Uma manobra jurídica muito utilizada
em outros Estados chegou de vez ao Pará e colocou uma pequena escola de
Icoaraci em primeiro lugar no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem) de 2014, divulgado ontem. O artifício é relativamente simples: o
Colégio de Ensino Icoaraciense-CEI (CNPJ 05.465.008/0001-47) criou mais
um CNPJ, diferente do original da instituição (Centro de Estudos
Icoaraci Ltda.–CEI (CNPJ 03.415.913/0001-47), mas com o mesmo endereço.
Em seguida, reuniu os poucos e melhores alunos nessa segunda empresa e
inscreveu os dois colégios no exame. Isso fez com que a média da “nova
escola” fosse para as alturas no CNPJ com menos alunos (apenas 27
inscritos). O esquema criou uma situação, no mínimo, bizarra: a escola é
a primeira colocada no Pará com o CNPJ novo e, ao mesmo tempo, é a 80ª
do Estado com o CNPJ original.
REVOLTA
Somando a média no Enem dos dois CNPJ’s da escola ela ficaria apenas em 18º lugar do ranking das escolas do Pará. A situação provocou a revolta da direção de colégios tradicionais no Estado, que consideram a manobra desonesta. “Não estamos aqui menosprezando a instituição de Icoaraci ou querendo tomar seu lugar, mas apenas que a disputa seja honesta, destaca Roberta Eluan, diretora pedagógica do Sistema de Ensino Equipe, que ficou em primeiro lugar no Enem no Pará nos anos de 2011, 2012 e 2013. “Investimos muito na qualidade de ensino, em equipamentos e em estrutura e, quando isso é medido num exame nacional, é justo que seja o mais correto possível”.
REVOLTA
Somando a média no Enem dos dois CNPJ’s da escola ela ficaria apenas em 18º lugar do ranking das escolas do Pará. A situação provocou a revolta da direção de colégios tradicionais no Estado, que consideram a manobra desonesta. “Não estamos aqui menosprezando a instituição de Icoaraci ou querendo tomar seu lugar, mas apenas que a disputa seja honesta, destaca Roberta Eluan, diretora pedagógica do Sistema de Ensino Equipe, que ficou em primeiro lugar no Enem no Pará nos anos de 2011, 2012 e 2013. “Investimos muito na qualidade de ensino, em equipamentos e em estrutura e, quando isso é medido num exame nacional, é justo que seja o mais correto possível”.
No ranking do exame de 2014 o CEI
aparece com 621,40. O Equipe vem logo em seguida com apenas seis décimos
a menos (621,34). A escola de Icoaraci deixou para trás instituições
tradicionais como o Centro de Estudos Jurídicos John Knox (3º lugar, com
614,95), o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré (4º lugar com 612
pontos) e a Escola Tenente Rêgo Barros (5º lugar, com 611,02).
Segundo Roberta, seria muito fácil
para o colégio que dirige reunir apenas 27 de seus melhores alunos e
colocá-los num CNPJ diferente apenas para conseguir uma nota superior no
Enem. “Mas não usamos este artifício por respeito à sociedade, aos
pais, aos alunos e à sua inteligência. Ficamos em segundo lugar sim, mas
com todo o mérito e os pais de nossos alunos sabem disso”, pondera.
A prática entre as escolas particulares, de separar os alunos em unidades e/ou CNPJ’s diferentes para parecerem ser melhores do que realmente são se repete nacionalmente: no ano passado, a escola primeira colocada no Enem ocupava, ao mesmo tempo, a 1ª e a 569ª posição no ranking que a imprensa faz com os resultados do exame, com a conivência do Ministério da Educação (MEC). Segundo o Blog de Mateus Prado (Desvendando o EENEM), publicado no Estadão, as chamadas “escolas que não” existem” representam 80% dos primeiros lugares no exame.
A prática entre as escolas particulares, de separar os alunos em unidades e/ou CNPJ’s diferentes para parecerem ser melhores do que realmente são se repete nacionalmente: no ano passado, a escola primeira colocada no Enem ocupava, ao mesmo tempo, a 1ª e a 569ª posição no ranking que a imprensa faz com os resultados do exame, com a conivência do Ministério da Educação (MEC). Segundo o Blog de Mateus Prado (Desvendando o EENEM), publicado no Estadão, as chamadas “escolas que não” existem” representam 80% dos primeiros lugares no exame.
(Diário do Pará/Pararijos NEWS)
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