sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Paragominas implanta novo sistema de coleta seletiva de lixo

O município de Paragominas está em fase de implantação de um novo sistema de coleta seletiva de resíduos. Denominado 'Ecopontos', as estações de recolhimento de resíduo seco com capacidade de armazenamento para 400kg de lixo. As estações devem facilitar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Três 'Ecopontos' já foram instalados.
O modelo de 'Ecopontos' é inspirado na experiência de reciclagem da cidade de Curitiba, que possui o maior índice de reciclagem no país. Além da coleta seletiva, a experiência visa a conscientização da população para a separação do lixo. 'Se as pessoas adotarem e colaborarem com a coleta seletiva, elas poderão facilitar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis e ainda contribuirão com o índice de reciclagem no município', diz Maria Augusta da Silva, coordenadora da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente.
A gestora destaca que o modelo evita gastos na separação entre resíduos domiciliares, matéria orgânica e manutenção de máquinas. Os próximos bairros a receberem o ecoponto são o Morada do Sol e Morada dos Ventos. Os resíduos serão recolhidos diariamente e levados para o Aterro Sanitário Municipal. Até o final do ano, deverão ser criadas cerca de 50 novas estações no município.
(Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário