sábado, 24 de outubro de 2015


Termina primeiro dia de prova do Enem 2015 (Foto: Arquivo/Diário do Pará)
Foto: Arquivo/Diário do Pará)
Terminou às 17 horas o primeiro dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 em todo o país. Mais de 7,5 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame. No Pará, o número ultrapassou a marca de 360 mil.
Os portões foram abertos às 12h, no horário de Brasília, sendo fechados às 13h. Devido ao horário de Verão, as escolas que sediaram a prova no Pará abriram e fecharam os portões uma hora antes.
Hoje foram realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. No domingo (25), será a vez das questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30. (Pararijos NEWS)

Estudantes intensificam preparação para o Enem

Estudantes intensificam preparação para o Enem (Foto: Daniel Pinto/Arquivo)
(Foto: Daniel Pinto/Arquivo)
É quando todos dormem que a estudante Lorena Darc, 19, repassa o conteúdo ministrado em sala de aula. Durante o dia, ela divide o tempo entre o estudo e o trabalho. Em casa, entre 23h e 1h, a aluna ainda dedica seu tempo aos exercícios e simulados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão realizadas amanhã (24) e no domingo (25). 
Desde setembro Lorena, que pretende cursar Odontologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), participa das aulas preparatórias para o exame que estão ocorrendo na Escola Estadual Souza Franco, em Belém. A iniciativa da ação é dos próprios professores da instituição. Turmas vinculadas ao 3º ano do ensino médio foram reunidas no auditório da escola, ontem, para intensificar os estudos da disciplina de matemática, ministrada pelo professor Fernando Júnior. 

ATENÇÃO
A disciplina que representa 25% dos itens compostos pelo Enem precisa de uma atenção redobrada do candidato. “Foram escolhidas questões representando cada linha do conhecimento do Enem. São questões atuais e que podem fazer a diferença na hora da prova”. A ideia, segundo o professor de História Rosivan Silva - um dos coordenadores da ação - é trabalhar as disciplinas gerais e assuntos mais recorrentes do Enem. A ação é gratuita e será encerrada hoje. 
O evento de ontem contou com a participação do deputado Lélio Costa (PCdoB). Com formação acadêmica em agronomia, Lélio exalta a iniciativa dos professores em detrimento à política do governador Simão Jatene. Segundo ele, os professores estão com seus salários cortados e diversos benefícios suspensos. “Percebemos que a Escola possui um bom espaço que poderia ser mais valorizado pelo Governo. Em vez disso, Jatene investe na educação privada e mercantiliza a educação pública”, critica.
(Pararijos NEWS/Wal Sarges/Diário do Pará)

Criança é morta em tiroteio


Uma criança de seis anos morreu após ser atingida por duas balas, durante troca de tiros entre bandidos, ontem à noite, no bairro do Bengui, em Belém. Ele brincava na rua quando começou o tiroteio. Dois homens envolvidos no tiroteio foram baleados. Eles seriam conduzidos para a unidade policial depois do atendimento médico.
Tudo ocorreu por volta das 21h, na rua Fé em Deus, com acesso pela rua Major Seda, área conhecida como Pantanal. De acordo com testemunhas, o menino brincava com outras crianças quando vários homens armados chegaram ao local e começaram a atirar. Suspeita-se que eles estivessem atrás de dois criminosos que moram na área.
O sargento Machado, da 1ª Companhia (CIA) / 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM), confirmou que um dos homens procurados pelos atiradores foi baleado. “Ele foi atingido no pé, sem gravidade, e será conduzido para prestar depoimento. Acreditamos que ele tenha participação no fato e também há suspeitas que seja foragido da Justiça”, afirmou. O nome do homem não foi divulgado para que as investigações sejam preservadas. “O que podemos adiantar é que ele já tem várias passagens pela polícia e estava nas ruas há cerca de uma semana. Ou seja, mal pisou nas ruas e já causou a morte de uma criança inocente”, acrescentou o policial.
O militar relatou que houve troca de tiros entre os bandidos, mas não foi confirmado se os dois homens procurados também atiraram. O baleado no pé foi conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O outro baleado recebeu atendimento no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE).
O menino que brincava na rua com os amigos foi atingido duas vezes na cabeça e morreu no local. Testemunhas contaram que houve pânico, correria e gritaria. Familiares do garoto ficaram muito abalados e não falaram com a imprensa. Amigos da família contaram que o menino participava de atividades da igreja e era muito querido. Vizinhos, familiares e amigos foram até a casa da família dele para prestar solidariedade.
Um dos vizinhos, que preferiu não se identificar, diz que a violência na área aumenta a cada dia. “Ninguém escapa, nem uma criança inocente. E as autoridades não fazem nada para dar um freio nisso. O que resta agora é o medo”.
Uma equipe da Divisão de Homicídios comandada pelo delegado Eduardo Rollo esteve no local e deu início às investigações. O corpo do menino foi conduzido para o Instituto Médico Legal (IML) após uma perícia feita no local. (Pararijos NEWS).

Ronda Rousey dá aulas de judô para filha de Vin Diesel


Heroína: Filha de uma judoca famosa nos EUA, Ronda seguiu os passos da mãe e acumulou títulos e conquistas, incluindo uma medalha de bronze nos Jog...
Lutadora, atriz, estrela de comerciais e, ao que tudo indica, professora de judô. Essa é a rotina nada calma da vida de Ronda Rousey, campeã peso-galo (61 kg) do UFC que passou a ensinar a arte marcial para a filha do ator americano Vin Diesel.
Depois de se conhecerem nas gravações do filme ‘Velozes e Furiosos 7’, Ronda e Diesel se tornaram amigos a ponto dela passar a dar aulas a Hania, de apenas sete anos, a quem já graduou como faixa laranja, de acordo com declaração do próprio ator ao site da Complex Sports, nos EUA.
“Graças a ‘tia’ Ronda Rousey, ela agora é uma faixa-laranja com listras no judô. Estou lidando com isso desde cedo. Estou criando uma besta, e eu quero que ela seja capaz de dizer ‘não, significa não'”, afirmou o veterano.
O treinamento de arte marcial nada mais é, na visão do pai coruja, uma forma de moldar o caráter e dar confiança para a garota, para que ela cresça e saiba se virar sozinha, assim como Ronda faz.
“Primeiro de tudo, tenho dó de quem namorar minha filha. Eu não iria querer isso nem para o meu pior inimigo, porque eu sou esse tipo de pai. Tenho pensado nisso desde o dia em que eu cortei o cordão umbilical, e por isso eu tomei a decisão de fazer tudo em meu poder para fazê-la capaz de tomar conta de si mesma”, enalteceu. (Pararijos NEWS)

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Dormir nu pode melhorar qualidade de esperma

Dormir nu pode melhorar qualidade de esperma (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Uma pesquisa recém-divulgada nos Estados Unidos traz uma revelação importante para homens que desejam ser pai: dormir pelado pode melhorar a qualidade do esperma. Conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, em Maryland, e pela Universidade de Stanford, o estudo mostrou que dormir de cueca ou pijamas justos pode danificar a produção de esperma e, consequentemente, diminuir as chances de ter um bebê.

Segundo os pesquisadores, isso acontece porque essas peças mais apertadas aumentam a temperatura dos testículos, o que pode levar à diminuição da qualidade. Dessa forma, usar roupas íntimas mais soltas durante o dia, como cuecas samba-canção, e nada durante a noite proporcionaria uma diminuição de 25% na fragmentação do DNA contido no esperma, em comparação com aqueles que usam peças justas.

Para chegar a essa conclusão, o estudo acompanhou 500 homens durante cerca de um ano, rastreando suas escolhas de roupa íntima e monitoramento a qualidade do esperma.

Em 2012, pesquisadores do Reino Unido já haviam mostrado que homens que optavam pelo modelo boxer tinham um esperma de melhor qualidade. Mas este é o primeiro estudo a sugerir que a roupa utilizada à noite também pode melhorar as chances de concepção.
(DOL, Pararijos NEWS com infomações do Globo)

Mais um escândalo na Pesca

Vereador Raul Batista negou participação no esquema: “A Justiça vai mostrar a verdade”Vereador Raul Batista negou participação no esquema: “A Justiça vai mostrar a verdade”
A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação Arapaima (nome científico do Pirarucu), com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de cometer fraudes na concessão do benefício social de seguro defeso ao pescador artesanal, envolvendo servidores e intermediários ligados aos órgãos públicos responsáveis por essa concessão no Estado do Pará.
É o segundo escândalo na área da Pesca deflagrado em menos de uma semana. Ambos os esquemas criminosos estavam sendo executados este ano, durante a última gestão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), extinto no início desse mês. No esquema deflagrado na semana passada, os policiais federais chegaram a prender e levar para depoimento assessores diretos do ex-ministro Helder Barbalho (PMDB).
Desta vez, o alvo da operação foi o vereador e pastor de Belém Raul Batista (PRB). Ele está sendo investigado desde o mês de abril do ano passado e é apontado como o mentor de uma quadrilha que atuava nas fraudes contra o seguro defeso, perante à Superintendência Federal da Pesca no Pará (SFPA) e postos do Sistema Nacional de Emprego do Ministério do Trabalho (Sine/MTE), bem como às agências da Caixa Econômica Federal no Estado. (Pararijos NEWS)

Funcionário embriagado não poderá ser demitido

Funcionário embriagado não poderá ser demitido  (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), uma empresa não pode demitir por justa causa um funcionário que compareceu ao trabalho aparentemente embriagado — ao menos não na primeira vez. A decisão foi aplicada no caso de demissão de um supervisor de movimentação de cargas em plataforma de petróleo.
Por unanimidade, os desembargadores entenderam que, se o empregado for trabalhar  aparentando estar alcoolizado, deve ser advertido e, caso faça isso pela segunda vez, deve ser encaminhado para tratamento. A justa causa só se justificaria, para o TST, se o funcionário já tiver sido encaminhado pela empresa para tratamento e mesmo assim voltar a trabalhar embriagado.
O supervisor demitido havia trabalhado por dois anos para a C.S.E. Mecânica e Instrumentação Ltda., prestadora de serviços nas áreas de construção, montagem, manutenção para diversas empresas, como Petrobras e Odebrecht, e com sede no Paraná. Na sua função, o trabalhador permanecia em alto mar em escalas de plantão de 14 dias em plataforma marítima de exploração de petróleo. Em um dos seus retornos para a plataforma, foi impedido de entrar no helicóptero da empresa sob a alegação de estar alcoolizado.
Ele recorreu à Justiça e afirmou que ficou quatro meses sem receber salário, quando finalmente foi dispensado por justa causa. Em defesa, a empresa alegou que o trabalhador já havia ficado embriagado outras vezes no serviço e que tal situação, por ser o local de alta periculosidade e de interesse da defesa nacional, é fundamento suficiente para a justa causa aplicada.
Como o TST decidiu reverter a demissão por justa causa, o ex-funcionário terá direito às verbas rescisórias garantidas na dispensa sem justa causa, como férias proporcionais e férias vencidas acrescidas de abono (um terço do valor das férias vencidas e proporcionais), 13º salário proporcional e multa de 40% sobre o saldo do FGTS.
(Jornal Zero Hora/Pararijos NEWS).

Análises mostram contaminação em Vila do Conde

Análises mostram contaminação em Vila do Conde (Foto: Cezar Magalhães/DOL)
Na Praia da Vila do Conde, próximo à margem, foi constatada a presença de óleos e graxas, além de contaminação microbiológica (bactérias). (Foto: Cezar Magalhães/DOL)
O Laboratório Central do Estado (Lacen) divulgou nesta quinta-feira, 22, o resultado das amostras de água coletadas no dia 14 de outubro em seis poços de consumo humano e  nove pontos do meio ambiente, em Vila do Conde, no município de Barcarena.
Em sua maioria, as análises laboratoriais estão com índices satisfatórios, ou seja, sem grande risco de contaminação por bactéria.  
No Igarapé Dendê, situado em Vila do Conde, que serve de abastecimento para comunidade e balneabilidade, não foi observada pela inspeção visual a presença de graxas e óleos, e as análises laboratoriais revelaram índices satisfatórios da qualidade da água, o que indica boa condição ambiental. 
Nas praias de Itupanema e Caripi, localizadas a 2km de distância do local onde ocorreu o acidente, o laudo demonstrou que as praias estão livres de contaminação pela inspeção visual do meio ambiente e pelas análises laboratoriais. Somente na Praia da Vila do Conde, próximo à margem, foi constatado pela inspeção visual do meio ambiente a presença de animais mortos, óleos e graxas, e percepção de odor no corpo d’água e contaminação microbiológica.
As análises laboratoriais revelaram a presença de altos índices de sólidos em suspensão, alteração na cor da água, durante a baixa-mar, mas na preamar os teores de oxigênio dissolvido e da demanda bioquímica de oxigênio foram satisfatórios. Assim, de acordo com os parâmetros de inspeção do meio ambiente nesta área, constatou-se que a água não está apropriada para o contato humano, principalmente na baixa-mar. 
CM
Com a decomposição dos animais, a proliferação de bactérias foi comprovada em análises laboratoriais. (Foto: Cezar Magalhães)
Em relação às análises microbiológicas das águas dos seis poços, foi demonstrada a presença de contaminação por Escherichia coli e Coliformes totais e ausência destas bactérias em quatro deles. É importante ressaltar que estas alterações podem está relacionadas com a localização desses poços próximos a fossas sanitárias e a profundidade, sendo necessária a higienização dos mesmos ou até mesmo a sua interdição.  
(DOL, Pararijos NEWS com informações da Sespa).

Meia quer ficar, mas propostas são irrecusáveis

Meia quer ficar, mas propostas são irrecusáveis (Foto: Mário Quadros / Diário do Pará)
Eduardo Ramos quer continuar no Baenão, porém as propostas para o meia deixar o clube são irrecusáveis. (Foto: Mário Quadros / Diário do Pará)
No dia seguinte à conquista do acesso à Série C, o tema na boca da torcida azulina era um só: Eduardo Ramos fica? Acolhido com desconfiança, mas tradado hoje como ídolo, o contrato que o meia assinou no final de 2013 com o Clube do Remo termina em dezembro, e ele tem rece bido diversas propostas para sair do Baenão. Será que ele fica? “Não sei. Acho que nem é o momento de focar nisso. Estamos na reta final de uma campeonato que pode nos dar um título brasileiro. Quero primeiro dar o segundo passo, que é ser campeão, depois decidimos com naturalidade isso”, despistou o jogador.
Eduardo não esconde que gostaria de permanecer, mas afirma que a proposta apresentada não tem como ser recusada. “Eu tenho um pré-contrato assinado (com o Remo), não é segredo para ninguém. A minha intenção é ficar aqui, onde tenho o carinho de todos, mas carreira de jogador passa rápido, daqui a pouco acaba e o clube fica, então independente do que aconteça vou ter o clube sempre no meu coração, pelo que eu passei e aprendi aqui”, comentou o meia, em tom quase de despedida.
A proposta irrecusável seria de uma equipe chinesa. Pode ser o Ghanzou Evergrande, treinado por Luis Felipe Scolari, mas o meia acredita que não necessariamente seria esse seu destino. “Não é um convite do time do Felipão, ele apenas deu o aval. A empresa que me procurou trabalha com o time dele, mas que eu saiba ele só viu e deu o aval. O que me passaram foique a proposta é de um contrato de dois anos em bases salariais que não tem como competir aqui”, encerrou.
(Taion Almeida / Pararijos NEWS / Diário do Pará)

Venda da sede do Carrossel é aprovada por juiz

Venda da sede do Carrossel é aprovada por juiz (Foto: Mário Quadros / Diário do Pará)
A proposta de compra da sede do Carrossel, anexo ao estádio Evandro Almeida - o Baenão -, foi autorizada por R$ 8 milhões. (Foto: Mário Quadros / Diário do Pará)
O juiz Jorge Vieira, da 13ª Vara do Trabalho de Belém, aceitou na manhã desta sexta-feira (23), a proposta de compra da sede do Carrossel, anexo ao estádio Evandro Almeida - o Baenão -, contrariando o acordo com a diretoria do Clube do Remo.
A sede foi penhorada por causa de processos trabalhistas que tramitam na Justiça contra o clube azulino, que estariam em R$ 10.729.913,09. A venda foi autorizada por R$ 8 milhões.
De acordo com a diretoria do Remo, o clube entrará com recurso para tentar reverter a situação.
(DOL/Pararijos NEWS)

Projeto terá serviços gratuitos para animais

De 26 a 31 de outubro a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), através do Projeto Carroceiro, realizará a IX Ação Animal – Equídeos de Tração. A ação será realizada na sede do Projeto, localizada no campus sede da UFRA, em Belém, das 08 às 14h. 
Durante a semana a equipe do Projeto Carroceiro oferecerá serviços de consulta, curativos, aplicações de vitaminas, vermifugação e microchipagem de cavalos, além de orientações aos donos dos animais. Todos os serviços são gratuitos.
O projeto foi considerado prioritário e premiado na categoria meio ambiente. O objetivo do projeto é evitar os maus tratos dos animais, conscientizar os carroceiros e prestar atendimento para reabilitação clínica e cirúrgica. As ações itinerantes do Projeto Carroceiro já passaram por Algodoal, Barcarena, Dom Eliseu, Maracanã, Igarapé-Açu, Capanema, Cotijuba, Vigia e em alguns bairros da capital.
(DOL, Pararijos NEWS com informações da UFRA)

Líder de quadrilha especializada em roubo a banco é morto

“Cearazinho” era procurado em sete estados do Brasil“Cearazinho” era procurado em sete estados do Brasil
Policiais civis do Pará e do Ceará realizaram, ontem, uma operação integrada que resultou na morte do homem apontado como líder de uma associação criminosa responsável por roubos a bancos em sete Estados brasileiros. José Hamilton da Silva, de apelidos “Cearazinho” ou “Caim”, reagiu no momento da abordagem policial e acabou baleado, em Juazeiro do Norte, interior do Ceará. A operação contou com policiais civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) do Pará e da Delegacia de Roubos e Furtos do Ceará (DRF), com apoio do Departamento de Estratégia e Inteligência (DEI) da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia.
De acordo com o delegado Evandro Araújo, da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos e Antisequestro (DRRBA), da DRCO, José Hamilton era considerado o maior assaltante de banco das regiões Norte e Nordeste do país, na modalidade de assalto conhecida como “Novo Cangaço” ou “vapor”. Contra ele, havia 12 mandados de prisão decretados nos Estados do Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Ceará, Bahia e Mato Grosso.
No Pará, “Cearazinho” foi identificado como o responsável em comandar os assaltos a bancos na cidade de Placas, em 2014, e em Uruará, entre 2013 e 2015. Segundo o delegado, no último assalto, em Uruará, o acusado chegou a permanecer por 21 dias escondido na mata, pois tinha treinamento militar adquirido enquanto morou na Bolívia, onde integrava um grupo paramilitar. (Pararijos NEWS)

Dilma veta lei que estendia PEC da Bengala

Dilma veta lei que estendia PEC da Bengala (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A presidenta Dilma Rousseff decidiu vetar integralmente a lei que estendia a todos os servidores públicos a aposentadoria compulsória aos 75 anos, e não aos 70.
A lei complementar, aprovada no fim de setembro pelo Senado, regulamentava para todo o funcionalismo público a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 88/2015, a chamada PEC da Bengala, que aumentou de 70 para 75 anos o limite de aposentadoria compulsória para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU).
O veto está na edição de hoje (23) do Diário Oficial e, na justificativa, Dilma argumenta que o tema é prerrogativa da Presidência da República e não do Congresso, por isso a lei contraria a Constituição Federal.
“Por tratar da aposentadoria de servidores públicos da União, tema de iniciativa privativa do Presidente da República, o projeto contraria o disposto no Art. 61, § 1º, inciso II, da Constituição”, diz a mensagem de veto.
(Agência Brasil/Pararijos NEWS)

Sistema Penal tem manual de procedimentos em penitenciárias


Foto: Cristino Martins/ O LiberalFoto: Cristino Martins/ O Liberal
A Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) e a Defensoria Pública do Estado elaboraram um documento que padroniza todas as medidas que regulamentam os procedimentos disciplinares no âmbito das unidades penais do Pará. A Portaria que aprova o Manual de Procedimentos Disciplinares Penitenciários foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (21).
A iniciativa de colaboração técnica interinstitucional é pioneira no Pará e servirá como guia para atuação dos agentes públicos na apuração das faltas disciplinares praticadas pelos detentos, conforme prevê a Lei de Execução Penal.
O objetivo do Manual é reunir, em um documento específico e prático, todas as orientações necessárias para que os procedimentos disciplinares sejam aplicados em todas as 42 casas penais do Estado. A medida zela pela uniformização, transparência e agilidade das condutas adotas por agentes prisionais e diretores das penitenciárias.
“Havia uma lacuna no sistema penitenciário paraense quanto à disciplina das apurações de faltas cometidas pelos internos, pois, até então, cada unidade prisional agia de uma forma diferente. Trabalhamos em conjunto com a Defensoria Pública do Estado, em mais uma parceria, para que pudéssemos solucionar este problema”, disse o corregedor geral da Susipe, Gustavo Henrique Holanda Dias, que coordenou a organização do Manual.
Conforme o novo modelo de Procedimento Disciplinar, as faltas disciplinares serão apuradas por comissões de servidores, no prazo de aproximadamente 30 dias, em que uma única audiência é realizada, prezando pela celeridade, sem prejuízo ao direito de defesa do interno. Os servidores das unidades prisionais da Susipe já estão sendo capacitados para trabalharem com o novo tipo de procedimento.
O diretor Metropolitano da Defensoria Pública, José Adaumir Arruda, disse que a elaboração do manual é uma conquista para as duas instituições. “O Manual de Procedimentos Disciplinares Penitenciário é uma evolução para o Estado do Pará. O manual foi criado dentro de um consenso entre as instituições, e isso vai facilitar o cumprimento das normas descritas”, completou.
O interno que comete falta grave, como portar celular, desacatar servidor público, participar de motins ou rebeliões e outras infrações legalmente previstas, está sujeito às penalidades disciplinares que repercutem no cancelamento de eventuais benefícios previstos pela legislação da execução penal. Um exemplo são as saídas temporárias, regressão de regime e perda de tempo remido pelo estudo ou trabalho.
Serviço: O Manual estará disponível na internet, no endereço www.susipe.pa.gov.br. (Pararijos NEWS)

Bancário desvia R$ 400 mil


João Rodrigues Moraes Junior, de 47 anos, servidor público do Banpará (Banco do Estado do Pará), foi preso no final da tarde de anteontem, na própria residência, localizada no bairro da Cremação, em Belém. Investigações feitas pela Divisão de Operações Especiais (Dioe) durante seis meses indicam que ele desviou dinheiro de correntistas após a morte deles. João prestou depoimento à polícia ontem à tarde e confessou o crime.
A prisão dele não representa o fim das investigações, pois suspeita-se que outras pessoas estejam envolvidas no esquema. Por enquanto, não há indícios da participação de outros servidores do banco. As investigações começaram quando o filho de uma correntista percebeu que a conta havia sido movimentada após a morte dela. Estima-se que o criminoso tenha embolsado pelo menos R$ 400 mil com as fraudes. João foi indiciado por estelionato, falsidade ideológica e se a participação de mais pessoas no esquema for comprovada, será incluída a acusação de associação criminosa.
O bancário trabalhava há sete anos na agência do Banpará localizada na avenida Senador Lemos. De acordo com a polícia, ele usou as informações privilegiadas para escolher as vítimas e fazer as movimentações por meio de transferência eletrônica disponível (TED). A polícia identificou transações ilegais em cinco contas - quatro de pessoas mortas e uma de um empresário que está vivo.
O mandado de prisão preventiva expedido contra João foi cumprido pela equipe de policiais civis da Dioe. O delegado Neyvaldo Silva, que comandou as investigações, disse que o dinheiro era desviado para a conta da esposa do servidor público. Ela será ouvida hoje. “Ele agiu com ousadia, usou a esposa no crime. Ela se passava pela pessoa falecida para realizar as transações, que em alguns casos foram feitas na própria boca do caixa. Foi um crime quase perfeito, porque como servidor ele tinha todos recursos para ter acesso a todos os detalhes sobre as contas das vítimas”, afirmou o delegado.
Uma equipe de auditores do Banpará trabalhou em parceria com a polícia. O advogado do banco, Paulo Arevelo, diz que não há dúvida de que a fraude ocorreu. Após a conclusão da auditoria, que determinará exatamente quanto foi desviado, medidas administrativas serão adotadas pelo Banpará. (Pararijos NEWS)

Mais de 6,4 milhões confirmam inscrição

Aloizio Mercadante: orientações finais aos estudantes que participam do Enem 2015Aloizio Mercadante: orientações finais aos estudantes que participam do Enem 2015
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse ontem que 6.414.700 estudantes já acessaram o cartão de confirmação para saber o local e o horário em que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Ao todo, 7,7 milhões de alunos se inscreveram para fazer as provas, que estão marcadas para o próximo fim de semana.
Ao participar de entrevista no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Mercadante avaliou o número como excelente e lembrou que muitos estudantes ainda devem confirmar participação ao longo do dia de hoje.
O ministro orientou os alunos para que imprimam, com antecedência, o cartão de confirmação do exame, já que o processo este ano está sendo feito apenas pela internet. Ele lembrou que o cartão deve ser colocado próximo a um documento com foto e a uma caneta preta de material transparente, para que nenhum dos itens seja esquecido nos dias de prova. “Sempre tem brasileiro que deixa para a última hora. Não façam isso”, disse. (Pararijos NEWS)

"Não sei do que se trata", diz vereador preso

Raul Batista prestou depoimento na sede da Polícia Federal (Foto: Ney Marcondes)
O vereador de Belém e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Raul Batista, negou que tenha participação nas fraudes na concessão de seguro defeso ao pescador artesanal. Ele foi preso, na manhã desta quinta-feira (22), pela Polícia Federal, que investiga mais 17 servidores e intermediários ligados aos órgãos públicos responsáveis por essa concessão, no estado do Pará.
Batista afirmou à reportagem da RBATV que os 100 mil reais encontrados na residência dele hoje são provenientes da venda de um automóvel.  "Não tenho consciência do que se trata, mas, assim que souber, vou prestar todo esclarecimento", disse.
Keimeson Nascimento, advogado de Raul Batista, está preparando a defesa do pastor. "Temos que ter acesso ao inquérito e provar que ele não tem relação com a superintendência, ou cargo relacionado a seguro defeso", afirma. 
Após prestar depoimento na sede da Polícia Federal, em Belém, Raul Batista foi encaminhado para o Centro de Recuperação Especial Coronel Anastácio das Neves, no complexo de Americano, em Santa Isabel, onde ficará preso em cela especial.
As investigações da Operação Arapaima, deflagrada hoje, começaram em 2014. O inquérito policial instaurado é de abril de 2014, para apurar e identificar os membros que agiam na organização criminosa. De acordo com as investigações, as atividades ilícitas eram realizadas com a inserção de dados falsos no sistema de registro geral da pesca (RGP), possibilitando o cadastramento de pessoas que não seriam pescadores artesanais.
Policiais devem cumprir, ao todo, 17 mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão hoje em Belém, Ananindeua, Soure, Cametá, Santa Isabel e Altamira.
(DOL, Pararijos NEWS com informações de Marcos Aleixo/RBATV)

Táxi pega fogo e explode

Em cerca de dez minutos, o automóvel foi completamente destruído pelas chamas. O veículo não tinha seguro e a perda foi total. Guardas municipais que fazem ronda na Praça da República usaram extintores para tentar conter o fogo.Em cerca de dez minutos, o automóvel foi completamente destruído pelas chamas. O veículo não tinha seguro e a perda foi total. Guardas municipais que fazem ronda na Praça da República usaram extintores para tentar conter o fogo.
Um automóvel pegou fogo e ficou completamente destruído, ontem à tarde, no centro de Belém. O incidente ocorreu na rua Tiradentes com a avenida Assis de Vasconcelos, no bairro do Reduto. O veículo pertencia a um taxista que realizava sua primeira corrida depois de ter recebido o carro da oficina, após uma manutenção de rotina. Apesar da proporção da destruição do carro, ninguém se feriu.
Segundo o proprietário do táxi, que estava bastante abalado com o ocorrido, o veículo não apresentava problemas graves, mas como parte da rotina do taxista, o veículo modelo Fiesta foi levado a uma oficina para a manutenção regular. Até ontem de manhã, o carro  ainda estava na oficina e, à tarde, o taxista recebeu o veículo e voltou ao trabalho.
Durante a primeira corrida, ele percebeu que algo estava errado. O carro começou a esquentar e a sair fumaça do capô. Em poucos minutos o fogo começou a surgir e ele e os passageiros - turistas de origem estrangeira - só tiveram tempo de deixar o carro e se proteger. O taxista lamentou a perda do carro e foi amparado por moradores que vivem no perímetro em que o incidente ocorreu. O veículo não tinha seguro. A perda do carro foi total. (Pararijos NEWS)

Escândalo envolve Helder




A Polícia Federal (PF) deflagrou ontem a Operação Arapaima (nome científico do Pirarucu) com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de cometer fraudes na concessão do benefício social de seguro defeso ao pescador artesanal, envolvendo servidores e intermediários ligados aos órgãos públicos responsáveis por essa concessão no Pará.
Até o final da manhã de ontem, 15 pessoas tinham recebido voz de prisão e após prestarem esclarecimentos à polícia federal foram encaminhadas para a Superintendência do Sistema Penal do Estado (Susipe). O delegado Ildo Gaspareto, Superintendente da Polícia Federal do Pará, disse que as investigações permanecem, pois a partir dessas prisões as apurações podem tomar novos rumos. Até o final da manhã de ontem a polícia não tinha informações da quantia arrecadada pela organização criminosa e também não tinha o número de beneficiados.
É o segundo escândalo na área da Pesca deflagrado em menos de uma semana. Ambos os esquemas criminosos estavam sendo executados esse ano, durante a última gestão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), extinto no início desse mês. No esquema deflagrado na semana passada, os policiais federais chegaram a prender e levar para depoimento assessores diretos do ex-ministro Helder Barbalho (PMDB).
Desta vez, o alvo da operação foi o vereador e pastor de Belém Raul Batista (PRB). Ele está sendo investigado desde o mês de abril do ano passado e é apontado como o mentor de uma quadrilha que atuava nas fraudes contra o seguro defeso, perante à Superintendência Federal da Pesca no Pará (SFPA) e Postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE/MTE), bem como às agências da Caixa Econômica Federal no Estado.
Cerca de 70 policiais federais cumpriram 18 Mandados de Prisão temporária e 17 Mandados de busca e apreensão, a grande maioria nas cidades de Belém e Ananindeua, mas também em Soure, Cametá, Santa Isabel e Altamira. Até o final da manhã de ontem, apenas três pessoas estavam como foragidas.
O Superintendente da PF do Pará, Ildo Gaspareto, explicou que as investigações se iniciaram no dia 29 de abril do ano passado após o superintendente da SFPA, na época, identificar que pessoas que não trabalhavam com a pesca estavam sendo beneficiadas com o seguro defeso. A partir da denúncia, a PF passou a fazer a investigação do caso e identificou que havia uma organização criminosa.
O vereador e pastor Raul Batista está sendo apontado como o líder da organização, uma vez que ele seria o responsável em encaminhar os nomes dos falsos pescadores para o cadastro do seguro defeso. Ele recebeu voz de prisão, na manhã de ontem, no interior de sua casa, no Marco. Os policiais precisaram chamar um chaveiro para entrar na casa do vereador evangélico. Após conseguirem arrombar o local, a equipe encontrou a quantia de R$ 100 mil.
O valor foi apreendido e já está à disposição da Justiça. Em depoimento à polícia, o pastor alegou que a quantia em dinheiro é referente a venda de um veículo.  “Eu não tenho participação nenhuma nisso. Isso é uma denúncia política”, falou. (Pararijos NEWS)

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Multa contra CDP chega a R$ 2 milhões

Vila do Conde: local onde o naufrágio causou os maiores problemas em BarcarenaVila do Conde: local onde o naufrágio causou os maiores problemas em Barcarena
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) multou em R$ 2 milhões a Companhia Docas do Pará (CDP) pela demora na entrega de um plano consolidado de ações para a retirada dos bois e do óleo do navio Haidar, que naufragou no porto de Vila do Conde. O plano foi cobrado desde o dia 6 de outrubro, quando ocorreu o desastre: desde então, a Semas emitiu doze autos de infração e quatro notificações cobrando o documento e multou a CDP e as empresas em R$ 200 mil ao dia.
Além disso, o juiz Deomar Barroso, da Vara Cível e Criminal de Barcarena, determinou ontem o arresto e apreensão de dois navios das empresas Hosein Sleiman, a Sleiman Co & Sons e Tamara Shipping, responsáveis pelo acidente que culminou com a morte de mais de quatro mil bois no Porto de Vila do Conde. Os navios “Pollux” e “Zaher V”, ambos de bandeira libanesa, estão ancorados próximo de Mosqueiro.
A decisão judicial determina que a apreensão seja feita pela Marinha do Brasil em caráter de urgência. Na ação judicial de nº 0098844.72.2015.814.0008, o juiz ainda determina a intimação da Global Agência Marítima Ltda., considerada braço brasileiro dos armadores internacionais, e também da Minerva S/A, empresa proprietária da carga e que tem matriz em São Paulo. (Pararijos NEWS)

Kamilla faz dieta rigorosa



Modelo fotográfica desde os 17 anos, a paraense Kamilla Salgado está obstinada: quer recuperar a barriga chapada e a cintura com 60cm que tinha em 2010, quando foi eleita “Miss Mundo Brasil”. E o foco na rotina já está dando resultados. A ex-BBB já conseguiu reduzir 5cm na medida abdominal, passando dos 67cm que tinha para os atuais 62cm.
“Estou fazendo uma dieta restrita para secar toda a gordura do corpo, é a parte mais complicada do tratamento. Estou consumindo pouquíssimos carboidratos”, conta Kamilla, que iniciou a dieta no dia 13 de outubro e continuará com ela até 2 de novembro. “Quero secar todas as gorduras indesejadas para depois ganhar músculos”.
A dieta da ex-BBB é rica em folhas e verduras, além da grande ingestão de água. “Para combater a retenção de líquidos, tenho feito uso de um diurético que ajuda o corpo a eliminar liquídos excessivos do tecido subcutâneo e a intensificar a queima de gordura”, diz.
Entre as atividades físicas, estão tênis, treinamento funcional e balé fitness. Ela também gosta de correr e tem feito um trajeto de 6,5 km diariamente antes de ir para a faculdade. (Pararijos NEWS)

Homem é crivado de balas, no Guamá


Jacson da Costa Gomes, de 43 anos, que explorava o serviço de transporte clandestino por vans no bairro do Guamá, em Belém, foi executado com sete tiros nas costas, por volta das 15h30 de ontem, na avenida José Bonifácio com a rua Padre Cícero. Jacson também mantinha um estabelecimento comercial no município de Igarapé-Miri, no nordeste do Estado. O crime ocorreu na porta da residência dele. Familiares disseram à polícia que Jacson saía da Hilux prata de placa JXH-0871 quando dois homens encapuzados se aproximaram dele num Peugeot vermelho e abriram fogo.
O delegado Bruno Brasil, da Seccional Urbana do Guamá, que deve presidir o inquérito do homicídio, disse que o crime teve características de execução, pois nada foi roubado da vítima. “A família está muito abalada. Por enquanto, os parentes informaram apenas que ele não tinha passagem pela polícia e nem estaria ameaçado. A vítima conversava com um primo no instante do homicídio. Ele será chamado a prestar esclarecimentos”.
Alcir Cardoso, amigo da vítima, disse que Jacson conversava na porta de casa e foi até a Hilux pegar um documento. Nesse momento foi abordado pelos matadores. “Eles começaram a atirar nele pelas costas. Ele correu em direção à rua Padre Cícero, tentando fugir”, contou. A vítima tombou de bruços, na calçada da própria casa. “Era evangélico, trabalhador e sem inimigos”, descreveu Paulo Quaresma, cunhado de Jacson. O autônomo residia naquele endereço havia seis anos e mantinha um bom relacionamento com vizinhos. Dentro do imóvel da família, os parentes gritavam, desesperados.
A delegada Adriana Esteves, da Divisão de Homicídios, esteve no local para iniciar a apuração do crime. Os peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves também fizeram o levantamento das primeiras informações sobre o assassinato. Ao examinar o corpo, eles constataram que sete projéteis atingiram Jacson pelas costas. Um projétil chegou a acertar o farol traseiro do lado direito da Hilux, possivelmente no momento em que a vítima tentava escapar. Ao final da investigação no local do crime, o cadáver foi removido para necropsia no Instituto Médico Legal (IML). (Pararijos NEWS)

Vereador de Belém é preso pela Polícia Federal

Foto: Reprodução/Facebook
O pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e vereador de Belém Raul Batista foi preso pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quinta-feira (22), suspeito de fazer parte do grupo que fraudava a concessão do benefício social de seguro defeso ao pescador artesanal.
Outros servidores e intermediários ligados aos órgãos públicos responsáveis por essa concessão, no estado do Pará, também são investigados pela PF  na Operação Arapaima, deflagrada hoje.  Segundo a polícia, os envolvidos ficavam com o dinheiro disponibilizado para o benefício.
No momento da prisão, foram encontrados 100 mil reais em dinheiro na casa de Batista.
O vereador prestou depoimento na sede da Polícia Federal, em Belém. Em seguida fez exame no Instituto Médico Legal para, então, ser encaminhado ao sistema penitenciário.
As investigações começaram em 29 de abril de 2014, na gestão do também pastor evangélico Eduardo Lopes. A PF cumpre hoje 17 mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão, em Belém, Ananindeua, Soure, Cametá, Santa Isabel e Altamira.
O delegado Gerson França informou que as investigações são da gestão de Eduardo Lopes no Ministério da Pesca, que é do partido PRB, o mesmo do vereador Raul.
O inquérito policial instaurado é de abril de 2014 para apurar e identificar os membros que agiam na organização criminosa. De acordo com as investigações, as atividades ilícitas eram realizadas com a inserção de dados falsos no sistema de registro geral da pesca (RGP), possibilitando o cadastramento de pessoas que não seriam pescadores artesanais.
(DOL/Pararijos NEWS com informações de Emily Beckman/Diário do Pará)

CBF bate o martelo


Ainda sob os holofotes do acesso à Série C de 2016, os jogadores do Remo se apresentam hoje, no Baenão, para começar o trabalho preparatório para o jogo contra o Botafogo de Ribeirão Preto (SP).
Ontem à tarde, o departamento técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou os horários dos jogos da semifinal da Série D. O jogo entre Remo e Botafogo está mantido no domingo (25), às 19 horas (horário de Brasília), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. O jogo de volta está agendado para o dia 1º de novembro, no Mangueirão, em Belém, às 20h (horário de Brasília).
O River-PI abrirá as semifinais, em casa, no estádio Albertão, diante do Ypiranga, às 19h30 (Brasília) do dia 24. O jogo de volta será no dia 31, no Colosso da Lagoa, em Erechim, às 17h (Brasília).
No pouco tempo de trabalho que terá, Cacaio deve definir os substitutos de Eduardo Ramos no meio-campo, e Levy e Mateus Müller na lateral-direita e esquerda respectivamente. O ER10 e Müller estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e Levy, pela expulsão.
Espera-se de Cacaio uma alternativa criativa na lateral-direita, já que no banco estão à disposição apenas o próprio Levy e o jovem Gabriel Proença, de 20 anos, formado nas categorias de base do Fluminense, que ainda não foi relacionado para nenhuma partida. Vale lembrar que Cacaio, contra o Nacional-AM, em Manaus, improvisou Ilailson no setor, e pode fazê-lo de novo. No meio de campo, o problema é de menor escala. O treinador tem vários jogadores à disposição: Edicleber, Juninho e Ratinho. Deles, apenas Edicleber é canhoto, o que pode pesar na escolha do treinador.
A viagem para São Paulo está marcada para amanhã à noite. Alex Ruan, absolvido pelo STJD pela  expulsão diante do Palmas, em Palmas-TO, deve voltar como titular, após ficar fora por três partidas.
A folga de três dias dada ao elenco já estava no programa de trabalho da comissão técnica, segundo o preparador físico Robson Melo. “Havíamos planejado se acontecesse a classificação. Como aconteceu, então, a folga veio, e é merecida pelo intenso desgaste físico dos jogadores. Amanhã (hoje) voltamos aos trabalhos. Os jogadores treinam comigo no primeiro tempo e depois com o Cacaio”, diz.
Árbitros - O carioca Wagner do Nascimento Magalhães, de 36 anos, foi o escolhido em sorteio realizado na sede da CBF para apitar Botafogo (SP) x Remo. Ele é aspirante ao quadro da Fifa e também trabalha como administrador de empresas.
Nesta temporada de 2015, além do campeonato carioca, Wagner foi árbitro em oito partidas da Série A, uma da Série B e duas da Série D, sendo a última no sábado (17), quando o Ypiranga (RS) sacramentou seu acesso à Série C empatando por 1 a 1 com a Caldense, no Colosso da Lagoa. (Pararijos NEWS)

