segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Murilo Ferreira renuncia da presidência do Conselho da Petrobras

Murilo Ferreira em coletiva sobre o desastre em Mariana na sexta-feira (27) (Foto:  AFP PHOTO /TASSO MARCELO )Murilo Ferreira em coletiva sobre o desastre em Mariana na sexta-feira (27) (Foto: AFP PHOTO /TASSO MARCELO )
Na ocasião em que o executivo foi licenciado, a Petrobras não deu detalhes sobre o motivo do afastamento.
Em agosto, Murilo Ferreira foi o único membro do Conselho de Administração da companhia a votar contra a venda de pelo menos 25% da BR Distribuidora, unidade de distribuição de combustíveis da estatal.
O plano para abertura de capital e venda de ações da BR Distribuidora foi aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobras em reunião realizada no último dia 6 de agosto. Na ocasião, a estatal não informou qual fatia da empresa seria colocada à venda.
No início de julho, no entanto, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, já havia falado, que, a depender dos estudos, a companhia poderia abrir até 25% do capital – e, se possível, ser até mais ousada.
Acúmulo de funções
Segundo a agência Reuters, Murilo Ferreira pediu licença do cargo para concentrar-se na gestão da mineradora Vale.
Murilo Ferreira acumula funções nas duas companhias, que estão entre as maiores do país, desde o final de abril, quando o governo federal permitiu uma mudança quase completa no Conselho da Petrobras.
Enquanto a petroleira tenta resolver seus problemas de caixa, em um momento de alto endividamento e de escândalos de corrupção revelados pela Operação Lava Jato, a Vale enfrenta dificuldades com o mercado de minério de ferro. A mineradora é a maior produtora global da commodity e tem nela sua principal fonte de receita.
As cotações do minério - vendido principalmente à China - tocaram em julho o menor valor em 10 anos, pressionadas por uma desaceleração na demanda no país asiático e por uma grande oferta das grandes mineradoras globais.
Questionada pela Reuters após o anúncio da Petrobras, a assessoria de imprensa da Vale informou que Murilo Ferreira segue normalmente com sua funções na companhia.
Posse em abril
Murilo Ferreira foi escolhido para presidir o Conselho de Administração da Petrobras em abril deste ano, durante eleição na assembleia de acionistas.
O executivo tem mais de 30 anos de experiência no setor de mineração e trabalhou na Vale durante 10 anos antes de ser nomeado presidente da companhia, em 2011, no lugar de Roger Agnelli. (Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário