sábado, 13 de dezembro de 2014

Vinte mil pessoas devem seguir a padroeira de Mosqueiro hoje e amanhã

Procissão ocorrerá amanhã. Hoje tem Círio Fluvial e Trasladação na ilha de Mosqueiro.Procissão ocorrerá amanhã. Hoje tem Círio Fluvial e Trasladação na ilha de Mosqueiro.
Católicos do distrito de Mosqueiro se preparam para a trasladação da 146ª edição do Círio de Nossa Senhora do Ó, padroeira da ilha. A grande procissão será amanhã. O tema do Círio de Mosqueiro, este ano, é “Maria, ícone da igreja missionária”. A coordenação da festa espera mais de 20 mil pessoas na festividade.
A trasladação começa às 19h, com saída da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, na Praça Matriz, seguindo até a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado.
As romarias do Círio de Mosqueiro se iniciam com a Romaria Fluvial. A saída é da Igreja Santa Rosa de Lima, em Caruaru, para a Igreja Matriz, após missa marcada para as 8h. Às 10h será a vez dos ciclistas prestarem suas homenagens. A Romaria dos Ciclistas sai do Porto Pelé, com parada no Mercado Municipal e bênção na chegada à Igreja Matriz. Às 18h, ainda na Igreja Matriz, haverá missa celebrada pelo pároco do distrito, padre Cristóvão Freitas.
O policiamento será reforçado no distrito a fim de garantir maior tranquilidade. O comandante do 25ª Batalhão de Polícia Militar, coronel Ruy Chermont, informa que pelo menos 100 policiais serão destacados, com o apoio de dez viaturas e seis motos. Ele explica que o objetivo é garantir a segurança na romaria sem prejuízo do efetivo normal das praias. “Esse será o policiamento apenas para o trajeto. Estaremos com três policiais em todos principais balneários da ilha”, diz.
Amanhã é domingo de Círio. Pela manhã, a grande procissão em homenagem à padroeira sai às 7h da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado, e segue até a paróquia de Mosqueiro. Antes do trajeto, uma missa será celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém dom Alberto Taveira.
Na próxima quinta-feira, 18, o arcepisbo auxiliar dom Theodoro Tavares celebrará missa, às 18h, pelo dia de Nossa Senhora do Ó. Logo após, nas ruas do bairro Maracajá, será realizada a procissão luminosa. Até o encerramento da festividade do Círio de Mosqueiro, dia 21, a programação conta com missas às 19h e apresentações musicais na praça da Matriz. No encerramento, serão realizados o Círio das Crianças, a partirr das 8h30, e missa de encerramento, a ser celebrada por dom Irineu Roman.
A Fundação da Paróquia de Nossa Senhora do Ó ocorreu eno dia 10 de outubro de 1868, tendo à frente o então bispo de Santa Maria do Grão Pará, dom Antônio Macedo Costa.
Oliberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário