segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sorteio define a Copa do Brasil 2015

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza a partir das 11 horas (de Brasília) de hoje o sorteio que define o chaveamento da Copa do Brasil 2015. A exemplo do formato usado no último ano, esta edição conta com 87 clubes, sendo que dois deles protagonizam uma fase preliminar e seis estreiam já nas oitavas de finais.
Cruzeiro, São Paulo, Corinthians, Internacional e Atlético-MG estão classificados para a Copa Libertadores da América e só começam a participar nas fases finais, que serão disputadas no segundo semestre. O mesmo vale para o Fluminense, que não joga o torneio continental, mas acabou beneficiado com uma vaga direta às oitavas de final pela campanha no Campeonato Brasileiro deste ano.
O regulamento prevê o enfrentamento da fase inicial com base no Ranking Nacional de Clubes. Ainda que o torneio seja disputado em mata-mata, a CBF divide os 80 clubes em oito “grupos” para facilitar o sorteio, sendo que o chaveamento se desenrola a partir daí. Times do mesmo grupo não se enfrentam antes das oitavas de final, quando novo sorteio será realizado.
Em ordem, os melhores colocados do ranking que começam a Copa do Brasil da primeira fase são Flamengo, Grêmio, Santos, Atlético-PR, Botafogo, Vasco, Palmeiras, Coritiba, Goiás e Bahia. Essas equipes compõem o grupo A. Esses dez clubes correm o risco de fazer longas viagens logo no primeiro compromisso válido pela Copa do Brasil. Excluindo-se Goiás e Bahia, todos os outros são do Sul e do Sudeste e podem enfrentar equipes do Acre, Amazonas, Pará ou Paraíba.
Isso porque o grupo A tem enfrentamento previsto com o grupo E, que é formado por Santo André-SP, Nacional-AM, Rio Branco-AC, Botafogo-PB, Remo-PA, Londrina-PR, Campinense-PB, Brasil de Pelotas-RS, Vitória da Conquista-BA e Villa Nova-MG.
Outros times de notoriedade nacional são divididos entre os grupos B, C e D e teoricamente têm vida mais fácil na primeira fase, enfrentando adversários de posições mais baixas do ranking.
Os primeiros jogos da Copa do Brasil da última temporada serão entre Atlético-AC e Real Noroeste-ES, que disputam uma fase preliminar para estar no grupo F do chaveamento montado pela CBF. A previsão é que a competição tenha início no dia 4 de março e a final, segundo o calendário divulgado pela entidade, será no dia 21 de novembro.

Confira abaixo os enfrentamentos e os possíveis adversários do seu time:
Clubes do grupo A enfrentam os do grupo E
Grupo A – Flamengo, Grêmio, Santos, Atlético-PR, Botafogo, Vasco, Palmeiras, Coritiba, Goiás e Bahia
Grupo E – Santo André-SP, Nacional-AM, Rio Branco-AC, Botafogo-PB, Remo-PA, Londrina-PR, Campinense-PB, Brasil de Pelotas-RS, Vitória da Conquista-BA e Villa Nova-MG
Clubes do grupo B enfrentam os do grupo F
Grupo B – Vitória, Ponte Preta, Ceará, Sport, Figueirense, Atlético-GO, ABC, Portuguesa, Criciúma e Náutico
Grupo F – Confiança-SE, Cene-MS, Santos-AP, Boavista-RJ, Coruripe-AL, Princesa de Solimões-AM, Vilhena-RO, Anapolina-GO, Brasília-DF e Atlético-AC* ou Real Noroeste-ES*
*Clubes que disputam fase preliminar
Clubes do grupo C enfrentam os do grupo G
Grupo C – Avaí, América-RN, América-MG, Chapecoense, Paraná, Bragantino, Joinville, Paysandu, ASA-AL e Boa Esporte
Grupo G – Interporto-TO, Luziânia-DF, São Raimundo-RR, Moto Club-MA, Jacuipense-BA, Lajeadense-RS, Globo-RN, Operário-MT, Ituano-SP, Águia Negra-MS
Clubes do grupo D enfrentam os do grupo H
Grupo D – Luverdense, Icasa, Fortaleza, Sampaio Corrêa, CRB, Salgueiro-PE, Caxias-RS, Cuiabá-MT, Madureira-RJ e Tupi
Grupo H – Independente-PA, Cabofriense-RJ, Estrela do Norte-ES, River-PI, Maringá-PR, Alecrim-RN, Murici-AL, Capivariano-SP, Amadense-SE e Piauí-PI
Pararijos NEWS, com informações da CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário