segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Helder destaca potencial de Paragominas


Helder destaca potencial de Paragominas (Foto: Divulgação)
Helder participou de palestra em encontro sobre piscicultura (Foto: Divulgação)
O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, destacou, no último sábado (15), que a cidade de Paragominas, noroeste do Pará, é fundamental para o desenvolvimento da atividade aquícola no Pará. 
“Não temos nenhuma dúvida que a piscicultura em Paragominas será de um protagonismo absolutamente sensacional para o Brasil e com repercussão em toda a região do Capim”, afirmou o ministro, na palestra que fez no II Encontro de Piscicultura da Região Norte do Pará.
Helder Barbalho mostrou dados do estudo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) que comprovam o potencial da aquicultura na região do Capim e ressaltou que os municípios locais poderão contribuir com aumento da produção paraense. Hoje, segundo o ministro, o Pará produz apenas 5.103 toneladas por ano. Porém, com as ações que estão sendo implementadas pelo MPA, o Estado ganhará destaque na piscicultura nacional. “A capacidade de Tucuruí, que é de 162.524 toneladas por ano, em tanques-rede, pode aumentar a produção nacional em mais de 20%”. O ministro acrescentou que os problemas para desenvolver a atividade, como o licenciamento ambiental (emitidos pelos órgão estaduais), estão sendo superados. 

TUCURUÍ
Ele lembrou que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente a regularização ambiental dos parques aquícolas do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí foi assinado em junho deste ano. Esse problema se “arrastava” desde 2013 e agora os donos das águas licitadas já podem produzir. “O primeiro grande exemplo que fará com que nosso Estado efetivamente passe a ter importância no cenário nacional”, destacou Helder.
O ministro também comentou sobre o esforço do governo federal, tendo à frente a sua atuação no MPA, em facilitar e aumentar a produção brasileira. Ele lembrou que a pasta, nestes oito meses, vem assinando parcerias com outros órgãos federais visando a capacitação, a assistência técnica, a regularização ambiental e fundiária e a equiparação das taxas dos impostos para a ração dos peixes. “Os insumos da atividade pesqueira têm que ter as mesmas taxas praticadas para quem pratica a pecuária”, explicou.
Segundo o ministro, o MPA já garantiu o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essas duas instituições podem auxiliar o crescimento da aquicultura com cursos para trabalhadores e empreenderes envolvidos diretamente nas atividades de produção.
Helder destacou o lançamento, em breve, do Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2015/2016, que irá disponibilizar R$ 2 bilhões em créditos com taxas de juros subsidiadas. “Essa ferramenta é fundamental para alcançarmos a produção de 3 milhões de toneladas por ano, até 2020, e colocar o Brasil em posição de destaque no cenário mundial”, disse o ministro.
EXPOSIÇÃO
Na sexta-feira (14), Helder visitou a exposição agropecuária da cidade, a Agropec. Junto com o presidente da Associação Paragominense de Aquicultores, Hamilton Caliman, o ministro conheceu as espécies de peixes criadas na região e percorreu os estandes do evento.
(Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário