quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Estudantes ignoram Enem

Balanço do Ministério da Educação (MEC) aponta que, até a manhã de ontem, 95,9 mil dos 369,2 mil participantes paraenses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 não haviam acessado o cartão de confirmação na Página do Participante. O montante corresponde a 26% dos inscritos no Estado. A proporção é superior a margem nacional (22%), que indica uma parcela de 1,6 milhão que ainda não acessaram o cartão do total de 7,7 milhões de pessoas inscritas para o exame.
A região Norte é a com o menor número de acessos ao cartão proporcionalmente. Dos 816.295 inscritos da região Norte, 597.880 (73%) acessaram o cartão de confirmação. Por outro lado, a região Nordeste lidera  as consultas ao cartão, com quase 80% de acessos, até o momento. Nesta edição, os cartões estão disponibilizados exclusivamente pela internet. A medida permitiu economia de R$ 16,5 milhões para os cofres públicos.
As provas do Enem ocorrem no neste final de semana, dias 24 e 25 de outubro. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Chico Soares, reafirma a necessidade dos participantes não deixarem para verificar o local de prova na última hora. “É fundamental que os de inscritos que ainda não acessaram o cartão de confirmação façam esse procedimento ao longo da semana com tranquilidade”, ressalta Soares.
Para acessar o cartão de confirmação, o participante deve informar CPF e senha para visualizar e imprimir o documento. Quem esqueceu a senha, deve entrar na Página do Participante para recuperá-la. Para isso, basta informar o CPF e a data de nascimento. Feito a solicitação de senha, é necessário aguardar o encaminhamento por e-mail ou mensagem no celular (SMS) para realizar o novo acesso.
O cartão apresenta os dados do participante – data, hora e local de realização das provas; nome; CPF; número de inscrição no Enem; opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além de indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).
Com o início do horário de verão no último domingo (18) em alguns estados e também devido aos diferentes fusos horários existentes no Brasil, o MEC alerta em seu site (portal.mec.gov.br) que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 saibam com clareza quais serão os horários de abertura dos portões e de início das provas nos estados onde participarão do exame. A tabela detalhada com os horários de abertura dos portões e de início das provas em cada Unidade da Federação foi disponibilizada pelo MEC neste endereço na internet: r/component/content/article?id=31391
A aplicação acontece no próximo fim de semana, nos dias 24, sábado, e 25, domingo, em todo o País, seguindo o horário oficial de Brasília.
Entre os estados que não adotaram o horário de verão, a abertura dos portões será das 11 às 12 horas (horário local), com o início das provas às 12h30: Pará, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. (Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário