quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Professora da UFPA tem título anulado por plágio

Professora da UFPA tem título anulado por plágio (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Na última terça-feira (27), o Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) determinou a nulidade da defesa de tese de doutorado de Scarlet Yone O'Hara e a cassação do seu título de doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras, obtido em 2004. A decisão foi tomada na reunião do dia 13 de outubro e o ofício de notificação, enviado na última semana à ex-aluna.
Scarlet Yone O'Hara é professora nos cursos de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e atua principalmente nas área de publicidade, propaganda, marketing, gênero, imaginário e comportamento do consumidor.
Segundo o Currículo Lattes da professora, ela também ocupa cargos de presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Diretora de Avaliação Institucional na instituição.
A decisão é resultado de processo disciplinar instaurado contra Scarlet Yone, por prática de plágio, com base em denúncia feita pela autora do trabalho plagiado. A investigação, aberta em setembro de 2010, foi conduzida por comissão de sindicância formada por professores da Faculdade de Letras.
"A materialidade é indiscutível. Após ampla e exauriente instrução, restou provado neste processo, de forma inconteste, a existência do plágio de que foi acusada Scarlet Yone O'Hara", conclui o parecer da Comissão de Legislação que embasou a decisão do Conselho Universitário.
No documento, a Comissão acrescenta que a própria autora da tese "não apresentou nenhuma justificativa excludente do ilícito de propriedade autoral por ela praticado. Pelo contrário, confessa expressamente a cópia realizada sem a citação da fonte".
De acordo com o parecer da Comissão de Legislação do Conselho Universitário, a medida se sustenta em "farto material probatório, está revestida de legitimidade e confere segurança à comunidade acadêmica para ratificar o veredito, pois, além de combater a fraude acadêmica, cumpre-se pedagógica no sentido de dar amplo conhecimento de que a improbidade intelectual é inadmissível no ambiente universitário e deve ser severamente repudiada". 
No parecer, também é citado trecho da análise feita pela comissão de sindicância que concluiu pela existência de plágio, uma vez que o texto da tese inclui "várias passagens integralmente copiadas ou ligeiramente modificadas", sem citação de fonte.
Universidade vai analisar o caso
Em nota, a UFPA informou que tomou conhecimento da informação relativa à anulação do ato de defesa de Tese de Doutorado da docente Scarlet Yone O'Hara por meio do Ofício UFMG/GR/nº631/2015.
A Instituição deu ciência do documento à servidora e encaminhou-o à Procuradoria Geral da Universidade para análise e parecer quanto às providências a serem tomadas pela Instituição.
(DOL, Pararijos NEWS com informações do Site da UFMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário