domingo, 29 de novembro de 2015

Zenaldo perde em todos os cenários, diz pesquisa

Zenaldo perde em todos os cenários, diz pesquisa (Foto: Bruno Carachesti)
A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 17 de novembro pela Paraná Pesquisas e aponta Zenaldo Coutinho em péssima situação. (Foto: Bruno Carachesti)
Divulgada recentemente pela TV Record, a primeira pesquisa de intenção de votos para as eleições à Prefeitura de Belém - que serão realizadas daqui a cerca de 1 ano - mostra que, se a votação fosse hoje, o atual prefeito, Zenaldo Coutinho, sofreria uma grande derrota. Numa simulação de Primeiro Turno, Zenaldo seria o terceiro colocado, com apenas 12,9% dos votos. O vencedor seria Edmilson Rodrigues (29,4%), tecnicamente empatado com Eder Mauro (28,2%). Os demais candidatos seriam Arnaldo Jordy (5,4%), Duciomar Costa (4,3%), José Priante (3,4%), René Marcelo (3%) e Raul Batista (1,4%).
Nos cenários de Segundo Turno, a derrota de Zenaldo se repete. Caso disputasse as eleições com Eder Mauro, o atual prefeito receberia apenas 24,8% dos votos, menos da metade do que teria Eder, com 55,6%. Se a disputa fosse entre Zenaldo e Edmilson Rodrigues, o prefeito sofreria outra derrota, com 31,9%, contra 46,7% do seu adversário. Caso a briga fosse entre Eder e Edmilson, a vitória seria do primeiro, com 47,1% dos votos, enquanto Edmilson ficaria com 37%.
REJEIÇÃO
Outra pergunta feita pelos pesquisadores aos eleitores de Belém foi: “Se as eleições fossem hoje, em quem você não votaria de jeito nenhum?”. Os entrevistados, mais uma vez, demonstraram o descontentamento da população em relação ao prefeito. Zenaldo obteve o segundo maior índice de rejeição (25,2%), superado apenas por Duciomar Costa (35,2%). Edmilson ficou com 14,5%, Priante com 12,9%, Raul Batista com 11,9% e Eder Mauro com 8,2%.
A pesquisa mostrou, ainda, que 60,2% dos cidadãos desaprovam a administração de Zenaldo no comando da capital e que a característica mais importante que o povo deseja no próximo prefeito é “ser honesto” (30,2%), seguido por “cumprir promessas” (20,9%) e “ter competência” (14,9%). Realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, o estudo ouviu 698 eleitores de Belém, entre os dias 12 e 16 de novembro, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 4%, para mais ou para menos.
Prefeito tem avaliação bem abaixo da média
A pesquisa da TV Record também quis saber que avaliação o povo faz do trabalho de Zenaldo Coutinho na Prefeitura de Belém. Os resultados foram péssimos para o prefeito. Foram avaliados cinco itens: Educação, Ruas e Calçadas, Transporte Público, Segurança Pública e Saúde. Numa pontuação que iria de 0 a 10 (sendo 0 muito insatisfeito e 10 muito satisfeito), os entrevistados deram notas abaixo de 5 para todos os quesitos.
A melhor pontuação de Zenaldo foi um lamentável 4,2, para o desempenho na Educação. Para Ruas e Calçadas, o prefeito recebeu nota 4. Nos demais itens, a atuação de Zenaldo sofreu pancadas ainda mais fortes: 3,7 para Transporte e 2,9 para Segurança. Seu pior desempenho foi na área de Saúde. Com a saúde pública passando por um verdadeiro caos na capital, os entrevistados pela pesquisa deram a humilhante nota 2,8 para o desempenho do prefeito, justamente num dos setores mais importantes para a sociedade.
(Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário