(Foto: Agência Brasil)
A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet
que na frente da TV. A informação está na Pesquisa de Mídia Brasileira
2015, divulgada neta sexta-feira (19) pela Secretaria de Comunicação
Social da Presidência da República.
De acordo com
a pesquisa, os brasileiros passam, em média, 4 horas e 59 minutos por
dia usando a internet nos dias de semana e 4 horas e 24 minutos/dia nos
fins de semana. Já a média de tempo assistindo a TV é de 4 horas e 31
minutos/dia nos dias de semana e 4 horas e 14 minutos aos sábados e
domingos.
"A diferença ainda é pequena, mas mostra
uma tendência importante e que deve ser analisada. O tempo [de uso das
redes] dá um parâmetro de como o brasileiro está migrando de forma
consolidada para os meios de comunicação digitais”, avaliou o ministro
da Secom, Thomas Traumann.
De acordo com a pesquisa, a internet é o
terceiro meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, atrás da
TV e do rádio e à frente dos jornais e revistas. O levantamento, que
ouviu 18 mil pessoas e traçou um perfil do consumo de informações nas
diferentes mídias, apontou que 43% dos brasileiros usam a rede como meio
de comunicação.
Entre os usuários da internet no Brasil,
76% acessam a rede todos os dias. O pico de uso é às 20h, tanto nos
dias úteis quanto nos fins de semana. De acordo com a pesquisa, 67%
acessam a rede em busca de informações ou notícias, mesmo percentual dos que dizem entrar na internet para buscar entretenimento (pergunta de múltiplas respostas).
Em relação ao grau de confiança no meio, 27% dizem confiar "sempre ou muitas vezes" nas notícias da internet, ante 58% de confiança nos jornais e 54% na televisão.
A pesquisa da Secom revela que uso da internet é mais influenciado pelas características sociodemográficas que os outros meios de comunicação.
“Renda e escolaridade criam um hiato
digital entre quem é um cidadão conectado e quem não é. Já os elementos
geracionais ou etários mostram que os jovens são usuários mais intensos
das novas mídias”, disse Traumann.
Entre os jovens com até 25 anos, 63% acessam a internet
todos os dias. O percentual cai para 4% na faixa etária de 65 anos ou
mais. No recorte por renda, a pesquisa constatou que entre os que têm renda familiar
superior a cinco salários-mínimos, 76% acessam a internet pelo menos
uma vez por semana. Por outro lado, entre os que têm renda familiar até
um salário-mínimo por mês, 20% acessam a internet com a mesma frequência.
O grau de escolaridade também influencia a frequência de acesso à rede: apenas 8% dos entrevistados que estudaram até a 4ª série acessam a internet pelo menos uma vez por semana, percentual que aumenta para 87% entre os que têm ensino superior.
A Secom identificou baixo nível de participação
dos internautas em consultas públicas, fóruns, enquetes e outros canais
de participação promovidos pelo governo em plataformas online. “É baixo
o contato direto entre o cidadão e governos ou instituições públicas.
Apenas 25% dos usuários entraram em contato por e-mail, formulários
eletrônicos, chats, redes sociais, fóruns de discussão ou de consultas
públicas nos últimos 12 meses”, de acordo com o levantamento.
A pesquisa também constatou baixos percentuais de grau de conhecimento dos usuários da internet sobre
as formas oficiais de comunicação do governo federal na web: o Portal
Brasil, o site do Palácio do Planalto e o Blog do Planalto). Na pergunta
estimulada, 77% dos entrevistados responderam que não conhecem o Portal
Brasil “mesmo que só de ouvir falar” e 81% não conhecem o site do
Palácio do Planalto. O Blog do Planalto é ainda mais desconhecido, com
85% de respostas negativas.
Segundo Traumann, o levantamento é a
maior pesquisa de mercado sobre o tema e é importante para que o governo
defina estratégias de comunicação e publicidade. "Temos obrigação legal
e formal de usar os recursos da melhor forma, da forma mais eficiente,
isso é fundamental para a nossa estratégia de comunicação". ponderou.
(Agência Brasil)
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