sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Dor de cabeça forte pode ser sinal de AVC

Dor de cabeça forte pode ser sinal de AVC (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
As dores de cabeça se tornaram tão comuns no cotidiano das pessoas que normalmente são ignoradas por elas. Porém, a preocupação não deve ser descartada, uma vez que fortes dores podem ser até mesmo sinais de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A maioria das pessoas acredita que a dor é consequência de fatos simples como fome, estresse, cansaço ou problemas de vista. No entanto, o neurologista Renato Anghinah afirmou que há chances de os sintomas serem sinais de um aneurisma.

"Existem tipos de dor de cabeça que são mais preocupantes. Por isso, deve-se estar muito atento para o padrão da dor, frequência e evolução, além de sintomas", diz.

Segundo o especialista, dores de cabeça repentinas, explosivas, com alta intensidade em poucos segundos são sempre muito preocupantes. "Pode ter havido uma ruptura ou distensão de um aneurisma cerebral".

De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma pessoa sofre um AVC a cada cinco minutos. Anghinah acrescentou que os sintomas de um aneurisma cerebral são muitas vezes confundidos com enxaquecas, fazendo com que as pessoas adiem a ida ao médico.

"Se a dor de cabeça for incomum — e se ainda, além dela, a pessoa sentir outro sintoma neurológico focal, como fraqueza muscular, confusão mental, alteração visual e dificuldade de falar ou caminhar — deve ir imediatamente ir ao pronto-socorro", alerta.

Os grupos de risco — mais propensos a desenvolverem a doença — são: consumidores de bebida alcoólica, fumantes, pessoas com pressão alta, sedentários, diabéticos, usuários de drogas e pessoas que levam uma vida estressante.

"Alguns exames podem identificar aneurismas cerebrais que não demonstram sintomas. Em alguns casos, este diagnóstico pode ser determinante para tratamentos, que, às vezes, incluem até cirurgias". Segundo Anghinah, o tempo faz diferença, sim, e quanto antes o paciente buscar atendimento e diagnóstico, maiores as chances dele eliminar as causas e evitar sequelas.
(DOL/Pararijos NEWS com informações do R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário