favorável. Outra arma é explorar a velocidade da dupla Ruan e Bruno Veiga. Que eles sejam decisivos, como nunca, na tarde de hoje.  
Do lado adversário, embora ninguém admita, não há a pressão que existe do lado bicolor. Tanto que seis jogadores, entre eles um titular e um reserva utilizado frequentemente, já ganharam férias antecipadas e sequer vieram a Belém. A ordem é jogar livre e, quem sabe, aprontar para cima do Papão. O retorno do capitão Gedeil pode dar a cadência necessária ao setor de meio-campo.  
Em final, o que está em jogo é o poder de decisão das equipes. E hoje até o Mangueirão quer que o espírito do time de 2001 se faça presente e que o Paysandu se sagre, novamente, campeão brasileiro. 
O Liberal

Xuxa pode ser a nova contratada da Record

Fora do ar desde o início do ano, Xuxa, 51, pode acertar contrato com a Record em breve. A informação é do colunista Flávio Ricco.
A ideia da emissora de Edir Macedo, 69, é anunciar a contratação antes do fim do ano, mas a direção vai respeitar o processo de negociação com a apresentadora da Globo, onde está trabalhando há 28 anos e tem vínculo até 2017.
Segundo o mesmo colunista, alguns executivos garantem que Xuxa já é a nova estrela da Record. A assessoria de imprensa do canal não comenta o assunto.
A falta de perspectiva na Globo pode ter aumentado o interesse da apresentadora em trocar de rede. No entanto, a saída da eterna Rainha dos Baixinhos é vista como uma ajuda à emissora carioca, que não sabe o que fazer com a animadora.
Internamente, essa é considerada a possível terceira grande contratação da Record, que já conseguiu tirar Sabrina Sato, 33, da Band, e César Filho, 54, do SBT.
Yahoo

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Vereador pede vista em veto do prefeito


Presidente pediu vista para analisar o Projeto

Na sessão desta sexta-feira (21), da Câmara Municipal de Breves, os vereadores trabalharam até às 13h, onde 19 matérias foram colocadas na pauta de discussão e votação. Desse total 4 foram Vetos a Projetos de Lei de autoria do Executivo. Num deles o Projeto de Lei nº 052/2013 que: “Dispõe sobre as Consignações em folha de pagamento dos servidores ativos, inativos e pensionistas da Administração direta, indireta, autárquica e fundacional do Município de Breves nos termos que especifica, e dá outras providencias”, o vereador Labinho de Oliveira (PTB), presidente da Casa pediu Vista do Processo, pois segundo o parlamentar, quando o processo foi colocado em pauta ele não estava presente. Por isso a decisão do pedido de vista. O projeto deverá retornar à pauta para ser votada na próxima sessão do dia 27 de novembro.
Pararijos NEWS

Bancadas do PPS, PDT e PC do B atentas à votação

Antes o Projeto em discussão passou pelas Comissões

A Mesa Diretora conduziu a sessão com maestria

Miss Breves 2014: Candidatas serão apresentadas em evento neste sábado


Ticiane (Damas de Vermelho), Silvane (“De’La Prince”) e Luane (Banco do Brasil).

Um café da manhã a partir das 8h deste sábado (22) será oferecido pela Seculte de Breves, com objetivo de apresentar à imprensa local as 10 candidatas que irão disputar o concurso Miss Breves 2014, evento que ocorrerá dia 29 como parte das comemorações dos 164 anos do município. Durante o encontro de hoje de manhã, no prédio da secretaria; Seculte, patrocinadores e representantes de candidatas; foram discutidos vários pontos do desfile como a cor do maiô que será vermelha e o sorteio da ordem do desfile. Ficou assim a ordem do desfile: Ivani Balieiro, Silvane Lima, Flávia Lacerda, Daiane Sanches, Luana Rocha, Estefani Moraes, Eigla Kelly, Vanessa Machado, Taciane Portilho e Luane de Fátima. A premiação da vencedora será um carro zero km, 2º lugar Netbook e 3º Tablet. No dia 27 as candidatas visitarão o gabinete do prefeito, onde serão recepcionadas pelo gestor.
O Pararijos NEWS registro o encontro e destaca as belas candidatas representantes da equipe de futebol “Damas de Vermelho”, Salão “De’La Prince” e Banco do Brasil.


As candidatas estarão amanhã na Seculte

Secretário Djair lendo o regulamento do Concurso

Detalhes importantes para o momento do evento

As candidatas terão de cumprir acordos com patrocinadores

todos tiveram oportunidade de opinar sobre o evento
(Pararijos NEWS)

Pará e Portugal discutem negócios

O Estado do Pará é um mercado muito importante para as empresas portuguesas que estão buscando a internacionalização e tende a se tornar, em futuro próximo, numa alterativa bastante atraente para novos investimentos.
A afirmação foi feita ontem, em Belém, pelo presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Paulo Nunes de Almeida, ao participar, no auditório da Federação das Indústrias, de uma reunião de trabalho com a participação de empresários e autoridades de governo do seu país e também do Pará.
Paulo Nunes de Almeida observou que a atuação de investidores portugueses no Brasil está hoje excessivamente concentrada em São Paulo e Rio de Janeiro. “Nós devemos ampliar os nossos espaços e buscar novos mercados dentro do Brasil.
Este é o nosso objetivo e para isso estamos hoje aqui no Pará”, acrescentou. O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, externou o mesmo entendimento. Além de colocar em relevo as nossas potencialidades, ele destacou que é o Pará, talvez, o mais português de todos os Estados brasileiros.
O evento realizado na Fiepa foi um dos itens da agenda de compromissos da Missão Empresarial Reversa Brasil – Portugal, que começou no dia 18 e que tem por objetivo intensificar os negócios entre o Estado e aquele país, estreitando o intercâmbio entre ambos e fortalecendo o fluxo bilateral de comércio.
Os empresários portugueses chegaram a Belém no início da semana. Ontem, o evento teve a participação de autoridades do governo de Portugal. Além do embaixador, esteve presente também o secretário de Estado e Negócios Estrangeiros e Cooperação daquele país, Luís Campos Ferreira.
Além de contatos com setores do governo e com o mundo empresarial, a programação envolve rodada de negócios, palestras sobre investimentos para importação e exportação de produtos e serviços, investimento em empresas brasileiras, incentivos fiscais e financiamentos e oportunidades de negócios.
O presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil/Pará, Reginaldo Ferreira, assinalou que a visita da missão portuguesa ao Pará é uma oportunidade para fortalecer a conexão entre os dois mercados.
Ele observou que, por inadequação logística, muitos produtos de origem portuguesa entram no Brasil pelo Sul e Sudeste do País e chegam ao mercado paraense com preços mais altos.
“Nós precisamos eliminar esses gargalos, criando canais diretos de comércio, intensificando os negócios e ampliando as oportunidades de investimentos com vantagens recíprocas”, finalizou.
(Diário do Pará)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Hospital Regional do Marajó amplia serviços à comunidade e oferece Certidão de Nascimento

A partir de agora, todos os bebês nascidos no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, sairão de lá com a sua cidadania oficializada. É que o hospital passou a oferecer o serviço cartorário para emissão da Certidão de Nascimento, atendendo uma das diretrizes para a conquista do título Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). O HRPM está em busca dessa certificação que é inédita entre os hospitais regionais públicos.
A instituição já se prepara para obter esse reconhecimento, concedido pelo Ministério da Saúde (MS), desde fevereiro deste ano, com várias  prática já foram implantadas para adaptar rotinas e procedimentos realizadas no hospital, a fim de atender os critérios estabelecidos pelo MS.
 O HRPM já institui uma comissão para condução das ações e promoção de diversas atividades junto aos colaboradores e usuários.
Das práticas mais recentemente implantadas, destacam-se a criação do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame), que visa repassar informações e orientações sobre a importância do aleitamento materno e esclarecer todas as dúvidas sobre a gestação e pós gestação às usuárias gestantes e, as que já tiveram seus filhos com até seis meses de vida. É misto de apoio emocional e aprendizado
A outra é o serviço cartorário, que emitiu a sua primeira Certidão de Nascimento com o nome do bebê Isaac Victor Martins Oliveira. O pai, Edvan Nunes, 26, motorista, residente em Breves, achou a iniciativa providencial. “Achei a novidade excelente, pois só tenho cinco dias da licença maternidade para resolver uma série de compromisso. Vou ganhar tempo e meu filho já vai sair daqui como um cidadão”, comentou o pai feliz da vida pelo nascimento de seu primeiro filho.
A mãe, Maria da Luz da Rocha Martins, 32, professora, teve Isaac Martins, de parto de Cesário e está muito feliz em sair com a família do hospital, com a Certidão de Nascimento em mãos. “O atendimento foi muito bom e sair daqui com a parte documental do meu filho resolvido é melhor ainda. Só tenho a agradecer”.
Segundo o escrevente do Cartório do 2° Ofício, José Mauro Gomes Braga, 34, o mais novo serviço do HRPM está instalado na sala onde funciona o setor de Humanização, e funcionará, inicialmente, segunda, quarta e sexta-feira, pelo expediente da tarde.
Segundo a presidente da Comissão do IHAC, a nutricionista Elines Pereira, os pais dos bebês devem tirar o documento no hospital em até 72 horas, após o nascimento, e de acordo com o IHAC, os hospitais devem garantir a emissão da Certidão de Nascimento de. No mínimo, 70% bebês nascidos na instituição.
Sobre as reuniões periódicas do Gaame, ela informou que a última aconteceu na sexta-feira passada, 14, e reuniu dezenas de mães e seus bebês, com abordagens de assuntos do aspecto emocional da maternidade. Mas, já houve também encontros que ensinaram, por exemplo, a  massagem terapêutica Shantala, que em linhas gerais age para relaxar o corpo do bebê, alivia as cólicas e melhora a respiração.  “Os temas de cada encontro seguem uma programação, mas também atendemos sugestões das mãezinhas”, explicou Elines Pereira, que não esconde seu otimismo quanto a conquista da certificação da IHAC.
Dando prosseguimento à fases de implementação das ações do IHAC, a nutricionista informa que em outubro foi aprovada a política interna da IHAC e este já foi aprovada a normatização do GAAME, bem como a implantação do serviço de cartório.

Aleitamento - A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações para a infância (Unicef) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.
O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, garante assistência de média e alta complexidade com as mais variadas especialidades, com equipe multiprofissional capacitada e tecnologia de ponta à população estimada em 270 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (8°CRS), composto por Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço, Gurupá, além de Breves.
O HRPM possui 70 leitos entre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, infantil e neonatal , dispõe de centro cirúrgico equipado com tecnologia de ponta, corpo clínico  e equipe mutiprofissional capacitada nas especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, clínica médica, além de exames laboratoriais, por imagem e métodos gráficos. O HRPM assegura atendimento de qualidade e humanizado.
Assim como nos demais hospitais regionais do Pará, para obter atendimento, os pacientes são referenciados do Hospital Municipal e passam por avaliação da Central Regional de Regulação
Serviço: O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. O hospital está localizado na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: 3783-2127 / 3783-2140.
Vera Rojas
Jornalista DRT: 1090Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing
(91) 3241.1811/9365.3089/83990599.
Pararijos NEWS

Polícia procura suposta sequestradora de crianças

whatsapp
whatsapp
Uma foto em que aparece uma jovem aparentando ter idade entre 20 a 23 anos com duas pistolas nas mãos está chamando a atenção dos moradores de Piranhas e da região do sertão alagoano. De acordo com informações obtidas pela reportagem do portal Radar 89 à foto está sendo compartilhada via Whatsapp e o post informa que ela foi vista em Piranhas tirando fotos de alguma crianças em frente a um colégio particular.
Preocupado com a tal informação o capitão Winston comandante da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) “Caatinga do Sertão” concedeu entrevista na tarde desta quarta-feira (5) ao programa Radar 89 na Delmiro FM e falou que a jovem já está sendo investiga e confirmou que ela foi vista realmente na cidade de Piranhas.
 Santana acredita que a jovem possa fazer parte de uma quadrilha especializada em sequestro ou a tráfico de crianças, uma vez que a mesma chega em frente aos colégios particulares como foi no caso de Piranhas e começa a tirar fotos de algumas crianças, sendo sempre filhas de pessoas de classe alta.
O capitão afirmou também que Polícia Militar de Alagoas junto com a Polícia Militar do estado de Sergipe estão investigando o caso, a mesma jovem da foto foi vista também na cidade de Aquidabã em Sergipe, há 100 km de Aracaju, tirando fotos de algumas crianças em frente a um colégio.
Para finalizar o oficial alertou os pais das crianças a não deixarem que os seus filhos mantenha contato com pessoas estranhas e pediu para quem tiver informações sobre o paradeiro da jovem que possa ajudar a polícia denuncie através dos números: (82) 3621-3176 / 8884-5352
Fonte: http://www.radar89.com.br/