Garoto sumido é encontrado atrás de parede falsa

Garoto sumido é encontrado atrás de parede falsa (Foto: Reprodução)
Cinco pessoas que viviam no local foram detidas. (Foto: Reprodução)
Quatro anos após seu desaparecimento, um adolescente de 13 anos foi encontrado pela polícia atrás da parede falsa de uma casa no Estado americano da Geórgia, nos EUA, neste sábado (29). Ele foi devolvido para a mãe.   Em circunstâncias ainda inexplicadas, o menino conseguiu mandar uma mensagem de texto para a mãe sobre a localização da casa em Jonesboro, 28 km ao sul da cidade de Atlanta. 
"Ele foi encontrado escondido atrás de uma parede falsa no parte interior da casa", informou o sargento Kevin Hughes, da polícia local.  Segundo ele, o garoto parecia estar em boas condições de saúde. 
Cinco pessoas que viviam no local foram detidas, entre elas o pai do menino, Gregory Jean, 37, e sua companheira, Samantha Joy Davis.
Eles serão julgados por cativeiro, crueldade infantil e obstrução ao trabalho da polícia.
(Pararijos NEWS, com agências internacionais)

Dupla usava táxi para cometer assaltos

Dupla usava táxi para cometer assaltos (Foto: Wagner Almeida)
Paulo Santos e João Nascimento foram presos em flagrante. (Foto: Wagner Almeida)
Um taxista, um adulto e 3 adolescentes são suspeitos de terem cometido vários assaltos, no bairro o Guamá, em Belém, na madrugada de ontem (21). Eles só se entregaram após serem perseguidos por várias viaturas da Polícia Militar (PM), situação que terminou na pista expressa da avenida Almirante Barroso, bairro Sousa, próximo ao Entroncamento. Ninguém ficou ferido. 
O taxista, João Guilherme Maiolino do Nascimento, 50 anos, Paulo Rodrigues dos Santos, 22, 2 adolescentes de 17 anos e uma jovem de 15 estavam dentro do carro no momento que as viaturas interceptaram o veículo modelo Fiat Linea, branco, na avenida Almirante Barroso. De acordo com o sargento PM B. Alencar, lotado no 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM), uma das vítimas acionou a guarnição. 
“No cruzamento das passagens Popular com a São Lázaro, no Guamá, um rapaz nos disse que tinha sido assaltado. Mandamos ele entrar na viatura e pedimos apoio para as viaturas da área”, informou o militar. O carro com os adolescentes e os adultos foi localizado e perseguido. “Eles fugiram para a Almirante Barroso, avançaram vários sinais fechados e só pararam quando os pneus estouraram, depois que bateram na proteção da via expressa”, disse o sargento PM.
Foi feita uma revista nos 5 ocupantes do carro e os policiais afirmam que encontraram algumas bolsas e vários aparelhos celulares, que seriam de prováveis vítimas de assaltos. Além disso, 3 armas de brinquedo, que teriam sido usadas nos delitos, foram apreendidas. Todos os envolvidos, reconhecidos pela vítima, foram encaminhados para a Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da Terra Firme.
Exceto o taxista, todos confessaram participação nos assaltos. João Maiolino alegou que teria sido vítima tanto dos adolescentes quanto do maior detido. Porém, assim como os infratores, o maior, Paulo, afirmaram que ele era conivente da situação e que teria “cobrado R$200 e um aparelho celular para disponibilizar o táxi para usar nos assaltos”. 
Os infratores foram encaminhados para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), para prestarem depoimento à autoridade competente. Enquanto que João e Paulo foram autuados em flagrante por roubo qualificado e corrupção de menores de idade.
(Pararijos NEWS/Fabrício Nunes/Diário do Pará)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Divulgados número de casos de malária no Pará

Divulgados número de casos de malária no Pará (Foto: Divulgação/Agência Pará )
(Foto: Divulgação/Agência Pará )
Comparado ao mesmo período do ano passado, os números de casos de malária no Pará reduziu 30%. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), na terça-feira (21). Entre janeiro a setembro de 2015, foram registrados 7.702 casos de malária, sendo que em 2014, neste mesmo período, o número de casos confirmados foi de 10.455.
“As ações de prevenção e combate são realizadas com o apoio de barcos grandes e voadeiras que levam microscopistas para os municípios. Além, é claro, da distribuição de mosqueteiros para prevenção da doença à população, principalmente dos municípios de difícil acesso”, disse Bernardo Cardoso, diretor do Departamento de Controle de Endemias da Sespa.
Para livrar a população da doença no estado também foram implantadas Unidades de Diagnóstico e Tratamento (UDT) em todo o território paraense. São 860 no total. Além disso, as equipes de campo estão equipadas com motos, carros e utilizando microscópios que ajudam a detectar a doença juntamente com as secretarias de Saúde dos 144 municípios. Sem contar com os mosquiteiros que são distribuídos, gratuitamente, para a população.
“No ano passado, de janeiro a dezembro, foram constatados cerca de 13 mil casos e esse ano a previsão é de no máximo 9 mil. Uma redução significativa da doença”, acrescentou Bernardo Cardoso.
Em 4 anos 
O número de casos caiu de mais de 180 mil, em 2010, para cerca de 11,6 mil em 2014. As principais ações que levaram a esse resultado positivo foram a distribuição de 180 mil mosquiteiros impregnados de inseticida à comunidade e a garantia de funcionamento das Unidades de Diagnóstico e Tratamento (UDT), onde são feitos os exames laboratoriais para diagnóstico da malária e distribuídos os medicamentos. 
Desde a década de 90, o controle da malária é focado no diagnóstico precoce e tratamento da doença. A borrifação, que tem como alvo o mosquito, é usada em casos especiais, devido ao risco de contaminação das pessoas e meio ambiente.
(DOL, Pararijos NEWS com informações da Agência Pará)

Estudantes ignoram Enem

Balanço do Ministério da Educação (MEC) aponta que, até a manhã de ontem, 95,9 mil dos 369,2 mil participantes paraenses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 não haviam acessado o cartão de confirmação na Página do Participante. O montante corresponde a 26% dos inscritos no Estado. A proporção é superior a margem nacional (22%), que indica uma parcela de 1,6 milhão que ainda não acessaram o cartão do total de 7,7 milhões de pessoas inscritas para o exame.
A região Norte é a com o menor número de acessos ao cartão proporcionalmente. Dos 816.295 inscritos da região Norte, 597.880 (73%) acessaram o cartão de confirmação. Por outro lado, a região Nordeste lidera  as consultas ao cartão, com quase 80% de acessos, até o momento. Nesta edição, os cartões estão disponibilizados exclusivamente pela internet. A medida permitiu economia de R$ 16,5 milhões para os cofres públicos.
As provas do Enem ocorrem no neste final de semana, dias 24 e 25 de outubro. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Chico Soares, reafirma a necessidade dos participantes não deixarem para verificar o local de prova na última hora. “É fundamental que os de inscritos que ainda não acessaram o cartão de confirmação façam esse procedimento ao longo da semana com tranquilidade”, ressalta Soares.
Para acessar o cartão de confirmação, o participante deve informar CPF e senha para visualizar e imprimir o documento. Quem esqueceu a senha, deve entrar na Página do Participante para recuperá-la. Para isso, basta informar o CPF e a data de nascimento. Feito a solicitação de senha, é necessário aguardar o encaminhamento por e-mail ou mensagem no celular (SMS) para realizar o novo acesso.
O cartão apresenta os dados do participante – data, hora e local de realização das provas; nome; CPF; número de inscrição no Enem; opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além de indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).
Com o início do horário de verão no último domingo (18) em alguns estados e também devido aos diferentes fusos horários existentes no Brasil, o MEC alerta em seu site (portal.mec.gov.br) que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 saibam com clareza quais serão os horários de abertura dos portões e de início das provas nos estados onde participarão do exame. A tabela detalhada com os horários de abertura dos portões e de início das provas em cada Unidade da Federação foi disponibilizada pelo MEC neste endereço na internet: r/component/content/article?id=31391
A aplicação acontece no próximo fim de semana, nos dias 24, sábado, e 25, domingo, em todo o País, seguindo o horário oficial de Brasília.
Entre os estados que não adotaram o horário de verão, a abertura dos portões será das 11 às 12 horas (horário local), com o início das provas às 12h30: Pará, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. (Pararijos NEWS)

Russinha traz onda de calor


As lindas mulheres da Rússia estão mais perto dos brasileiros. A bela modelo Olga Alberti mostra que o clima lá pode ser bem quente. Ela fez um ensaio sensual para o site “Bella da Semana” (www.belladasemana.com.br), que os marmanjos de plantão podem conferir.
Louca por frutos do mar, a lourinha Olga, que completa 27 aninhos nesta semana, tira a roupa sem nenhum pudor e mostra que as russas estão entre as mulheres mais lindas do mundo. Perguntada se foi difícil tirar as roupas frente às câmeras, responde de bate-pronto: “Até que não...” Como foi a primeira vez que fotografou para um site brasileiro, foi perguntada se pretende passear por aqui: “Claro, quem não gostaria? (risos). Quero conhecer os brasileiros”. Quando o assunto é sexo, garante que jamais se sentiu atraída por mulher. (Pararijos NEWS

Promotor quer bloquear bens da CDP


Promotor de Barcarena quer garantias de reparação para as áreas degradadas pelo acidente com o navio HaidarPromotor de Barcarena quer garantias de reparação para as áreas degradadas pelo acidente com o navio Haidar
O Ministério Público do Estado do Pará pediu a indisponibilidade dos bens da Companhia Docas do Pará (CDP), da Minerva S/A e da Global Agência Marítima Ltda., apontadas como responsáveis pelo naufrágio do navio Haidar, de bandeira libanesa, que afundou no último dia 6 com uma carga de 4,8 mil bois vivos e 750 toneladas de combustíveis em Barcarena. A ação cautelar foi proposta na última sexta-feira, 16, com pedido de liminar, à 1ª Vara Cível da Comarca pelo 2º promotor de Justiça de Barcarena, Antônio Lopes Maurício, com o objetivo de permitir a reparação da área degradada e a compensação ambiental, em decorrência do dano ocasionado pelo acidente.
O Ministério Público entende que CDP, Minerva e Global foram responsáveis pelos prejuízos e o bloqueio deverá ser suficiente para permitir ambas as reparações. “Assim, não é excessivo o pedido de indisponibilidade patrimonial de todos os bens, que poderá ser eventualmente reduzido, caso os valores encontrados sejam manifestamente superiores aos necessários”, argumentou o promotor .
Para que fiquem indisponíveis tais bens, devem ser encaminhados ofícios aos cartórios de registros de imóveis, instituições bancárias, Detrans, Capitania dos Portos e Tribunal Marítimo (para os navios e embarcações), Adepará (para o gado) e à Comissão de Valores Imobiliários. (Pararijos NEWS)

Pará realiza 50% das cirurgias no Norte

Pará realiza 50% das cirurgias no Norte (Foto: Ricardo Amanajás)
Congresso sobre cirurgia bariátrica será realizado atá o dia 26 (Foto: Ricardo Amanajás)
Responsável por cerca de 50% das cirurgias bariátricas realizadas no Norte do País, o Pará é o Estado que mais executa este tipo de procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Apesar de possuir apenas 1 hospital credenciado para oferecer a cirurgia pelo sistema público, o Estado se destaca diante da realidade nacional, onde as cirurgias feitas pelo SUS representam de 8% a 10% do total.
 Presente em Belém para participar do XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que ocorre até a próxima sexta-feira (23) no Hangar-Centro de Convenções da Amazônia, o presidente da SBCBM, Josemberg Campos aponta que o baixo índice de realização das cirurgias bariátricas pelo SUS ainda é um desafio para o País. Mais do que uma solução para a obesidade, a cirurgia bariátrica hoje já é vista como uma opção para amenizar ou solucionar outras 60 doenças que estão associadas, como a diabetes. O médico, entretanto, destaca a importância de não se banalizar o procedimento apenas para fins estéticos. “A cirurgia é indicada para pessoas que tenham obesidade em classificação grave ou em classificação moderada, mas com doenças associadas”.
Antes de que se considere a possibilidade de realizar o procedimento, é importante que o paciente procure um médico especialista e credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica.
(Cintia Magno/Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Bancários rejeitam proposta e greve continua no país

Foto: Sindicato dos Bancários do ParáFoto: Sindicato dos Bancários do Pará
Em reunião com a Fenaban (Federação Nacional de Bancos), na tarde desta terça-feira (20), em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta de reajuste salarial da categoria, que foi de 7,5% nos salários sem abono. As informações foram confirmadas pelo Sindicato dos Bancários do Pará. A greve continua e as negociacões seguem nesta quarta-feira (21) no hotel Makssoud Plaza, em São Paulo.
A categoria quer reajuste salarial de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real); PLR: 3 salários mais R$ 7.246,82 e Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários. Eles também pedem vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 788 cada. Além disso, os trabalhadores querem pagamento para graduação e pós, além de melhorias nas condições de trabalho e segurança.
Segundo o Sindicato dos Bancários do Pará, nesta segunda-feira (19), a greve atingiu 415 agências de bancos públicos e privados, o que representa uma adesão ao movimento de 84% do total de unidades bancárias do Estado. Em todo o Brasil, já são 12.277 agências bancárias paradas. (Pararijos NEWS)

Reunião irá discutir os cortes na folha

Reunião irá discutir os cortes na folha  (Foto: Cezar Magalhães)
(Foto: Cezar Magalhães)
Trezentos professores da rede pública municipal se reúnem hoje (21) em uma assembleia para tratar sobre uma série de cortes feitos na folha de pagamento de servidores do município.
Segundo o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), Aldo Rodrigues, 40% dos servidores operacionais em diversas secretarias perderam alguns benefícios, como hora extra vinculada à gratificação por tempo integral, vale-alimentação e outras gratificações. Isto ocorreu a partir de um decreto instituído em agosto deste ano pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.
A justificativa da prefeitura, de acordo com Aldo, foi a aplicação de uma medida de contenção que pretende “otimizar” as despesas do município. Pelo decreto, o servidor que tirar férias ou for beneficiado por uma licença prêmio, perderia o auxílio alimentação que equivale a 40% dos vencimentos. O entendimento da categoria é que isso reflete em uma punição. “Depois disso ninguém vai querer tirar férias”, aponta Aldo. 
Outros pontos a serem tratados pelos professores serão a proposta feita pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) sobre a extinção do período intermediário das escolas municipais e do estrangulamento do Ensino para Jovens e Adultos (EJA).
Ao todo, são 73 escolas vinculadas ao município. Dessas, 23 possuem o turno intermediário, de 11h às 15h. O professor conta que, apesar da dificuldade pedagógica do horário, a demanda de alunos é grande para que as escolas deixem de ofertar esse turno.
Por lei, segundo Aldo Rodrigues, uma sala de aula deve conter no máximo 40 alunos. Mas depois que o intermediário for extinto, o que deve acontecer no próximo ano letivo, as salas ficariam inchadas, provocando superlotação e diminuição de carga horária de professores. 
Quanto ao EJA, a principal preocupação da categoria é com o ensino aprendizagem de alunos. “O ritmo de aprendizagem desse público é diferenciado. O que a Semec pretende é criar salas polo que ficarão longe da residência do aluno. Se a evasão já é grande no EJA, imagina se o número de turmas for enxugado ou se o estudante for obrigado a estudar longe de casa”, avalia.
(Wal Sarges/Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Adepará apreende 80 mil vacinas contra aftosa

Caias com vacinas apreendidas em Monte AlegreCaias com vacinas apreendidas em Monte Alegre
Equipe da regional de Santarém da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) apreendeu, na segunda-feira (19) à noite, 80 mil doses de vacina contra a febre aftosa. O produto acondicionamento inadequadamento. A carga saiu de uma distribuidora localizada na região Nordeste do País e tinha como destino final uma revenda veterinária no município de Monte Alegre, no oeste do Pará. A apreensão ocorreu no porto hidroviário de Monte Alegre.
Segundo o gerente de regional da Adepará em Santarém, André Reale, que acompanhou a apreensão, a vacina deveria estar acondicionada em temperatura de 2 a 8 graus, como determina a legislação vigente. “A carga foi transportada de avião do Nordeste até Belém, e de Belém veio de balsa até Monte Alegre. No momento da vistoria, na chegada da carga, verificou-se que as mesmas estavam em temperatura quase ambiente, com média de 25 graus. Por isso, houve a apreensão”, explicou.
André Reale acredita que a quantidade apreendida, se corretamente acondicionada, poderia imunizar cerca de 80 mil bovinos ou bubalinos. “Vale ressaltar que essa quantidade é cerca de 36% do rebanho de Monte Alegre, que na campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada pela Adepará, etapa maio de 2015, registrou aproximadamente 224 mil cabeças”, contabilizou. (Pararijos NEWS)

Corpo é enterrado no quintal


A cabeleireira Josi Cleice Rodrigues da Costa, de 36 anos, foi indiciada ontem pelo homicídio e pela ocultação do cadáver do próprio marido, Alexandre dos Reis, de 40 anos, conhecido como “Carioca”. Ele estava desaparecido havia seis meses e graças a uma denúncia anônima foi encontrado na tarde de ontem, enterrado no quintal da residência do casal, localizada na passagem Nazareno, no Jaderlândia. Josi responderá ao processo em liberdade. Uma arma e um terçado foram apreendidos no imóvel.
A descoberta do cadáver no quintal não surpreendeu os vizinhos do casal, que descrevem Josi como agressiva e antissocial. “Ela mora aqui desde criança. Lembro dela do tempo que frequentava a igreja, mas ela sempre foi uma pessoa que outros detestavam. Não estou surpresa com isso, eu tinha certeza que esse homem não tinha saído de casa. Eu e outros vizinhos ouvimos de manhã cedo os gritos dele por socorro. Faz muito tempo e depois disso ele nunca mais foi visto”, disse a dona de casa Mara Rúbia, que mora ao lado do imóvel onde os crimes ocorreram.
Outros vizinhos forneceram informações semelhantes à polícia. Três meses após o desaparecimento alguns policiais estiveram na casa, mas nada foi encontrado. Ontem, uma equipe de policiais civis e miliares da delegacia do Jaderlândia retornou ao local para apurar a denúncia de que o corpo estava escondido no quintal. Josi apontou o local onde o cadáver estava e o Corpo de Bombeiros foi acionado para perfurar o piso de concreto. De acordo com o tenente Bruno Reimão, o trabalho era complexo, porque a equipe não poderia danificar o corpo da vítima. “Tinha cerca de 30 centímetros de concreto acima dele. O corpo já estava em avançado estado de decomposição, mas nenhuma parte do corpo foi desmembrada, ele estava inteiro”, afirmou.
Uma equipe de peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves foi acionada para analisar o local do crime. O perito Jadir Ataíde contou que a cova tinha 42 centímetros de profundidade e foi fechada com uma espessa camada de concreto. “O terreno é arenoso e o calcário contribui para certa conservação do corpo, mas somente por meio do exame de DNA será possível confirmar que a vítima é de fato a pessoa que está desaparecida. Vamos radiografar totalmente o corpo para tentar identificar se há alguma fratura e assim tentar descobrir as causas da morte”, explicou.
Acusada afirma que a vítima teve uma overdose e morreu em abril
Josi da Costa confirmou que o corpo enterrado no quintal era de Alexandre dos Reis, mas ela nega que tenha matado o marido. Segundo a acusada, Alexandre, que era natural do Rio de Janeiro, usava drogas e era violento. O relacionamento deles sempre foi conturbado e marcado por brigas. A cabeleireira disse que “Carioca” teve uma overdose e morreu na manhã de 20 de abril. “Ele fazia tratamento no Hospital das Clínicas, mas misturava tudo, os medicamentos com a droga. Ele saiu de casa à noite para beber e quando acordei já encontrei ele morto. Me desesperei e decidi enterrar para não assustar os meus filhos. Uma das crianças, de 10 anos, é filha dele. Eu não o matei. Se coloque no meu lugar. Essa foi a manhã mais horrível da minha vida”, disse Josi.
Em depoimento à polícia, a mulher também alegou inocência. Entretanto, a delegada Rosalina Arraes, da delegacia do Jaderlândia, indiciou Josi por homicídio e ocultação de cadáver. “No meu entendimento ela cometeu esse crime, mas somente a Justiça pode desqualificar ou não. Inicialmente, ela vai responder ao processo em liberdade. Vamos aguardar o laudo do IML (Instituto Médico Legal) sobre as causas da morte”, explicou a delegada.
O pedreiro que fez o piso de concreto que ocultava o corpo de Alexandre foi identificado e também prestou depoimento na tarde de ontem. De acordo com Sidney Martins, cinco sacas de cimento foram usadas. “Ela me contratou. Já tem alguns meses, não sei dizer quanto tempo faz. Pediu para fazer o piso e eu fui fazer. Não percebi nada de errado, até porque quando sou contratado não fico perguntando para os clientes detalhes do que tem na casa. Fiz o trabalho em um dia apenas e depois disso nunca mais tive contato”, disse a testemunha.
Os vizinhos afirmaram que Josi não se mostrou preocupada com o desaparecimento do marido. Como cabeleireira, ela continuava recebendo as clientes em casa. Uma cliente, que prefere não se identificar, diz que Josi confirmou que o marido estava morto. “Eu perguntei para ela se o boato que circulava no bairro era verdade. Ela me disse que o marido estava morto sim, mas tinha sido assassinado no Rio, que os vizinhos estavam loucos de dizer que ele estava no quintal”. (Pararijos NEWS)

Interdição na Augusto Montenegro vai até o dia 15

Interdição na Augusto Montenegro vai até o dia 15 (Foto: Jader Paes)
Parte da avenida Augusto Montenegro foi interditada para a realização das obras do BRT (Foto: Jader Paes)
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) anunciou, ontem, que a interdição de parte da avenida Augusto Montenegro para as obras do Bus Rapid Transit (BRT) deve continuar até o dia 15 de novembro. A liberação da via estava prevista para a última segunda-feira. No entanto, segundo a Seurb, o surgimento de algumas interferências no local onde a obra de drenagem está sendo executada, inviabilizaram o cumprimento do prazo inicial de 30 dias. Por este motivo, o trecho que vai do Conjunto da Cohab, na WE-2, até o Entroncamento, permanecerá interditado até que o serviço seja concluído.
A notícia foi recebida com revolta por quem mora ou trabalha na Marambaia, para onde o trânsito foi desviado. Os moradores afirmam que perderam a paz desde que o bairro começou a receber o fluxo intenso de veículos que transitava pela Augusto Montenegro. Para o taxista José Carlos Barros, 45, que trabalhava em um ponto na WE-2, ao lado do Centro de Saúde da Marambaia, o prejuízo foi grande. O ponto de táxi precisou ser deslocado para a SN 2, o que implicou em uma redução na procura pelos clientes.
Morador da SN 6, outra via que está recebendo grande fluxo de veículos, o comerciante Alfredo Mendes, 53, disse que o sossego dos moradores acabou. Além do barulho, os veículos levam poeira para dentro das casas. Ele diz que o conjunto não estava preparado para receber o tráfego de veículos pesados.
ACIDENTES
“Os caminhões passam e arrebentam a fiação da rua, sem contar que já ocorreram pelo menos 6 acidentes só aqui nessa esquina”, reclama. A situação é semelhante na passagem Dalva, esquina com a Samaritana. A manicure Patricia Araújo, 34, que mora há 30 anos na passagem, conta que andar pelo bairro se tornou uma tarefa difícil. “É ônibus, é carreta, e eles saem levando tudo. Nossa preocupação é como a rua vai ficar depois.”
Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), foi feita uma revitalização na sinalização nas vias que estão sendo usadas para escoamento do tráfego para que pedestres e motoristas pudessem ter mais segurança ao trafegar na área.
(Pryscila Soares/Diário do Pará/Pararijos NEWS)