quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Definido o período de defeso do caranguejo em 2015

Definido o período de defeso do caranguejo em 2015 (Foto: Agência Pará)
(Foto: Agência Pará)
A Secretaria de Estado de Aquicultura e Pesca (Sepaq) estabeleceu períodos entre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2015 para o defeso do caranguejo-uçá. O primeiro período será de 6 a 11 de janeiro e de 21 a 26 de janeiro. O segundo será de 4 a 9 de fevereiro e de 19 a 24 de fevereiro. Já o terceiro período vai de 6 a 11 de março e de 21 a 26 de março. O decreto estadual será publicado este mês pela Sepaq.
O período de defeso é estabelecido para que os caranguejos possam realizar o processo de acasalamento e liberação de ovos. Durante esta época, fica proibida a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização de caranguejos em todo o Estado.
Somente será permitida a comercialização de caranguejos que tiverem a Declaração de Estoque que comprove que o crustáceo foi capturado antes do defeso. Esse documento é emitido pelo Ibama, ICMBIO ou prefeituras municipais
As datas do defeso foram definidas em uma reunião realizada com  representantes do Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Sema, Adepará, Dema e Batalhão de Polícia Ambiental.
(Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário