Google+ Badge

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

UFPA recebe boa avaliação do MEC - Conceito da instituição subiu de 3 para 4

TUFPA recebe boa avaliação do MEC (Foto: Fernando Araújo)
Esta é a primeira vez que a UFPA recebe nota quatro do MEC (Foto: Fernando Araújo)


 Universidade Federal do Pará (UFPA) acaba de entrar para o seleto clube das universidades com nota quatro na avaliação institucional em uma escala de indicadores que tem o cinco como pontuação máxima.
O bom desempenho coloca a instituição em um novo patamar de qualidade e vai facilitar a captação de recursos do governo federal.
“Esses critérios de avaliação têm peso na distribuição de recursos. Quanto mais bem avaliada, maior a quantidade de recursos que ela estará apta a receber”, explica o reitor da UFPA, Carlos Maneschy.
Esta foi a primeira vez que a UFPA recebeu conceito quatro. Nas avaliações anteriores, a instituição vinha se mantendo com nota três.

AUDITORIA
A avaliação é feita pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) há pelo menos 15 anos. As instituições são submetidas a uma espécie de auditoria a cada três anos. Esse trabalho tem caráter institucional e não é pontual, como o feito nos cursos. A análise se dá sobre o tripé das instituições de ensino superior (ensino, pesquisa e extensão), mas pode melhorar a média geral dos cursos já que leva em conta itens como laboratórios e projeto pedagógico. 
A avaliação na UFPA foi feita entre os dias 25 e 29 de novembro por três avaliadores do MEC. Além de visitas aos institutos, esses avaliadores reuniram com gestores, docentes, técnico-administrativos e alunos da UFPA. 
Para Maneschy, o bom desempenho se deveu aos investimentos nas unidades, sobretudo em laboratórios. De 2009 pra cá, são cerca de 80 obras que exigiram investimentos superiores a R$222 milhões. 
Maneschy afirma que, para os alunos, o resultado deve ser motivo de comemoração. “É importante estar inserido em uma instituição com qualidade reconhecida nacionalmente, além da consequência direta na qualidade daquilo que recebem”. 
(Diário do Pará)