quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Exposição reúne fotografias de Thiago Araújo

Exposição reúne fotografias de Thiago Araújo (Foto: Thiago Araújo/Arquivo)
(Foto: Thiago Araújo/Arquivo)
É difícil encontrar no meio cultural de Belém, principalmente entre os artistas mais jovens, quem não tenha conhecido o “Seu Araújo”. E de duas necessidades – a de se reunir para homenageá-lo e de dar apoio à família dele – nasceu neste meio a ideia de realizar um grande evento, hoje, a partir das 18h, no Chevallier Eventos. Além da mostra fotográfica “Expô do Seu Araújo”, o público vai conferir diversos pocket shows e a venda de fotos e camisetas, cuja renda arrecadada será destinada à família do fotógrafo. Tudo com entrada franca.
“A gente sabe que a questão financeira é apenas um dos suportes que a família dele precisa, o emocional é muito maior. Mas, com tantos amigos saudosos, essa foi uma forma que encontramos de dar uma força”, declara Sônia Ferro, jornalista que colabora com a organização do evento. Thiago Araújo, um dos fotógrafos mais queridos e talentosos de Belém, faleceu, aos 28 anos, há três semanas, devido a complicações provocadas por uma insuficiência hepática.
Com um olhar criterioso e, ao mesmo tempo, cheio de sentimento, Marcelo Lelis, editor de fotografia do DIÁRIO DO PARÁ, se debruçou sobre parte dos HDs repletos de imagens produzidas pelo amigo e selecionou 27 fotografias. Foi uma curadoria diferente, com fotos que já foram publicadas, algumas bem conhecidas, e outras que Lelis sabia que o jovem fotógrafo gostava. “Busquei trazer várias facetas da obra dele. Obra que, nos últimos tempos, estava bem ligada à cultura e ao fotojornalismo”, explica. 
Apesar da amizade que mantinham, Lelis conta que não foi fácil fazer a seleção do material produzido por Thiago. “Eu me senti um pouco invasivo. Levei um tempo com esses HDs em casa antes de conseguir conectar ao computador e olhar. Afinal, são coisas pessoais”, conta Lelis. “E foi mais difícil ainda fazer essa seleção, porque o Thiago era desorganizado igual a mim”, brinca. As fotos serão impressas em tamanhos de 34x52cm e serão vendidas na “Expô” a R$ 150 cada.
Uma estampa criada pelo designer e músico Félix Robatto, a partir de uma foto com o rosto de Thiago, e a sua conhecida frase “Tu não tem coraaaaagem”, também estará impressa em camisetas coloridas que serão vendidas a R$ 40. A parte musical já tem presença confirmada de Nanna Reis e Elaine Valente, Camila Honda, The Vassos (Félix Robatto, Adriano e Júnior), Luê e Júnior Soares, Roda Cantada (Arraial do Pavulagem), Marcel Barreto, Carimbó Pirata e Los Picoteiros (projeto dos DJs Azul e Zek).
“É um prazer fazer essa homenagem. O Thiago era quase um irmão da Luê”, declara o músico Júnior Soares, pai da cantora e integrante do Arraial do Pavulagem. O fotógrafo participou das oficinas do Arraial e tocava tambor durante os arrastões. “Ele era um amigo muito querido, frequentava minha casa, participava do Arraial. Ele fez trabalho de fotografia para nós, muitos cartazes são com fotos dele. Todos nós sentimos muito pela partida prematura do Thiago”, lamenta.
Thiago estava afastado das apresentações e cortejos do Arraial do Pavulagem há três anos. “Esse ano ele voltou a tocar. Que loucura isso”, comenta Júnior, sobre o retorno do fotógrafo à música neste último mês de junho. No show que Luê prepara, e no qual será acompanhada pelo pai, músicas cheias de memória afetiva. Alguns são bregas, composições de Alípio Martins que Thiago gostava. Enfim, um show recheado de homenagens e cheio da alegria que era peculiar ao querido Seu Araújo. 
(Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário