sábado, 6 de dezembro de 2014

Fraude vai muito além da Petrobras

Juiz federal Sergio Moro conduz as investigações
As evidências recolhidas durante as investigações sobre a Petrobras sugerem que o esquema de fraudes em licitações “vai muito além” da estatal, afirmou o
juiz federal Sergio Moro, que conduz as investigações da Operação Lava Jato. Em decisão emitida nesta semana, Moro mencionou uma “perturbadora” tabela apreendida em março com o doleiro e delator Alberto Youssef. O documento, que estava na casa do doleiro, lista cerca de 750 obras de infraestrutura com órgãos públicos e privados, em nível federal, estadual e municipal, espalhadas por todo o País.
Em relatório sobre o documento, a Polícia Federal sustenta que “Youssef tinha um interesse especial nos contratos dessas empresas, onde de alguma forma atuava na intermediação”. Para a PF, a tabela fortalece a hipótese de “um grupo criminoso voltado a fraudar licitações, lavar dinheiro público e traficar influência em contratos da administração pública com grandes empresas” em todo o País.
Moro ressaltou que a investigação ainda deve ser aprofundada, mas que “é perturbadora a apreensão desta tabela nas mãos de Youssef, sugerindo que o esquema criminoso de fraude à licitação, sobrepreço e propina vai muito além da Petrobras”.
Os comentários de Moro foram usados para rejeitar o pedido de revogação da prisão preventiva de Gerson de Mello Almada, vice-presidente da empresa Engevix, que está na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, junto com outras 12 pessoas. Segundo Moro, grande parte do esquema criminoso ainda está encoberto e, por isso, “a prisão preventiva se impõe a bem da ordem pública, para interromper e prevenir a continuidade da prática de crimes graves”.
A tabela citada pelo juiz tem 34 páginas e 747 obras, com os respectivos clientes (nesse caso, as empreiteiras) e valores de propostas, que chegam a R$ 500 milhões. A maioria dos projetos listados é da Petrobras, mas também são mencionados o Rodoanel paulista, o metrô de São Paulo, a ampliação e reforma dos aeroportos de Confins e Manaus, os portos de Suape (PE) e Paranaguá (PR) e obras do DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra Secas).
Projetos de órgãos estaduais e municipais também aparecem na lista. Youssef demonstra ter forte atuação nas áreas de gás e saneamento. Na planilha, estão obras de companhias de gás da Bahia, Ceará, Paraíba e Sergipe, e de saneamento do Rio de Janeiro, Goiás, Alagoas e Maranhão. Prefeituras como as de Maceió e Barueri também estão na lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário