sábado, 20 de dezembro de 2014

BB abre concurso público para cargo de escriturário

O Banco do Brasil publicou, ontem, edital n° 2/2014 de concurso público, que visa preencher 2.499 vagas no nível inicial da carreira administrativa, equivalente ao cargo de escriturário, que exige nível médio. Todas as vagas são para cadastro reserva. Os aprovados no concurso, em princípio, serão para lotação nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina. A responsabilidade do concurso será da Fundação Cesgranrio. As inscrições devem ser efetuada, a partir do dia 22 de dezembro de 2014, até o dia 19 de janeiro de 2015, no site da organizadora do concurso - Fundação Cesagranrio: www.cesgranrio.org. Br. A taxa de pagamento será de R$ 40,00.
O salário inicial para o cargo de escriturário será de R$ 2.227,26, com carga horária de 30 horas semanais. O cargo proporciona a ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica (planos de saúde) e previdência privada. No certame, haverá reserva para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas pretas ou pardas (PPP).
Todo o processo de seleção será feito por meio de aplicação de provas objetivas, em caráter eliminatório e classificatório, e de prova de redação, também em caráter eliminatório. A prova será composta também por exames médicos e procedimentos admissionais. As provas estão marcadas para ocorrer no dia 15 de março de 2015. Todas as informações sobre os respectivos locais de provas estarão disponíveis, também, no endereço: www.cesgranrio.org.br), a partir de 11 de março de 2015.  O prazo de validade do concurso será de um ano, a contar da data de publicação da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez.
A previsão do resultado final da seleção será no dia 4 de maio de 2015.
(Pararijos NEWS, com informações do Banco do Brasil)

MEC proíbe vestibulares em 2 cursos na UFPA E Ufra

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União, de ontem, a proibição de vestibulares em 27 graduações. Todos esses cursos foram reprovados pela segunda vez consecutiva com nota 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerada insatisfatória, nas avaliações feitas em 2010 e 2013.
O MEC ainda não informou o número de corte de vagas nessas instituições. Entre os cursos proibidos de fazer processos seletivos estão o de Agronomia, da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Altamira e o bacharelado em Zootecnia, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) no campus de Parauapebas. 
Em nota a Ufra, disse que vai entrar com recurso junto ao MEC, para garantir o acesso ao próximo processo seletivo, realizado através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “A medida se faz necessária pois o corpo docente do curso de Zootecnia é compatível com o as exigências do MEC. E recentemente o campus de Parauapebas passou a ter novas instalações, salas estruturadas e laboratórios, contando com infraestrutura adequada para as aulas”. A UFPA ainda não se manifestou sobre o assunto.

Prefeita de Ponta de Pedras é acusada de falsificar lei, diz MPE

A prefeita ao lado do governador num evento em Belém
O Ministério Público do Pará ofereceu uma Ação Penal Originária contra Consuelo Castro (PSDB), prefeita do município de Ponta de Pedras, no Marajó, que é acusada de ter fraudado a prestação de contas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) utilizando um documento com lei falsificada.
Na ação, do procurador Nelson Pereira Medrado, dois ex-vereadores e o ex-presidente da Câmara de Vereadores do município também são acusados.
Segundo o Ministério Público, os crimes atribuídos à prefeita são de abertura de créditos orçamentários sem prévia autorização legislativa, falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato contra administração pública.
Aos ex-vereadores e ao ex-presidente da Câmara são imputados os crimes de falsidade ideológica e estelionato contra administração pública. 
O CASO
O TCM identificou diversas irregularidades nas contas de Ponta de Pedras do ano de 2004. Notificada para apresentar defesa, a prefeita Consuelo Castro ofereceu um documento citando a Lei nº 317/2004, que autorizaria a suplementação orçamentária e, 50% ao orçamento vigente.
No entanto, a Câmara Municipal de Pontas de Pedras identificou algumas inconsistências na referida Lei Municipal. Os autos demonstram que a lei apresentada pela prefeita não existe. 
(Pararijos NEWS, com informações do MPE)

Rodada de Handebol brevense define finalistas


MCP Sport's finalista da competição venceu o Aphan 2

A noite de esportiva de ontem (19) no ginásio Professor Ferdinando Costa e Silva foi coroada de muita vibração por parte das equipes que brigavam por vagas nas finais do handebol nas duas categorias: masculino e feminino. Primeiro o feminino, onde as meninas do Santana abateram as do Aphan pelo placar de 23x5. E com isso conseguiram passagem à final.
Depois começou o masculino (a partida mais emocionante) Aphan II 29x30 MCP Sport’s, com gol da vitória e da classificação marcado por Dimitri do MCP cobrando tiro livre faltando 15 segundos para acabar a partida, motivo de muita vibração por parte de jogadores, comissão técnica e da fiel torcida que estava em peso no ginásio prestigiando sua equipe.
MCP Sport’s: GilKlon, Emerson, Dimitri, Neemias, Amancio, Willian, Vanderson, Roney, Lorãh, Wllian II, Jeferson, Rafinha, Marcos. Técnica professor Ana Cláudia
Aphan II: Quinhão, Marlito, Peruca, Patrik, Wesley, Renê, Átila, Deric, Tinho, Alcides, Aldecy e Macarrão. Técnico claybe.
Árbitros: Jeferson Braga e Paulo Henrique, ambos da Federação de Handebol do Pará-FHPA. Mesa/cronometro: Alcir Vieira.
Semifinal feminino: entre Piração e Mutantes acabou com a vitória da equipe Piração, que conquistou vaga na final para enfrentar as meninas do Santana.
Piração: Dayse, Danny, Carolaine, Ana Cláudia, Amanda, Adriana, Lene, Vanessa, Alessandra, Neny, Irá e Everalda. Técnico Jhemerson.
Mutantes:  Camila, Márcia, Carmem, Paula, Paloma Soares, Claudiane, Vivian, Gisele, Bia Gonçalves, Lúcia Gonçalves e Jaciane Santos. Técnico: Ronaldo.
Semifinal masculino: Aphan I venceu por uma diferença de 6 pontos seu adversário e conseguiu classificação na final para enfrentar o MCP Sport’s.
Final neste domingo (21) a partir das 9h Handebol Feminino: Santana x Piração. Depois Handebol Masculino MCP Sport’s x Aphan I. Árbitros Jeferson Braga e Paulo Henrique, ambos da Federação de Handebol do Pará-FHPA. Local ginásio de esportes. 
(Pararijos NEWS)

Lyoto quer nocautear para se despedir de 2014

Lyoto Machida está pronto para retornar ao octógono do Ultimate. Após a derrota para Chris Weidman em julho deste ano, “The Dragon” volta ao Brasil para buscar a vitória contra o norte-americano CB Dollaway, hoje, em Barueri (SP).
Após o treino aberto no Allianz Parque, o lutador revelou estar com “saudades de um nocaute” e que os fãs podem esperar um Lyoto mais agressivo para voltar a sonhar com o cinturão dos médios. “Toda luta é difícil, começa pela preparação, tem que se dedicar bastante, mas eu estudei muito o jogo do Dollaway, sei como ele pode vir, sei os perigos que ele oferece.
Ele também deve ter me estudado, mas eu estou preparado, quero retornar a minha trajetória de vitórias para lutar pelo cinturão”, disse o lutador.
Radicado no Pará, o baiano analisou o adversário. “Ele é um cara bom de chão, tem uma pancada forte, mas não estou muito preocupado com isso, acho que tenho que me preocupar com o que vou fazer e partir para a minha estratégia”, avisou.
Sem vencer por nocaute desde que bateu Mark Muñoz, na estreia nos médios, em outubro 2013, Lyoto espera repetir o feito neste sábado. “O pensamento é esse. Saudades até nos treinos de dar um nocaute (risos). O nocaute é o ponto máximo da luta, é quando você consegue um golpe quase perfeito, você entrou no tempo certo, então bate um saudade”, encerrou.
Card Principal
Lyoto Machida x CB Dollaway, peso-médioRenan Barão x Mitch Gagnon, peso-galoAntônio “Cara de Sapato” x Patrick Cummins, peso-meio-pesadoElias Silvério x Rashid Magomedov, peso-leveErick Silva x Mike Rhodes, peso-meio-médioDaniel Sarafian x Junior Alpha, peso-médio
Card Preliminar
Marcos Pezão x Igor Pokrajac, peso-meio-pesadoTom Niinimaki x Renato Moicano, peso-penaDarren Elkins x Hacran Dias, peso-penaLeandro Issa x Ulka Sasaki, peso-galoMarcio Lyoto x Tim Means, peso-meio-médioVitor Miranda x Jake Collier, peso-médio
(Diário do Pará)

Gabriel Medina é o primeiro brasileiro campeão mundial de surf


O título, inédito para o Brasil, veio após ver seu ídolo de infância, o australiano Mick Fanning, ser derrotado pelo brasileiro Alejo Muniz no Round 5 do WCT Pipe Masters, realizado em Pipeline, no Havaí. Gabriel dependia apenas de si para ser campeão, mas a matemática também o favorecia, dependendo do resultado de seus rivais Kelly Slater e Mick Fanning.
Gabriel Medina é campeão mundial de surf 2014. O título, inédito para o Brasil, veio após ver seu ídolo de infância, o australiano Mick Fanning, ser derrotado pelo brasileiro Alejo Muniz no Round 5 do WCT Pipe Masters, realizado em Pipeline, no Havaí. Gabriel dependia apenas de si para ser campeão, mas a matemática também o favorecia, dependendo do resultado de seus rivais Kelly Slater e Mick Fanning.
ASP/Kirstin
Gabriel Medina comera o primeiro título mundial de brasileiro de surf
Gabriel Medina comera o primeiro título mundial de brasileiro de surf
Após cinco dias consecutivos sem ondas, o Pipe Masters foi retomado nesta sexta-feira (19/12). No Round 3, Gabriel Medina fez sua parte, vencendo a bateria e, com isso, eliminou Slater da briga pelo título. Em seguida, Mick Fanning quase perdeu, o que daria o título ao brasileiro antecipadamente. Foram momentos de tensão. Mas o australiano virou nos últimos minutos e a decisão foi adiada em algumas baterias.
No Round 4, Gabriel Medina enfrentou Filipe Toledo e Josh Kerr. Filipe não perdoou e mostrou que queria vencer. Foi um duelo emocionante entre os dois brasileiros, com trocas de nota a todo instante. Nos últimos minutos, Medina virou a bateria, rumo às quartas de final.
Faltando poucos minutos para entrar a bateria de Medina nas quartas de final, Mick Fanning enfrentou uma bateria com poucas ondas e extremamente disputada contra o brasileiro Alejo Muniz, que já havia eliminado Kelly Slater da competição, e selou o destino de Mick Fanning, entregando o título para Gabriel Medina.
Kelly Cestari/ASP
No Havaí, uma multidão de jornalistas brasileiros quer saber tudo sobre cada passo de Gabriel Medina
No Havaí, uma multidão de jornalistas brasileiros quer saber tudo sobre cada passo de Gabriel Medina
Com a vitória, Gabriel entrou para a história, de fato. Fez com que seu nome nunca seja esquecido e que sirva de exemplo para outros brasileiros não só no surf, mas no esporte. Uma verdadeira sensação. Mas não há motivos para demonstrar surpresa com o título mundial ou com o excelente desempenho de “Gabe” nesta temporada 2014. Sua luta, seus esforços e suas vitórias vêm de muito antes. De forma que esse troféu vem coroar, em bom tempo, uma preparação de anos.
UOL

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Futsal: Bagre é campeão da Copa Marajó

Taça na mão após conquista de destaque no Marajó
A seleção de Bagre da modalidade futsal sagrou-se campeã da Copa Marajó de Futsal 2014 disputada em solos bagrense durante esta semana. Na partida final Bagre derrotou a seleção do município de Anajás pelo placar de 2x0 e ficou com o título da competição, alegria para a torcida lotou o ginásio para dar apoio à seleção da casa. Agora os bagrenses comemoram mais essa conquista no esporte. A cidade deve comemorar o resto da semana à vitória (fotos Pedrinho Dias)

A equipe completa que disputou a competição que mobilizou os apaixonados pelo futsal na região
Nada mais justo que posar para registro deste momento importante no esporte
O gestor do município levou seu incentivo como torcedor bagrense
Momento da partida que terminou com a superioridade dos donos da casa
: "BAGRE CAMPEÃO".
(Pararijos NEWS)

Emater disponibiliza barco para técnicos darem apoio às comunidades ribeirinhas no Marajó

