quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

UFPA recebe boa avaliação do MEC - Conceito da instituição subiu de 3 para 4

TUFPA recebe boa avaliação do MEC (Foto: Fernando Araújo)
Esta é a primeira vez que a UFPA recebe nota quatro do MEC (Foto: Fernando Araújo)


 Universidade Federal do Pará (UFPA) acaba de entrar para o seleto clube das universidades com nota quatro na avaliação institucional em uma escala de indicadores que tem o cinco como pontuação máxima.
O bom desempenho coloca a instituição em um novo patamar de qualidade e vai facilitar a captação de recursos do governo federal.
“Esses critérios de avaliação têm peso na distribuição de recursos. Quanto mais bem avaliada, maior a quantidade de recursos que ela estará apta a receber”, explica o reitor da UFPA, Carlos Maneschy.
Esta foi a primeira vez que a UFPA recebeu conceito quatro. Nas avaliações anteriores, a instituição vinha se mantendo com nota três.

AUDITORIA
A avaliação é feita pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) há pelo menos 15 anos. As instituições são submetidas a uma espécie de auditoria a cada três anos. Esse trabalho tem caráter institucional e não é pontual, como o feito nos cursos. A análise se dá sobre o tripé das instituições de ensino superior (ensino, pesquisa e extensão), mas pode melhorar a média geral dos cursos já que leva em conta itens como laboratórios e projeto pedagógico. 
A avaliação na UFPA foi feita entre os dias 25 e 29 de novembro por três avaliadores do MEC. Além de visitas aos institutos, esses avaliadores reuniram com gestores, docentes, técnico-administrativos e alunos da UFPA. 
Para Maneschy, o bom desempenho se deveu aos investimentos nas unidades, sobretudo em laboratórios. De 2009 pra cá, são cerca de 80 obras que exigiram investimentos superiores a R$222 milhões. 
Maneschy afirma que, para os alunos, o resultado deve ser motivo de comemoração. “É importante estar inserido em uma instituição com qualidade reconhecida nacionalmente, além da consequência direta na qualidade daquilo que recebem”. 
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário