Projeto da ferrovia
ligará Porto de Miritituba, em Itaituba (foto), a Sinop, no Mato Grosso
(Foto: Cristino Martins/Agência Pará)
O Pará pode ganhar uma
ferrovia ligando o Porto de Miritituba, em Itaituba, região do Baixo
Amazonas, a Sinop, no Mato Grosso. O empreendimento é considerado
prioritário para o setor que atua no agronegócio, especificamente na
produção de grãos. O projeto foi tratado durante a visita do senador
Blairo Maggi (PR/MT) ao ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP),
Helder Barbalho, na manhã de ontem, em Brasília.
Segundo Blairo Maggi, um grupo de
empresários, que atua na produção de soja, entregou ao Governo Federal
uma Proposta Nacional de Interesse (PNI), na qual manifesta o desejo de
construir a ferrovia, por meio de concessão pública. Todo o custo do
empreendimento será arcado pelo setor privado, no prazo de 5 anos a
contar da liberação do projeto. A realização desse importante projeto
entrou na agenda do Governo e das empresas.
O grupo de empresários contratou uma
consultoria, que realizou estudos que mostram a competitividade da
ferrovia, que sairá da região produtora de grãos e chegará à hidrovia,
de onde o produto será enviados aos mercados compradores. A ferrovia
poderá transportar até 30 milhões de toneladas, até 2020, em uma via
expressa, com um trem que fará uma ida e volta em 4 dias. A principal
vantagem é tornar os preços mais competitivos a custos mais baixos.
Para Helder, além das vantagens competitivas
ao agronegócio, o projeto fará com que o Pará passe a ser a principal
rota para escoamento de grãos pelo Norte do Brasil, tendo os portos como
destino. A produção aportada em Miritituba passará pelo Porto de Vila
do Conde com destino à exportação. “Esse projeto nos deixa muito
entusiasmados. Ele abre grandes expectativas de investimentos no Pará,
com o estímulo do Governo Federal ao setor privado”, destaca Helder.
(Diário do Pará/Pararijos NEWS)
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