segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Governo anuncia edital para Caxiuanã

Governo anuncia edital para Caxiuanã (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
O governo vai lançar o edital de concessão de extração com manejo sustentável da Floresta Nacional de Caxiuanã (PA), com 175 mil hectares para exploração em região próxima à Ilha de Marajó. O anúncio foi feito pelo gerente executivo do Serviço de Concessão de Florestas do Governo Federal, Henrique Dolabella, durante o 2º Encontro Nacional de Editores, Colunistas e Blogueiros. Especialistas na cobertura ambiental apontam a floresta como a de maior interesse no país para essa forma de concessão. 
“É uma floresta muito rica, de uma logística excelente e vai possibilitar uma melhoria da condição econômica da área muito grande”, afirmou Dolabella. O objetivo das concessões florestais, criadas em 2006 pela Lei 11.284/2006, é promover o manejo sustentável de florestas públicas por meio de uma parceria entre o setor privado e o Estado. Até agora foram 575 mil hectares concedidos. Neste mês está prevista a abertura do edital de Caxiuanã. 
Além de conceder áreas para o manejamento sustentável, a política de concessões beneficia a melhoria da qualidade de vida da população que vive em torno das florestas, além de instigar a economia formal graças aos produtos vindos destas florestas concedidas. A iniciativa também pode estimular a emancipação econômica dos municípios contemplados e combater a grilagem de terras públicas. 
Dolabella afirmou que, antes de conceder as terras, é realizado um rigoroso planejamento de infraestrutura e colheita para minimizar o impacto ambiental. Em contrapartida do uso sustentável, os concessionários pagam valores que variam ao governo. “A gente tem necessidade de que a população da floresta seja capaz de se desenvolver economicamente”, ressalta o gerente de Concessão Florestal.
(Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário