Google+ Badge

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Pará realiza 50% das cirurgias no Norte

Pará realiza 50% das cirurgias no Norte (Foto: Ricardo Amanajás)
Congresso sobre cirurgia bariátrica será realizado atá o dia 26 (Foto: Ricardo Amanajás)
Responsável por cerca de 50% das cirurgias bariátricas realizadas no Norte do País, o Pará é o Estado que mais executa este tipo de procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Apesar de possuir apenas 1 hospital credenciado para oferecer a cirurgia pelo sistema público, o Estado se destaca diante da realidade nacional, onde as cirurgias feitas pelo SUS representam de 8% a 10% do total.
 Presente em Belém para participar do XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que ocorre até a próxima sexta-feira (23) no Hangar-Centro de Convenções da Amazônia, o presidente da SBCBM, Josemberg Campos aponta que o baixo índice de realização das cirurgias bariátricas pelo SUS ainda é um desafio para o País. Mais do que uma solução para a obesidade, a cirurgia bariátrica hoje já é vista como uma opção para amenizar ou solucionar outras 60 doenças que estão associadas, como a diabetes. O médico, entretanto, destaca a importância de não se banalizar o procedimento apenas para fins estéticos. “A cirurgia é indicada para pessoas que tenham obesidade em classificação grave ou em classificação moderada, mas com doenças associadas”.
Antes de que se considere a possibilidade de realizar o procedimento, é importante que o paciente procure um médico especialista e credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica.
(Cintia Magno/Diário do Pará/Pararijos NEWS)