Capacidade 40 toneladas e servirá também de espaço para capacitação
O Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER realizado pela EMATER-PARÁ compreende diversos processos os quais propõem aos agricultores familiares uma aprendizagem continuada, o estabelecimento de padrões tecnológicos de produção e o trabalho diversificado na produção.
Esse serviço é norteado pela Política Nacional de ATER – PNATER a qual aponta a produção sustentável, livre de defensivos químicos e orienta para o protagonismo dos agricultores na perspectiva do saber, do conhecer e do apropriar-se das discussões, planejamentos e execuções de todas as ações de desenvolvimento rural.
No que concerne ao aspecto continuado da aprendizagem dos agricultores familiares a EMATER-PARÁ propõe capacitações, experimentos – unidade demonstrativa e de observação, técnicas e manejos de agroecossistemas, entre outros. No âmbito do Arquipélago do Marajó a EMATER-PARÁ adota a estratégia de capacitação continuada dentro de um barco-escola denominado Plácido Pamplona, este meio tem sido eficiente e efetivo para seu objetivo – CAPACITAÇÃO.
A EMATER-PARÁ a partir do dia 22/12/14 colocará a disposição das comunidades ribeirinhas do arquipélago do Marajó o Barco Plácido Pamplona. Este tem capacidade para 40 T, servirá para transporte de técnicos e demais parceiros para realização das atividades de campo, além de ser um espaço de capacitação – Barco-Escola para 25 a 30 pessoas.
O barco possui equipamentos que darão suporte as capacitações dentro do barco (projetor multimídia, televisor, notebook, tela de projeção...); será possível a produção de alimentação para a tripulação, os técnicos e para comunidade, quando necessário; e dispõe de espaço para usufruto dos técnicos – camarote, salão multiuso, despensa, 2 banheiros, lavabo...
O Barco Plácido Pamplona representa uma oportunidade de acesso aos serviços da EMATER-PARÁ, nele será possível deslocar a equipe técnica para atender os mais variados trabalhos: levantamento de propriedades, Realização de Diagnósticos Rurais, Cadastro Ambiental Rural, emissão de DAP, informações de créditos, informações sobre o PAA e PNAE, entre outros.
O Barco plácido Pamplona estará à disposição de 10 municípios: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Oeiras do Pará, Portel e São Sebastião da Boas vista, que compreendem o Regional da EMATER-PARÁ no Marajó.

(Pararijos NEWS, com informações da  Regional da EMATER-PARÁ no Marajó)

Instalada CPI das Milícias

A Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a existência de milícias ou grupos de extermínio no Estado do Pará foi instalada oficialmente, hoje, pelo presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda(DEM), e eleitos o presidente, deputado Augusto Pantoja(PPS), e o relator, deputado Carlos Bordalo(PT). Os membros da CPI farão a primeira reunião já na segunda-feira às 10h e terão só um mês para trabalhar, prazo improrrogável, por causa do fim da Legislatura. O deputado Fernando Coimbra(PSD) saiu da Comissão, que agora é integrada, além dos citados, pelos deputados Edmilson Rodrigues(PSOL), Chicão(PMDB) e Tetê Santos(PSDB). São suplentes os deputados Hilton Aguiar(SDD), Zé Francisco(PMN), Airton Faleiro(PT), Divino(PRB) e Nilma Lima(PMDB).
(Pararijos NEWS, com informações do Blog da Franssinete Florezano)

Eleitos são diplomados em evento na UFPA

Eleitos são diplomados em evento na UFPA (Foto: Cezar Magalhães/DOL)
Elcione Barbalho foi uma das Deputadas Federais eleitas que foram diplomadas na manhã desta sexta-feira. (Foto: Cezar Magalhães/DOL)
Na manhã desta sexta-feira (19), no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus da Universidade Federal do Pará, ocorreu a cerimônia de diplomação dos eleitos nas Eleições de 2014, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA).
A sessão solene teve inicio às 10h da manhã e foi presidida pelo Desembargador Leonardo Tavares, presidente do TRE-PA.
A cerimônia marca o encerramento do processo eleitoral referente ao pleito de outubro de 2014. Ao todo, foram diplomados 63 eleitos, entre governador, vice-governador, senador e suplentes, deputados federais e estaduais.
(DOL)

Ao menos 8 crianças são achadas mortas no norte da Austrália

Os cadáveres de oito crianças com idades entre 18 meses e 15 anos foram encontrados nesta sexta-feira (19) em uma casa da cidade australiana de Cairns junto a uma mulher ferida, anunciou a polícia, enquanto meios de comunicação locais afirmam que elas foram esfaqueadas.
Quatro dias após a tomada de reféns em um café de Sydney que deixou três mortos - entre eles o sequestrador -, o primeiro-ministro, Tony Abbott, reagiu ao novo drama afirmando que seu país vive dias difíceis.
"Nesta noite, o país derramará lágrimas e orará" após este crime inominável, declarou em um comunicado.
 As redes de televisão transmitiam imagens da casa em um bairro de Manoora, um subúrbio de Cairns, a grande cidade do nordeste tropical da Austrália, ponto de partida dos turistas que visitam a Grande Barreira de Corais.
"Os investigadores de Cairns indicaram que um crime havia ocorrido, e nesta manhã uma investigação foi aberta", declarou a polícia.
"Durante a inspeção da casa, a polícia encontrou os cadáveres das crianças, com idades de 18 meses a 15 anos", acrescentou.
Uma mulher negra de 34 anos foi encontrada ferida na residência.
As imagens da televisão mostraram a mulher sendo colocada em uma maca em uma ambulância.
O estado de saúde da mulher era estável, e por isso ela pôde ser interrogada pelos investigadores, indicou a polícia. O vínculo com as crianças não foi confirmado pelas autoridades, segundo a France Presse.
Segundo sua prima, Lisa Thaiday, a mulher é a mãe das crianças. "Não posso acreditar nisso. Acabamos de saber o que aconteceu com estas pobres criaturas", disse citada pela agência de notícias australiana AAP.
 As crianças foram encontradas por seu irmão mais velho, de 20 anos, acrescentou sua prima.
Vários meios de comunicação informaram que as crianças foram esfaqueadas. Já o jornal local Cairns Post afirma que também foram asfixiadas, enquanto a polícia não confirmou estas versões.
O companheiro da mulher, que não seria o pai das crianças, vive no mesmo local, segundo a Sky News Australian, cuja apresentadora começou a chorar ao anunciar o crime.
Um oficial da polícia local, o inspetor Bruno Asnicar, tentou tranquilizar a população, dando a entender que os investigadores não buscavam nenhum assassino foragido.
"A população não deve se preocupar além do fato de que se trata de uma tragédia", declarou em uma coletiva de imprensa. "A situação está sob controle por enquanto", acrescentou.
A polícia forense estava no local do crime.
"A cena do crime foi isolada. Ninguém pode entrar no local enquanto os técnicos (da polícia) seguirem trabalhando e até que tenhamos estabelecido as circunstâncias" do crime, acrescentou.
Um jornalista do Cairns Post interrogado pela rede de televisão ABC ressaltou que o bairro está habitado em grande parte por indígenas. "Todos aqui têm um parentesco com as pessoas envolvidas" no drama, explicou.
"As pessoas desabaram. Também nos dizem que ela (a mulher ferida) era uma mãe muito orgulhosa que amava profundamente seus filhos e que era muito, muito protetora", declarou.
Um casal de vizinhos descreveu o bairro como uma região marcada pelo alcoolismo e pela violência.
G-1

Mais cinco políticos entram para rol dos citados no petrolão


Em depoimentos, o delator Paulo Roberto Costa envolveu o petista Tião Viana, governador do AC, e 4 deputados do PT, PP e PMDB no esquema, diz jornal

O DELATOR - Paulo Roberto Costa detalhou à PF suas relações com políticos
O DELATOR - Paulo Roberto Costa detalhou à PF suas relações com políticos (Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
Em reportagem estampada na capa da edição de 10 de setembro deste ano, VEJA revelou que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa havia dado às autoridades o nome de mais de trinta políticos beneficiários do esquema de corrupção instaurado na estatal. A lista incluía algumas das mais altas autoridades do país e integrantes dos partidos da base de apoio do governo do PT. Estavam lá governadores, senadores, um ministro de Estado, além de deputados federais. Três semanas depois, VEJA revelou que Costa contou às autoridades que, em 2010, o ex-ministro Antonio Palocci o procurou para pedir 2 milhões para campanha da presidente Dilma Rousseff. Ao longo das mais de oitenta horas de depoimento, Costa envolveria ainda os nomes de outros políticos no petrolão. Reportagem desta sexta-feira do jornal O Estado de S. Paulo inclui mais cinco nomes no rol dos citados no petrolão: o governador reeleito do Acre, Tião Viana (PT), os deputados Vander Luiz dos Santos Loubet (PT-MS), Alexandre José dos Santos (PMDB-RJ), Luiz Fernando Faria (PP-MG) e José Otávio Germano (PP-RS). O jornal obteve a lista completa dos 28 políticos implicados pelo delator no esquema. Entre os congressistas, ao todo foram mencionados sete senadores e onze deputados federais.
Como revelou VEJA, Costa apontou como beneficiários do esquema também os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA). Do Senado, segundo o jornal, citou ainda o nome de Ciro Nogueira (PP-PI) Delcídio Amaral (PT-MS), Gleisi Hoffman (PT-PR), Humberto Costa (PT-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ). Já no grupo de deputados aparecem o petista Cândido Vaccarezza (SP) e João Pizzolatti (SC), um dos mais ativos integrantes da bancada do PP na casa. O ex-ministro das Cidades e ex-deputado Mario Negromonte, também do PP, é outro citado como destinatário da propina. Da lista de três “governadores” citados pelo ex-diretor, todos os políticos são de estados onde a Petrobras tem grandes projetos em curso: Sérgio Cabral (PMDB), ex-governador do Rio, Roseana Sarney (PMDB), ex-governadora do Maranhão, e Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência da República morto em agosto deste ano em um acidente aéreo.
Os 28 nomes são exclusivamente de políticos que teriam sido beneficiários dos negócios da diretoria de Costa. A Polícia Federal e a Procuradoria da República trabalham com outros nomes de políticos que se relacionavam com os ex-diretores da estatal Renato Duque (Serviços) e Internacional (Nestor Cerveró).
Segundo o jornal, Costa afirmou às autoridades que teria intermediado, em 2010, o pagamento de 20 milhões de reais para o caixa dois da campanha de Eduardo Campos, então candidato a reeleição em Pernambuco. De acordo com o delator, o operador da transação foi o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra. A reportagem informa ainda que o ex-diretor citou os nomes do tucano Sérgio Guerra, morto em março deste ano, dos senadores petistas Delcidio Amaral (MS), Gleisi Hoffmann (PR), Humberto Costa (PE) e Lindbergh Farias (RJ).
O jornal informa ainda que Costa disse, em depoimento, que o então presidente do PSDB o teria procurado em 2010 e cobrado 10 milhões de reais para enterrar a CPI da Petrobras aberta no Senado no ano anterior. Também afirmou que teria repassado 1 milhão de reais para a campanha de Gleisi ao Senado no mesmo ano. E disse que, nas eleições de 2014, ficou responsável por pedir a empreiteiras doações para a campanha de Lindbergh ao governo do Rio de Janeiro.
Com base nos depoimentos de Costa e também do doleiro Alberto Youssef, caixa do petrolão, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhará ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de abertura de inquérito contra os políticos pilhados no petrolão. Permanecerão no Supremo inquéritos contra parlamentares, autoridades com prerrogativa de foro e casos em que a atuação no esquema estiver diretamente ligada aos políticos. Os casos de políticos que não conseguiram um novo mandato nestas eleições devem permanecer em primeira instância. Janot, contudo, apenas apresentará os pedidos de investigação em fevereiro do ano que vem, ao término do recesso do Judiciário.

Fonte: Veja


Brasileiro acessa mais internet do que assiste TV

Brasileiro acessa mais internet do que assiste TV (Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)
A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet que na frente da TV. A informação está na Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada neta sexta-feira (19) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam, em média, 4 horas e 59 minutos por dia usando a internet nos dias de semana e 4 horas e 24 minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo assistindo a TV é de 4 horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e 4 horas e 14 minutos aos sábados e domingos.
"A diferença ainda é pequena, mas mostra uma tendência importante e que deve ser analisada. O tempo [de uso das redes] dá um parâmetro de como o brasileiro está migrando de forma consolidada para os meios de comunicação digitais”, avaliou o ministro da Secom, Thomas Traumann.
De acordo com a pesquisa, a internet é o terceiro meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, atrás da TV e do rádio e à frente dos jornais e revistas. O levantamento, que ouviu 18 mil pessoas e traçou um perfil do consumo de informações nas diferentes mídias, apontou que 43% dos brasileiros usam a rede como meio de comunicação.
Entre os usuários da internet no Brasil, 76% acessam a rede todos os dias. O pico de uso é às 20h, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana. De acordo com a pesquisa, 67% acessam a rede em busca de informações ou notícias, mesmo percentual dos que dizem entrar na internet para buscar entretenimento (pergunta de múltiplas respostas).
Em relação ao grau de confiança no meio, 27% dizem confiar "sempre ou muitas vezes" nas notícias da internet, ante 58% de confiança nos jornais e 54% na televisão.
A pesquisa da Secom revela que uso da internet é mais influenciado pelas características sociodemográficas que os outros meios de comunicação.
“Renda e escolaridade criam um hiato digital entre quem é um cidadão conectado e quem não é. Já os elementos geracionais ou etários mostram que os jovens são usuários mais intensos das novas mídias”, disse Traumann.
Entre os jovens com até 25 anos, 63% acessam a internet todos os dias. O percentual cai para 4% na faixa etária de 65 anos ou mais. No recorte por renda, a pesquisa constatou que entre os que têm renda familiar superior a cinco salários-mínimos, 76% acessam a internet pelo menos uma vez por semana. Por outro lado, entre os que têm renda familiar até um salário-mínimo por mês, 20% acessam a internet com a mesma frequência.
O grau de escolaridade também influencia a frequência de acesso à rede: apenas 8% dos entrevistados que estudaram até a 4ª série acessam a internet pelo menos uma vez por semana, percentual que aumenta para 87% entre os que têm ensino superior.
A Secom identificou baixo nível de participação dos internautas em consultas públicas, fóruns, enquetes e outros canais de participação promovidos pelo governo em plataformas online. “É baixo o contato direto entre o cidadão e governos ou instituições públicas. Apenas 25% dos usuários entraram em contato por e-mail, formulários eletrônicos, chats, redes sociais, fóruns de discussão ou de consultas públicas nos últimos 12 meses”, de acordo com o levantamento.
A pesquisa também constatou baixos percentuais de grau de conhecimento dos usuários da internet sobre as formas oficiais de comunicação do governo federal na web: o Portal Brasil, o site do Palácio do Planalto e o Blog do Planalto). Na pergunta estimulada, 77% dos entrevistados responderam que não conhecem o Portal Brasil “mesmo que só de ouvir falar” e 81% não conhecem o site do Palácio do Planalto. O Blog do Planalto é ainda mais desconhecido, com 85% de respostas negativas.
Segundo Traumann, o levantamento é a maior pesquisa de mercado sobre o tema e é importante para que o governo defina estratégias de comunicação e publicidade. "Temos obrigação legal e formal de usar os recursos da melhor forma, da forma mais eficiente, isso é fundamental para a nossa estratégia de comunicação". ponderou. 
(Agência Brasil)

Record aguarda resposta de Xuxa sobre contratação

A direção da Rede Record estaria esperando para esta sexta-feira (19) uma resposta de Xuxa Meneghel sobre sua suposta ida para a emissora em 2015, segundo o colunista Flávio Ricco. Entretanto, já havia sido noticiado que a apresentadora não iria tomar nenhuma decisão sobre caso enquanto não realizasse uma reunião com Carlos Henrique Schroder, diretor da TV Globo, que poderá influe
nciar em sua permanência na emissora carioca.
A conversa entre a loira e o canal de Roberto Marinho deve acontecer antes das festas de fim de ano ou depois da viagem que ela fará em janeiro.
Além da Record, o SBT também estaria interessado em ter Xuxa no seu time de apresentadores para o ano que vem.Porém, o próprio dono da emissora, Silvio Santos, ainda não falou se está querendo conversar com ela. 
Fonte: Dol

Cerimônia de Diplomação de Candidatos Eleitos em 2014 será nesta sexta, 19

Nesta sexta feira, 19, a partir das 10h, os candidatos eleitos no último pleito eleitoral participam da cerimônia de diplomação. O governador Simão Jatene, o vice governador Zequinha Marinho, dois suplentes, 17 deputados federais e 41 deputados estaduais serão diplomados na ocasião. A solenidade acontece no Centro de Eventos Benedito Nunes, do Campus da Universidade Federal do Pará, localizado no bairro do Guamá.
A diplomação dos candidatos eleitos em 2014 será presidida pelo desembargador Leonardo Tavares, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Na ocasião, o governador Simão Jatene discursará em nome de todos os diplomandos.
Dos 968 lugares que comporta o auditório, 63 lugares serão reservados aos diplomandos - cada um deles terá direito a 10 lugares para seus convidados. Outra parte será destinada às autoridades e à imprensa. De acordo com a legislação eleitoral, também será destinado um espaço à população. As cem primeiras pessoas que chegarem ao local terão seus lugares garantidos.
Pararijos NEWS, com informações do TRE-PA