sábado, 8 de novembro de 2014

Hoje é dia de prova para 433.868 paraenses

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014) será realizado hoje e amanhã por 433.868 paraenses que almejam ingressar em universidades públicas e particulares, um aumento de 31,46% em relação a quantidade de inscritos no ano passado.
É importante atentar para o horário de abertura dos portões das instituições indicadas no Cartão de Inscrição, que é de 12h e fechamento às 13h, horário de Brasília. No Pará, isso significa que o candidato deve ficar atento ao horário local, quando os portões abrem às 11h e fecham às 12h. A chegada com uma hora de antecedência é necessária para que o candidato possa procurar o endereço do local, assim como para evitar problemas com trânsito e possíveis transtornos.
As recomendações também foram repassadas por professores dos cursinhos preparatórios para o exame. Ontem, o dia foi de breve e descontraída revisão para pontuar os principais assuntos já estudados desde o inicio do ano.
O estudante Anderson França almeja o curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele já tenta passar no curso há três anos. Com a experiência, Anderson se sente preparado para garantir uma vaga. “Frequentei as aulas durante as manhãs e tardes e tirava mais quatro horas de estudo em casa, também melhorei a minha alimentação para aguentar as jornadas de estudo. O trabalho é durante o ano todo, hoje (ontem) a tarde só vim para pegar umas dicas de Redação e depois é só concentrar, dormir bem e me alimentar bem”, disse.
PREPARO
O coordenador de um cursinho pré-vestibular, Márcio Ganzer, explicou que o aluno deve estar preparado emocionalmente. “Tudo iniciou em fevereiro, foram meses de trabalho e estudo, foi bastante intenso e tudo que tinha que ser feito, foi feito. Então nesse momento tem que ter tranquilidade. A prova em Belém será realizada ao meio dia, é importante que o candidato acorde com disposição e equilíbrio emocional”, disse Ganzer.
Dentro da sala de aula, a descontração na matéria de Biologia foi um dos fatores que levou a diminuir a tensão e ajudou no aprendizado e identificação dos nomes mais específicos da área. “Viemos fazendo vários exercícios, revisões, agora há pouco foi sobre parasitose. Como são alunos de cursinho, já terminaram o ensino médio, então já têm um conhecimento em cima disso”, disse o professor Alfredo Costa.
O Enem é aplicado em duas etapas. Hoje a prova é composta pelas áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo para a prova é de 4h30. Amanhã a prova envolve questão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas tecnologias e Redação. O tempo da prova é de 5h30.
TRÂNSITO
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) vai reforçar o número de coletivos que rodam durante o final de semana. Entre hoje e manhã, os ônibus estarão com 75% de sua frota, cerca de 1,5 mil veículos, nas ruas.
Além disso, hoje, as linhas que atuam no entorno dos campi do Centro Universitário do Pará (Cesupa), localizados na avenida Governador José Malcher e avenida Alcindo Cacela, onde ocorrerá aplicação da prova no horário de 11 às 23h, deverão prolongar seu horário para que os usuários possam ser atendidos de modo satisfatório.
Segundo o chefe da divisão de operações para o trânsito da Semob, Alerson Silva, agentes de trânsito estarão fazendo rondas constantes nos principais corredores de tráfego da capital.
SERVIÇO
Os candidatos devem ficar atentos às informações do Cartão de Inscrição, principalmente no local de realização da prova e no horário de fechamento dos portões. Em Belém, devido ao horário de verão, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h.
Recomenda-se que o candidato chegue com uma hora de antecedência ao local da prova, Não será permitida a entrada de candidato após o fechamento dos portões.
FIQUE ATENTO
- De acordo com o Inep, se o candidato perder o primeiro dia de prova, poderá fazer o segundo.
- A caneta deve ser de cor preta e de material transparente.
- Não será permitida a entrada com óculos escuros, relógio e chapéu.
- O celular deverá ser desligado, colocado em uma embalagem e entregue aos fiscais.
- O candidato poderá deixar o local do exame após duas horas de prova.
- Local de prova: uma correspondência com as informações é entregue na casa do candidato. Caso o documento não chegue, basta acessar o site . No mesmo link, o cartão pode ser impresso.
(Pararijos NEWS
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário