quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Carta de motorista será criptografada a partir de julho de 2015



A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e os documentos de identificação dos carros terão uma nova cara a partir de 1º de julho de 2015. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apresentou os novos modelos nesta quarta-feira (10) na sede do Ministério das Cidades, em Brasília.
As medidas têm como objetivo impedir a falsificação e adulteração dos documentos, além de fraude no pagamento de licenciamento e do IPVA (Imposto de Propriedade de Veículo Automotor), conforme explicou o coordenador-geral de informatização e estatística do Denatran, Rone Evaldo Barbosa. “O principal ponto é um código de segurança que traz informações criptografadas e que vai permitir a identificação de imediato, até mesmo off-line, se esse documento é verdadeiro ou foi falsificado”, explicou.
O Denatran assegurou que não haverá alteração de preço para a execução dos novos documentos. Quem tem o modelo atual em vigência não precisa fazer alterações. A mudança dos documentos será gradual em processo que deve durar cinco anos.
CNHA nova versão da carteira de motorista tem 28 dispositivos de segurança, como imagem secreta com a sigla BR, marcas d'água e holografias. Já o CRV (Certificado de Registro de Veículo) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) possuem 17 itens, entre eles, um código bidimensional (QR Code), que pode ser lido digitalmente.
A providência tem conformidade com as resoluções 511 e 512 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e já foram publicadas no Diário Oficial da União.
Yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário