Google+ Badge

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Jefferson Lima está à frente de Pioneiro

Jefferson Lima está à frente de Pioneiro (Foto: Bruno Carachesti)
(Foto: Bruno Carachesti)
A TV Record divulgou, ontem, pesquisa realizada no município de Ananindeua, sobre as eleições para prefeito, que acontecerão daqui a cerca de 1 ano. No estudo, os entrevistados eram perguntados em quem votariam se as eleições fossem hoje e também analisavam o desempenho do atual prefeito, Manoel Pioneiro, em diversas áreas. Os resultados mostram a insatisfação da população de Ananindeua em relação ao prefeito (veja gráficos abaixo). Perguntados em quem votariam no primeiro turno das eleições municipais - mas sem a sugestão de nomes dos candidatos -, 73,5% dos eleitores disseram não saber, enquanto 6,7% responderam que não votariam em ninguém. Ou seja, mais de 80% dos entrevistados não demonstraram intensão de votar no atual prefeito da cidade.
Vitória
Sobre um possível cenário em que os candidatos fossem Manoel Pioneiro, Jefferson Lima, Coronel Neil e Miro Sanova, os eleitores de Ananindeua revelaram que Jefferson seria o vitorioso, com 35,3% dos votos, contra 28% de Pioneiro, 14,8% de Neil e 8,5% de Sanova. Sobre um eventual Segundo Turno entre Jefferson e Pioneiro, os entrevistados deram vitória, com folga, ao apresentador. Na disputa, Jefferson teria 48% dos votos, contra 35,5% de Pioneiro. A situação do atual prefeito está tão complicada em relação ao eleitorado, que ele perderia o Segundo Turno até para o Coronel Neil, que receberia 46,4% dos votos, contra 36,5% de Pioneiro. Já no cenário de Segundo Turno entre Jefferson e Neil, a vitória seria do apresentador, que receberia o voto de 49,2% dos entrevistados, enquanto o coronel teria 31,4%.
Outro ponto importante da pesquisa reforça, ainda mais, a insatisfação da população de Ananindeua com o seu prefeito. À pergunta “em quem você não votaria de jeito nenhum”, Pioneiro apareceu como o candidato com o maior índice de rejeição, com 35,7%. Em segundo lugar, ficou Jefferson Lima (21,2%), seguido por Pastor Divino (20,7%), Eliel Faustino (14,2%), Miro Sanova (9,8%) e Coronel Neil (7,7%). A pesquisa da Record ouviu 614 eleitores de Ananindeua, entre os dias 13 e 17 deste mês, atinge um grau de confiança de 95% e tem margem de erro de 4%, para mais ou para menos. O estudo foi realizado pela Paraná Pesquisas.
Eleitores rejeitam apoiados de Jatene
A pesquisa da Record também demonstrou o descontentamento do eleitorado em relação ao governador Simão Jatene.
A Paraná Pesquisas perguntou aos eleitores se o apoio do governador a um candidato a prefeito do município aumentaria, reduziria ou não alteraria a sua vontade de votar nesse candidato.
O resultado é que Jatene não seria um bom cabo eleitoral para o pleito do ano que vem.
Só 26,4% dos votantes consultados dariam sua garantia nas urnas para um candidato jatenista. Por outro lado, 36,6 % rejeitariam um eventual apoiado por ele. O número é maior até entre aqueles que estariam indiferente à coligação com o Governo do Estado, que somam 34,9%. Nessa pesquisa, apenas 2,1% dos entrevistados disseram não saber ou não opinaram. 
(Diário do Pará/Pararijos NEWS)