quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pais universitários têm direito ao auxílio creche

Pais universitários têm direito ao auxílio creche  (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Estima-se que cerca de dois mil dos quase 49 mil alunos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) tenham filhos. O que muitos destes pais não sabem é que eles podem ter direito a receber o Auxílio Creche (Unicreche), benefício criado em 2014 pela Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da universidade. 
O auxílio creche da UFPA tem como principal objetivo subsidiar os estudantes de graduação da universidade que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica na contratação de serviços de creche e educação infantil para seus filhos. A ideia é ajudar esses estudantes para que eles não comprometam as suas atividades acadêmicas e, assim, permaneçam na instituição, diminuindo a evasão acadêmica.
“O Unicreche permite a igualdade de desempenho acadêmico para os nossos alunos, a maternidade e a paternidade devem ser exercidas em harmonia e com a qualidade dos estudos”, explica José Maia, diretor da DAIE/PROEX.
Auxílio não se restringe ao sexo feminino Atualmente, dos 26 beneficiados pela iniciativa, três são homens. “O maior número de pessoas que recebem o auxílio creche são as universitárias, mas nós não fechamos o auxílio creche para o gênero da mulher porque reconhecemos a diversidade que temos hoje nos arranjos familiares”, considera José Maia. 
A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil da UFPA dispõe de uma equipe de assistentes sociais que verifica cada solicitação e, independente de sexo, analisa fatores como disponibilidade de cada pessoa, número de filhos e questões socioeconômicas. 
Segundo José Maia, pais que são responsáveis pelos cuidados com os filhos podem solicitar o Auxílio Creche a qualquer momento à PROEX. “Hoje sabemos que existe a possibilidade de ser o pai quem vive e cuida do filho. São casos em que pai e mãe não vivem juntos, que não coabitam. Nesses casos existe a possibilidade de solicitar o benefício, ou porque ele é viúvo, ou porque ele é separado da mãe do filho, ou porque eles nunca viveram juntos, ou porque ele apenas estuda e a mulher é quem trabalha. Então existem várias possibilidades que possam fazer com que em vez de ser uma aluna, ser um aluno aquele que poderá receber o auxílio creche.”
A Proex reforça, porém, que os recursos do Auxílio Creche não podem ser utilizados para pagar serviços de babás ou cuidadores e devem custear a educação formal das crianças. “O aluno, quando ele recebe o auxílio creche, tem que comprovar efetivamente que o seu filho está matriculado na creche, que ele está frequentando a educação infantil e que ele está pagando a mensalidade da creche, sob pena de ter o auxílio suspenso. A qualquer momento, podemos fazer visitas à creche ou visita domiciliares para saber sobre a criança. Se ela está bem, se está frequentando as aulas. Para acompanhar esse trabalho”, aponta o diretor da DAIE.
Como solicitar o auxílio creche? 
O valor do auxílio é de R$400 reais, mas pode variar dependendo dos custos necessários e do número de filhos dos universitários que solicitam o benefício. Têm direito a solicitar o Auxílio Creche estudantes matriculados em cursos regulares e extensivos da UFPA; que detenham a guarda de filhos entre 18 e 59 meses, ou seja, a partir de um ano e meio e menores de seis anos; e que não possuam pendências com prestação de contas de outros benefícios da PROEX. Alunos que recebem outros benefícios do Programa de Bolsas Permanências podem solicitar o Unicreche sem problemas.
Quem deseja solicitar o Unicreche deve protocolar um processo administrativo com o requerimento da solicitação, justificativa do pedido e demais documentos exigidos nos editais do Programa Permanência da UFPA. A solicitação deve ser encaminhada entre os dias 20 e 30 de cada mês à DAIE/PROEX.
(Pararijos NEWS, com informações da UFPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário