domingo, 8 de novembro de 2015

Pesquisa indica aumento de rejeição ao PT e ao PSDB

(Reprodução/Agência Senado)(Reprodução/Agência Senado)Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope no mês de outubro, o Partido dos Trabalhadores, que ocupa a Presidência da República desde 2003, é o partido com maior índice de rejeição. A legenda de Dilma Rousseff e Lula somou 38% de pessoas que não acreditam em suas diretrizes. Ao mesmo tempo, 12% dos entrevistados se declarou ter o PT como partido preferido.

No ranking dos 'mau-queridos' o PT aparece em primeiro lugar, longe dos demais grupos: PSDB, em segundo, com 8% de rejeição; e PMDB em terceiro, com 6% de rejeição.

A pergunta utilizada pela instituição de pesquisa foi bastante direta: "Quais desses partidos você gosta menos?". De acordo com matéria do Estado de S. Paulo, comparado ao ano passado o partido sem dúvidas reuniu novos 'inimigos'.

Em 2014, 41% da população mostrava-se favorável ou muito favorável aos petistas, enquanto 46% dizia-se desfavorável ou muito desfavorável. Os mesmos números hoje mudaram para 23% e 70%, respectivamente.

Porém, não somente eles sofreram com a perda de confiança dos eleitores. O PSDB também obteve resultados bastante diferentes nas pesquisas dos dois anos. Em 2014 os tucanos tinha 45% de eleitores desfavoráveis. Hoje, o número cheou aos 50%.

Entre as faixas da população que apontam negativamente para o PT, a maior parte (46%) está localizada na região Sul, entre os grupos de renda mais alta. O partido também sofre mais rejeição entre os mais jovens (43% na faixa entre 16 e 24 anos) que entre os mais velhos (33% entre os cidadãos com mais de 55 anos).
O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios do País entre os dias 17 e 21 de outubro. A margem de erro estimada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. (Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário