sábado, 6 de dezembro de 2014

Uepa realiza neste domingo a terceira etapa do Prise e Prosel

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) aplicará no próximo domingo (7) as provas da terceira e última etapa dos Processos Seletivos 2015 – Programa de Ingresso Seriado (Prise) e Processo Seletivo (Prosel). Os portões serão abertos as 7 h, com o início das provas as 8 h, conforme horário de Belém. Exatos 12.730 candidatos seguem na disputa pelas 2.916 vagas, distribuídas igualmente entre as duas modalidades de seleção e em 22 cursos de graduação. O certame acontecerá em 27 municípios, e os gabaritos serão divulgados pelo site da Uepa (www.uepa.br) ainda no domingo.
A instituição alerta os candidatos para a mudança de um local de prova da terceira etapa do Prise, no município de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). Os candidatos lotados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista Rômulo Maiorana agora farão prova na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agostinho Monteiro, localizada no Conjunto Cidade Nova II, entre as WE-13 e WE-16, s/nº, no bairro Coqueiro. A mudança deve-se à incompatibilidade de agenda da primeira escola. Os candidatos devem consultar o site da Uepa e a página de acompanhamento do certame para reimprimir o cartão de confirmação de inscrição.
Os candidatos do Prosel também devem acessar o site para fazer nova verificação de sua pontuação, a fim de averiguar a aprovação para a 3ª etapa, pois a Universidade divulgou no último dia 4 novo resultado. A mudança ocorreu em virtude da revisão e anulação da questão de número 15, disciplina História, da prova aplicada no dia 17 de novembro de 2014.
Neste domingo, os 6.049 candidatos do Prosel e os 6.681 da 3ª etapa do Prise serão submetidos a 54 questões objetivas de conhecimentos gerais das disciplinas Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Na terceira etapa, será automaticamente eliminado quem obtiver menos de 12 pontos na prova objetiva e menos de seis pontos na redação.
Concorrência - Este é o primeiro ano em que a Uepa destinará 30% do total de vagas a alunos oriundos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais em instituições particulares, localizadas no Pará, por meio de sistema de cotas sociais.
Outra novidade é o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais, no município de Igarapé-Açu (nordeste do Estado), com a oferta de 40 vagas, divididas entre Prise e Prosel. O profissional formado poderá lecionar disciplinas relativas às questões étnicas, multiculturais, movimentos sociais, regime de governo, entre outras temáticas relacionadas à Sociologia, Antropologia e Ciências Política.
Pela modalidade Prosel, após o ponto de corte, os cursos mais concorridos na condição de cotista são: 1º lugar: Licenciatura em Pedagogia (Matutino) em Belém, com uma relação de 6,3 candidatos para uma vaga; 2º lugar, empatados com 6,1 candidatos por vaga, os cursos de Letras – Língua Inglesa e Letras – Língua Portuguesa, em Belém; Licenciatura em Educação Física em Conceição do Araguaia e Licenciatura em Matemática em São Miguel do Guamá; em 3º lugar estão empatados, com seis candidatos para uma vaga, os cursos de Licenciatura em Pedagogia (vespertino) e Tecnologia de Alimentos em Belém; Enfermagem e Licenciatura em Ciências Naturais – Química em Conceição do Araguaia e Licenciatura em Matemática e em Pedagogia em Moju.
Ainda pelo Prosel, entre os não cotistas o curso mais concorrido é Licenciatura em Geografia, com 5,57 candidatos por vaga, seguido por Engenharia Ambiental, com 5,50, e Medicina, com 5.46. Todas as graduações são ofertadas em Belém.
Já pela terceira etapa do Prise, as duas maiores concorrências estão no curso de Biomedicina em Belém. Para os cotistas, há a relação de 27,3 candidatos para uma vaga, e entre os não cotistas, a concorrência é de 24,4 candidatos por vaga. A relação de cursos mais concorridos segue com Fisioterapia, com 22,8 candidatos por vaga, e Licenciatura Plena em Geografia, com 18 para uma vaga. Todas estas correspondem à condição de cotista.
Orientações - Os candidatos que ainda não têm o Cartão de Confirmação de Inscrição devem imprimi-lo pelo site da Uepa (www.uepa.br). A Diretoria de Acesso e Avaliação da Uepa (DAA) orienta, ainda, aos candidatos que no dia da prova tenham em mãos documento oficial com foto, como a carteira nacional de habilitação (novo modelo), carteira de identidade ou carteira de trabalho, além do cartão de confirmação de inscrição e de caneta esferográfica com tinta azul ou preta.
Não serão aceitos CPF, títulos eleitorais, carteira de estudante ou quaisquer outros documentos ilegíveis ou fotocópias. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar os documentos originais por perda, roubo ou furto será necessário apresentar um atestado de registro da ocorrência em órgão policial (BO), expedido há, no máximo, 90 dias.
Os candidatos também devem ficar atentos ao horário de realização das provas, que serão aplicadas conforme hora local. Também não será permitida durante a realização da prova a utilização de equipamentos eletrônicos, como celular, tablet, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, palmtop, telefone celular, walkman, receptor e gravador. Estão proibidos óculos escuros ou outros acessórios de chapelaria, como bonés ou gorros.
Atendimento especial - Os candidatos que solicitaram atendimento especial e aqueles com comprovada deficiência auditiva ou visual terão uma hora a mais para responder as questões do certame, com encerramento da prova previsto para as 14 h.  Além disso, o comando da redação para estes candidatos será traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a língua nativa dos surdos, por um professor do Curso de Letras-Libras.
A Uepa oferece suporte especial para realização das provas também por meio de intérpretes de Libras, ledor, sistema braile e provas ampliadas. Os candidatos da capital que possuem algum tipo de deficiência e solicitaram atendimento especial foram lotados no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no bairro do Marco.
Música - Os candidatos a uma vaga no curso de Licenciatura Plena em Música no Prosel 2015 ou na terceira etapa do Prise já se submeteram, obrigatoriamente, ao Exame Habilitatório. De caráter eliminatório e valendo 30 pontos, o exame se dividiu em provas teóricas e práticas, realizadas nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa e no campus da Universidade em Santarém, no oeste paraense.
O candidato considerado habilitado continua concorrendo ao respectivo curso. O inabilitado concorre à outra opção, escolhida no ato da inscrição.
Serviço: Processos Seletivos 2015 – Prova dia 7 de dezembro (3ª etapa Prosel e Prise), das 8 às 13 h, horário de Belém. O comprovante de inscrição está disponível no site da Uepa (www.uepa.br). Mais informações pelo fone (91) 3299-2216 ou pelo e-mail daa@uepa.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário