Renato Janine: na educação, mudanças de um ano para outro são pouco significativas
A maioria dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental – a idade em
que termina o ciclo de alfabetização nas escolas – só consegue
localizar informações “explícitas” em textos curtos, informa o G1. Mas
uma em cada cinco crianças (22,21%) tem déficit ainda maior: elas só
desenvolveram a capacidade de ler palavras isoladas, segundo dados da
Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2014, divulgados ontem pelo
Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o resultado da avaliação, 56,17% dos alunos só
conseguem, no máximo, localizar uma informação explícita em textos mais
compridos se ela estiver na primeira linha.
A avaliação do MEC mede o conhecimento destes estudantes em
diferentes níveis de três áreas: leitura, escrita e matemática. A
divulgação dos resultados é feita de acordo com o número de crianças em
cada um desses níveis.
Em entrevista coletiva na tarde de ontem, o ministro da Educação,
Renato Janine Ribeiro, afirmou que o MEC trabalha com níves de
aprendizado adequado ou inadequado de maneira distinta em cada uma das
três escalas. Segundo ele, na escala de leitura, é considerado
inadequado apenas o nível 1, onde estão 22,21% das crianças. Em escrita,
do nível 1 ao 3 os estudantes demonstram que não aprenderam o esperado.
É o caso de 34,46% das crianças. Já em matemática, são considerados
níveis insuficientes de aprendizado o 1 e o 2, onde estão 57,07% dos
alunos avaliados na ANA.
(Pararijos NEWS)
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