sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Emater participa de evento no Marajó sobre manejo florestal



Encerrou nesta quinta-feira (6), em Breves, no Marajó, o Seminário sobre Manejo Florestal Comunitário em Unidades de Conservação (UC's) de Uso Sustentável do Marajó. O evento, que iniciou na quarta-feira (5), teve como objetivo discutir ações para fomentar o desenvolvimento do manejo florestal feito pelas populações tradicionais da Amazônia e contou com a participação de 280 pessoas, na maioria extrativista das áreas em questão e também de técnicos e pesquisadores ligados ao tema.
“O evento teve caráter informativo e de planejamento. Com isso, foi elaborado um plano de ação para efetivar o trabalho de manejo florestal comunitário”, explica o sociólogo Alcir Borges, supervisor da Regional da Emater no Marajó. Na pauta de debate no seminário foi discutida a necessidade de sensibilizar e discutir o processo de licenciamento do manejo florestal comunitário em UC´s, a socialização do plano de trabalho do GT e o envolvimento dos moradores destas áreas nas ações propostas pelas instituições de fomento.
Durante o evento foi assinado o Termo de Cooperação Técnica para oficializar a parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), duas das instituições que integram o Grupo de Trabalho do Manejo Florestal Comunitário das Unidades de Conservação do Marajó, que realiza o seminário. O objetivo é fortalecer as ações junto a duas mil famílias das reservas extrativistas Mapuá (em Breves), Terra Grande-Pracuúba (em São Sebastião da Boa Vista e Curralinho) e Arioca-Pruanã (em Oeiras do Pará). A partir da celebração da parceria, um plano de ações será executado ainda em 2014.

(Pararijos NEWS, com informações de Paula Portilho - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário