quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Nível de rio dificulta surgimento de praia

Nível de rio dificulta surgimento de praia (Foto: Agência Pará)
(Foto: Agência Pará)
O nível mais alto do rio Tocantins tem preocupado moradores que vivem próximos às praias do Geladinho e Tucunaré, que são formadas entre meados de maio e setembro, com a queda do nível do rio Tocantins. Entretanto, neste ano, um fenômeno tem modificado essa situação. Até o momento, o que se vê no local onde deveria estar a praia do Geladinho é apenas um pedaço de areia.
Segundo Antônio Rocha, gerente administrativo do reservatório da hidrelétrica de Tucuruí, a demora no fim do período chuvoso tem dificultado a baixa no nível do Tocantins. “Isso está refletindo em um retardamento na baixa do nível do rio, exatamente pelo período chuvoso ter se estendido até em meados de maio”.
Antônio explica também que o rio Tocantins recebe água do rio Araguaia, o que também dificulta a baixa no rio. Outro motivo também seria a força das turbinas da Hidrelétrica de Estreito (MA) diretamente no rio Tocantins, o que acaba também refletindo na concentração de água na região da praia do Geladinho. 
“Então, essas duas vazões, Araguaia mais Estreito, acabam refletindo na queda do ritmo de baixa do rio Tocantins exatamente no ponto em Marabá”, explica Antônio Rocha.
(Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário