quarta-feira, 5 de agosto de 2015

MPF quer fiscalização no fornecimento de combustível

Caos na saúde gera bate-boca na Câmara (Foto: Fernando Araújo)
Discussão entre Zeca Pirão (à direita) e Fernando Carneiro: crise na saúde eleva os ânimos na Câmarae (Foto: Fernando Araújo)
O caos na saúde pública dominou a sessão de ontem da Câmara Municipal de Belém (CMB), um dia após o DIÁRIO DO PARÁ noticiar que o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, foi intimado pelo Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público Estadual (MPE) a prestar depoimento no Procedimento Investigatório Criminal (PIC), que investiga a possível omissão de autoridades no episódio que causou o incêndio no PSM da 14 de Março.
De um lado, a base aliada de Zenaldo tentava minimizar a crise que se instalou no Pronto Socorro do Guamá e nas demais unidades municipais de saúde. Do outro, vereadores de oposição questionavam a veracidade das melhorias supostamente implementadas pelo prefeito.
O vereador Zeca Pirão (PSD) subiu à tribuna e afirmou que a “saúde em Belém está indo bem”, citando as ações deflagradas por Zenaldo para melhorar a qualidade na prestação dos serviços à população. Iniciou-se, então, um bate-boca acalorado entre ele e o vereador Fernando Carneiro (Psol), que discordou do discurso de Pirão. Para Carneiro, a declaração tentava proteger o prefeito.
Carneiro disse que, desde 2013, os vereadores de oposição fazem vistorias constantes nos postos de saúde da capital e Hospitais de Pronto Socorro, e o que viram é outra realidade no atendimento à população.
“Constatamos nas Unidades Básicas da Marambaia e Sacramenta a falta de aparelho autoclave, que faz a esterilização dos equipamentos para fazer curativo. Na Marambaia, os equipamentos não funcionam porque a rede elétrica não é adequada. O aparelho de raio-x não pode funcionar 24 horas porque a energia não suporta”, declarou.
O parlamentar desafiou Pirão a fazer uma visita ao PSM do Guamá, o que gerou o bate-boca. Pirão retrucou que “não era capacho” para obedecer aos mandos de Carneiro e passou a elogiar a administração de Zenaldo. “O prefeito está fazendo de tudo para melhorar a saúde de Belém, tanto que depois que ele assumiu, 37 postos de saúde foram reformados e mais 38 estão sendo reformados até o final do ano”, justificou.
(Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário