sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Polícia Civil desarticula organização criminosa que agia em três Estados


Foram apresentados pela polícia dinheiro e objetos apreendidos com o grupo, como produtos veterinários, cigarros e bebidas alcoólicas
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 13/11/2015 19:42:00
A Polícia Civil apresentou nesta sexta-feira (13), na Delegacia Geral, em Belém, seis homens acusados de integrar uma organização criminosa interestadual especializada em roubos de cargas de cigarros. As prisões foram feitas nos Estados do Pará, Maranhão e Tocantins, no dia anterior, por policiais civis da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DRFC), unidade vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).
Ao todo, 15 homens fazem parte do grupo, entre líderes, executores dos roubos e receptadores. Do total, 13 já estão presos. As informações foram divulgadas pelos delegados André Costa e Jarson Silva, da DRCO, e João Bosco Rodrigues, diretor de Polícia Especializada. O grupo tinha com bases as cidades de Marabá, sudeste do Pará, Imperatriz (MA) e Araguaína (TO). As prisões são resultados da operação denominada "Matinta Pereira".
Os seis homens são Ivanir Soares de Freitas, Rogério Silva de Brito, Ezequiel Alves Viana, Fabiano Lopes Moura, Jorge Marcos Junqueira e Lázaro Rodrigues Pinto. Um sétimo acusado, Eduardo Pereira Vales, também foi detido durante a operação, mas ficou preso no Maranhão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Além dos presos, foram apresentados dinheiro e objetos apreendidos com o grupo, como produtos veterinários, cigarros e bebidas alcoólicas.
Segundo o delegado Jarson Silva, titular da DRFC, a investigação que levou à captura do bando foi iniciada há um ano, após o assalto a um caminhão da empresa Souza Cruz. O crime se registrou em 8 de novembro de 2014, na Rodovia PA-155, entre Rio Maria e a Vila Bannach, zona rural do município, no sul do Pará. O caminhão foi interceptado por dois veículos. O grupo de assaltantes ordenou o condutor a entrar em um ramal e retirou toda a carga de cigarros. Depois fugiu deixando o motorista no local. A carga era levada para sítios e chácaras, onde ficava escondida para depois ser repassada aos receptadores.
Em 14 de novembro de 2014, uma equipe de policiais civis do Estado do Maranhão prendeu um dos integrantes do grupo. Jorge Marcos Junqueira tinha dois mandados de prisão decretados contra o acusado pela Justiça de Tocantins. Ele foi preso no Maranhão. Já em 23 de março de 2015, foram presos, na cidade de Tocantinópolis (TO), João Paulo Mendonça Sanches, Antonio Welton Alves da Conceição, Geraldo Leonarda Viana, Guterg Delfino Viana, Cloves Pereira Fraga e Bernardo de Sousa Alves Júnior. Com eles, uma pistola marca Taurus, calibre 7.65 mm, com cinco munições intactas no carregador, foi apreendida, além de três veículos usados pelos bandidos nos crimes (um carro, uma caminhonete e um caminhão).
A partir das prisões dos integrantes do grupo, a DRCO, com apoio de policiais civis do Maranhão e Tocantins, identificou os demais envolvidos no grupo. Dos 15 envolvidos com a organização criminosa, cinco são os líderes do grupo, seis deles atuam nos assaltos e outros quatro são comerciantes que agem como receptadores dos produtos roubados, responsáveis em repassar a carga para outros comerciantes. Segundo o delegado Jarson Silva, o grupo também atua em assaltos a bancos. Um dos líderes do grupo e que ainda está foragido é o comerciante Frank Castro de Oliveira, que estaria na França. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Combate ao Crime Organizado. Todos os presos estão recolhidos à disposição da Justiça.
Walrimar Santos
Polícia Civil
(Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário