quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projeto incentiva a troca de conhecimentos


Projeto incentiva a troca de conhecimentos (Foto: Elcimar Neves)
Said e Cauby coordenarão as ações da Casa de Estudos Árabes (Foto: Elcimar Neves)
Conectar a cultura árabe com a brasileira é o principal objetivo do projeto Casa de Estudos Árabes, que deve ser iniciado no próximo mês pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Para isso, será assinado um convênio com a Universidade de Taiba, da Árabia Saudita, que visa a troca de conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais com a UFPA.
No próximo dia 27, das 9h às 11h, no Centro de Convenções Benedito Nunes, na UFPA, o reitor da Universidade da Árabia Saudita Kaled Abul-Khair assinará o convênio e lançará o documentário “Nós descobrimos a América antes de Colombo”.
As atividades que serão oferecidas pela Casa de Estudos Árabes estão sendo desenvolvidas sob a coordenação do diretor da Faculdade de Engenharia Naval e presidente do Centro Cultural Islâmico do Pará, professor Said Mounsif, junto com o professor da Faculdade de Ciências Sociais José Cauby.
O projeto tem como foco difundir a cultura dos 23 países árabes abordando a riqueza da religião islã, a migração de árabes para a região amazônica, além de fazer um estudo sobre a Palestina e a oferta de cursos no idioma árabe. 

CURSO
As atividades do projeto serão oferecidas para o público em geral. O curso da língua árabe deve ter a duração de dez semestres, sendo o primeiro uma espécie de alfabetização, no qual o aluno aprenderá a caligrafia árabe.
A primeira turma do projeto deve iniciar no próximo mês. Cauby afirma que o 1º nível terá a duração de quatro meses com aulas de três horas uma vez por semana. O Centro Islâmico Cultural do Pará deve divulgar já na primeira semana de setembro as datas de início das aulas, hora, local e valor das inscrições. Atualmente, apenas o Centro Islâmico Cultural do Pará oferta um curso de língua árabe em Belém, que é lecionado também por Said Mounsif.
(Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário