quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Paraense é ouro e prata nos Jogos Escolares em Londrina

Foto: Fernando Nobre / Ascom SeducFoto: Fernando Nobre / Ascom Seduc
Depois de ganhar medalha de prata na prova dos 100 metros peito de natação, o Pará conquista o ouro em mais uma prova da atleta Ana Sofia Valente, de 16 anos, nos 50 metros peito, no último dia das modalidades individuais da categoria B, de 15 a 17 anos, dos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina, no Paraná, no domingo (15). Com um bom desempenho na piscina e o melhor tempo na classificatória dos 100 metros peito, Ana Sofia volta pra casa com a primeira medalha de ouro em um campeonato nacional, que aguardava há pelo menos dez anos.
'Enfim, saiu o ouro. Lutei a minha vida toda por um ouro no brasileiro e agora consegui. Isso é motivo de orgulho poder representar o Pará e mostrar que o nosso estado tem talentos que podem se destacar no esporte. Agora sorriso de cada um que me apoiou é uma conquista minha. Vou pra casa feliz da vida', disse a jovem.
Visivelmente emocionada, a jovem estudante do segundo ano do Ensino Médio, que pela primeira vez representa a escola estadual  Pedro Amazonas Pedroso, abraçou a medalha de ouro e relembrou os momentos mais dramáticos da carreira quando, aos 14 anos de idade, não conseguiu superar a desilusão de ter sido desclassificada na primeira vez que participou do Campeonato Brasileiro de Natação.
'Foi muito triste. Senti vontade de desistir. Não conseguia mais conviver em um ambiente de competição, mas a minha mãe disse que para tudo tinha o seu momento e a sua hora e era para eu esperar esse dia chegar, e chegou', contou.
A jovem dedica a vitória nos Jogos Escolares da Juventude aos pais, os comerciantes Mário Neto e Vanessa Valente, a quem garante ter total apoio para seguir com a carreira de nadadora.
Quando chegar em casa, Ana Sofia quer dar um grande abraço no pai, mostrar a medalha e dizer que valeu muito ele ter se esforçado para comprar a passagem que a levará à próxima competição, o Campeonato Brasileiro de Natação, no dia 25 de novembro, quando tentará uma boa classificação, e quem sabe mais uma medalha de ouro em uma das provas que disputará, de 100 ou 200 metros peito.
Atleta experiente, Ana Sofia Valente participa pelo quarto ano consecutivo dos Jogos Escolares da Juventude. Em setembro, ela conquistou o quarto lugar nos 100 metros peito e o oitavo lugar nos 200 metros peito, no primeiro campeonato internacional da carreira, a Copa Pacífico, realizada na cidade de Palmira, na Colômbia.
Antes de embarcar para os Jogos Escolares da Juventude, a atleta tinha batido o recorde do melhor tempo (1:16.097) nos 100 metros peito, que há onze anos não era quebrado, no Campeonato Paraense de Natação, competição que já rendeu o melhor índice técnico pela excelente performance na mesma prova, além de muitas medalhas de ouro. (Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário