domingo, 23 de novembro de 2014

RJ celebra o maior casamento gay coletivo do mundo

RJ celebra o maior casamento gay coletivo do mundo (Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)
Ao todo, 160 casais homossexuais oficializaram união hoje (23) simultaneamente, no Armazém Utopia, zona portuária do Rio de Janeiro. Esta foi a quinta cerimônia de casamento civil homoafetivo realizado no estado e a maior cerimônia do mundo, segundo a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, organizadora do evento. No total, mais de 500 casais foram beneficiados com a iniciativa, resultado de parceria entre a secretaria o Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro.
A abertura da cerimônia foi feita com a performance do travesti, atriz e cantora Jane Di Castro, que interpretou Emoções, de Roberto Carlos. A própria Jane Di Castro foi uma das noivas. Ela oficializou a união de 47 anos com o companheiro Otávio Souza Bomfim. “É um momento maravilhoso. Para quem veio da ditadura isso que estamos vivendo é um paraíso. É uma realização e uma vitória”, disse a artista ao comentar que o marido foi o primeiro e o único amor da vida dela.
O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, e seu companheiro, João Silva, foram o primeiro casal a ter a união convertida em casamento no estado do Rio de Janeiro. “É uma ação afirmativa para chamar a atenção de todos para as conquistas e os desafios na área dos direitos civis e humanos da comunidade LGBT. O casamento garante a possibilidade de vários projetos de futuro juntos, como a casa própria, ampliar a família e um nível de segurança jurídica formidável”, destacou.
Nascimento explicou que pelo grande número de casais desta edição o espaço foi ampliado para garantir a presença dos mais de 1,5 mil convidados.  “Na primeira cerimônia tivemos 43 casais, na última, 132 e a tendência é crescer mais, pois os casais vão se encorajando, percebendo que o evento é digno e organizado, que eles serão tratados com respeito”. A próxima cerimônia será no Maracanzinho.
Stefani do Couto, 33 anos, foi convencida pela companheira, Gisele Domiciano, 32 anos, a consumar a união estável. “Para mim sempre foi um sono e quando fizemos dois anos de namoro disse que queria casar com ela”, contou Gisele. “Nunca me vi casando, mas me deixei levar”, comentou Gisele.
Após a cerimônia, os recém-casados e convidados comemoraram o matrimônio em uma recepção oferecida pelo governo do Rio no próprio Armazém Utopia.
(Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário