quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Antecipação do 13° salário beneficia 600 mil no PA

No Pará, 600 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão beneficiados com antecipação do pagamento da primeira parcela do 13° salário. Nos anos anteriores, o benefício foi concedido no fim de agosto e início de setembro. Este ano, porém, a presidente Dilma Rousseff ainda analisará como será efetuado este pagamento. Uma das possibilidades é incluir na folha de setembro, para chegar ao aposentado em outubro.
No início da semana passada, o Ministério da Previdência Social e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República disseram que não haveria antecipação, sob o argumento da falta de recursos para pagar os 32 milhões de aposentados e pensionistas no Brasil.

REUNIÃO
Ontem, a presidente e sua equipe econômica discutiram as datas e procedimentos do adiantamento, mas sem definição. A aposentada Maria Madalena Oliveira, 82, será uma das beneficiadas com a antecipação. Ela se aposentou em 1993 e desde 2006 passou a receber antecipadamente a primeira parcela do 13°.
Ela explica que todos os anos o dinheiro é reservado para ajudar a família e um abrigo de idosos. “Todos nós já estamos acostumados a receber. A gente já fica pensando em comprar alguma coisa, não só para nós mesmos, mas para a família e alguma entidade”, ressalta.
Se o dinheiro não saísse, Maria conta que as comemorações para o Círio deste ano também ficariam comprometidas: “Faria falta especialmente porque se sair agora já nos prepararemos também para o Círio de Nazaré, que está perto”.
Segundo o presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas, Emidio Rebelo, os beneficiários estão na expectativa de receber o dinheiro, pois usarão para quitar dívidas e cobrir despesas de última hora. “As pessoas estão contando com esse adiantamento para cobrir as despesas que já fizeram. Uma grande maioria, com certeza, fez uma prévia do que vai gastar.” 
Há 9 anos o Governo Federal antecipa o benefício. Emídio afirma que, mesmo em tempo de crise econômica no país, é possível fazer os pagamentos. “A cota do seguro social tem saldo suficiente para fazer esses pagamentos. Só em 2014, houve um salto superavitário de R$ 54 bilhões”, afirma.
(Renata Paes/Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário